Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos conhecimentos relativos à fisiologia do exercício físico, assinale a opção correta, no que se refere aos tipos de contração muscular.
Na contração isotônica, o músculo alonga-se em decorrência de uma tensão constante provocada pelo deslocamento de uma carga variável.
Na contração isocinética, o músculo desenvolve uma tensão máxima em toda a amplitude de movimento, ao encurtar-se com velocidade constante.
Na contração isométrica, há mudança no comprimento do músculo mesmo sem qualquer tensão.
Na contração excêntrica, o músculo sofre alongamento sem desenvolver tensão equivalente.
Na contração dinâmica, verificam-se o encurtamento e o alongamento do músculo diante de uma carga variável, com tensão constante.
Considere as seguintes afirmativas sobre o handebol:
I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.
II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos.
III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo.
IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema.
São corretas as afirmações feitas apenas em:
I, II e IV
I, III e IV
I e IV
I e III
I, II e III
Acerca dos fundamentos fisiológicos aplicados ao exercício físico, julgue os itens a seguir.
I Na fadiga associada a corrida de longa distância, o processo de depleção do glicogênio ocorre primariamente nas fibras de contração rápida.
II O ciclo de Krebs corresponde ao segundo estágio da desintegração dos carboidratos, cuja função principal é degradar o substrato de acetil-CoA (uma forma de ácido acético) para dióxido de carbono e átomos de hidrogênio no interior das mitocôndrias.
III O consumo máximo de oxigênio (VO 2 máximo) corresponde a um ponto de platô no qual o consumo de oxigênio estaciona ou aumenta apenas ligeiramente, mesmo com carga adicional de trabalho.
IV A capacidade máxima para a ressíntese aeróbica de ATP (trifosfato de adenosina) é medida quantitativamente pelo consumo máximo de oxigênio ou VO 2 máximo, um dos principais indicadores da capacidade de um indivíduo realizar um exercício contínuo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
II, III e IV.
O teste de dobra cutânea é utilizado para medir
a quantidade de gordura contida no tecido celular subcutâneo.
os números de dobras do corpo.
a quantidade de sangue.
a extremidade dos ossos.
a espessura dos ossos.
A educação física brasileira encontra na capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser:
ignorada como memória dos tempos da escravidão;
resgatada como manifestação cultural;
sistematizada como modalidade esportiva;
desenvolvida apenas para adultos com atividades de lazer.
A freqüência cardíaca máxima, em batimentos por minuto, prevista ou estimada para jovens saudáveis, do sexo masculino, com 23 anos de idade, é igual a
197.
190.
187.
180.
177.
O papel da Educação Física na escola é entendido a partir de diferentes concepções, entre elas encontra-se a biológica e a bio-psicológica, às quais correspondem, respectivamente, à melhoria
do desenvolvimento intelectual.
do equilíbrio emocional e ao desenvolvimento intelectual.
do desenvolvimento psíquico e à melhoria do desenvolvimento psicomotor.
Da aptidão física e à melhoria do desenvolvimento psicomotor cognitivo e afetivo.
da aptidão física e da intelectual.
O jogo é um dos elementos principais de um programa de educação física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto o profissional deve conhecer essas crianças e entender:
seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento;
que as mais habilidosas devem ser elogiadas;
as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação;
que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
I O exercício físico constitui meio auxiliar no controle do estresse e no combate ao hábito de fumar.
II Comprova-se no texto que o exercício físico interrompe o hábito de fumar.
III No texto, afirma-se, com base em dados, que os não-fumantes
com baixa aptidão física apresentam taxas de morte inferiores
aos fumantes que mantêm um nível alto de aptidão física.
IV Além de proporcionar melhoria do estado psicológico, alívio
da ansiedade e da depressão, para os que querem deixar de
fumar, o exercício físico ainda contribui para a redução do
risco de morte precoce e de doença cardíaca, para os que não
conseguem deixar de fumar ou não desejam fazê-lo.
V O hábito de fumar é usado como forma de controle do peso
corporal e, apesar do risco que isso envolve, representa uma
motivação para muitas pessoas continuarem fumando.
Estão certos apenas os itens
I, II e V.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.
A Educação Física no Brasil passou por várias tendências que estão incorporadas e vivas na didática dos professores atuais, uma delas é a Pedagogicista, que se resume em:
Enfatiza a saúde em primeiro plano; papel fundamental na formação de pessoas sadias e fortes.
Visa impor à toda sociedade padrões de comportamento esteriotipado, frutos da conduta disciplinar própria ao regime da caserna.
Necessidade de encarar a Educação Física não somente como prática capaz de promover saúde, mas como uma forma capaz de promover a chamada Educação Integral.
Caracterização da competição e da superação individual com valores fundamentais e desejados para a sociedade moderna.
Sustenta-se numa "teorização" transmitida oralmente entre as gerações de trabalhadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...