Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de aprendizagem motora supõe cinco ações ordenadas. São elas:

 I - seleção do plano motor;

II - definição de objetivos;

III - processamento de informação;

IV - execução do movimento;

V - feed back.

Assinale a seqüência correta destas ações.

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. I, III, II, V, IV
  • C. II, I, III, IV, V
  • D. II, I, IV, V, III
  • E. II, III, I, IV, V

Um professor de uma turma na faixa etária dos 9-10 anos, ao propor um jogo pré-esportivo de "bola ao gol", onde os alunos, divididos em duas equipes, marcam ponto ao arremessarem a bola com a mão e acertarem a meta de handbol vazia, observa que um de seus alunos não é capaz de receber a bola em movimento. Isto aponta que o seu aluno NÃO:

  • A.

    possui independência dos membros superiores do tronco.

  • B. tem força suficiente.
  • C.

    é capaz de executar esta combinação de movimentos fundamentais.

  • D.

    é capaz de executar a combinação de movimentos reflexos.

  • E.

    é capaz arremessar com precisão.

A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares muito comuns entre adolescentes do sexo feminino. A origem desses distúrbios pode ser atribuída a imposições da sociedade ocidental, em que a preocupação maior de muitas pessoas é com as aparências física e estética. A preocupação com o peso e a forma corporal leva as pessoas acometidas pelos transtornos a iniciarem uma dieta bastante seletiva. A necessidade de perder peso também conduz a outras estratégias, como exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto, ingestão de laxantes etc.

Enumere as características correspondentes a cada um dos distúrbios psicológicos.

1. Anorexia

2. Bulimia

( ) Afetação da imagem corporal e busca incessante da magreza.

( ) Transtornos endócrinos sendo o principal a amenorréia.

( ) Episódios freqüentes de hiperfagia, seguidos da sensação de perda de controle e um forte sentimento de culpa.

( ) Períodos de restrição alimentar, uso de medicamentos para emagrecer.

( ) Restrição da alimentação e recusa de comer em público.

( ) Tendência a práticas purgativas (provocação de vômitos, uso de laxativos e diuréticos).

( ) Perda excessiva de peso e obsessão por exercício físico.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

  • A. 2, 2, 1, 1, 2, 1, 2
  • B. 1, 1, 2, 2, 1, 2, 1
  • C. 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1
  • D. 2, 1, 2, 2, 1, 1, 1
  • E. 1, 2, 1, 1, 2, 1, 2

Ao utilizar um mini-trampolim para reforçar a dinâmica de impulso no salto em distância do atletismo como estratégia para uma transformação didático-pedagógica no ensino dos esportes nas aulas de Educação Física, o professor tem como objetivo:

  • A. aumentar o repertório motor dos alunos.
  • B. proporcionar experiências recreativas.
  • C.

    atualizar experiências de movimento que somente um expert consegue realizar.

  • D.

    facilitar a aprendizagem numa série metodológica de exercícios.

  • E.

    capacitar para o alcance dos movimentos dos experts do atletismo.

A Educação Física, em relação ao conteúdo programático, dá evidência:

  • A.

    à relação do bem-estar do corpo e mente.

  • B.

    à colocação, em primeiro lugar, do ser humano.

  • C.

    a apenas jogos esportivos.

  • D.

    à grande vontade de jogar com o movimento.

  • E.

    a um grande enfoque prático.

A promoção de um aluno em Educação Física, no ensino fundamental, se dá por:

  • A.

    teste físico.

  • B.

    teste final.

  • C.

    aplicação.

  • D.

    aproveitamento em aulas.

  • E.

    freqüência.

Tendências pedagógicas que expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física escolar:

I histórico-crítica

II humanista

III tecnicista

IV progressista

V pedagocista Estão corretas:

  • A.

    II, III e V

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    I , III e V

  • D.

    I, II e V

  • E.

    II, III e IV

Se a Educação Física for colocada na forma de performance e competitividade, está

  • A.

    atingindo a todos alunos.

  • B.

    motivando todos os alunos.

  • C.

    priorizando apenas os alunos com grande habilidade.

  • D.

    enfatizando o esporte para todos.

  • E.

    priorizando a aula aberta.

A avaliação em Educação Física se evidencia por uma forma tecnista e de performance ao enfatizar

  • A.

    as deficiências do aluno.

  • B.

    as habilidades gerais do aluno.

  • C.

    o exame biométrico.

  • D.

    a percepção do aluno.

  • E.

    as formas básicas.

Ao trabalharmos com força, resistência, velocidade e equilíbrio, estamos trabalhando com

  • A.

    destrezas técnicas.

  • B.

    qualidades físicas básicas.

  • C.

    habilidade motora.

  • D.

    técnicas específicas.

  • E.

    habilidade física.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...