Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O rendimento físico e atlético ainda é uma preocupação da Educação Física, mas, na escola, não pode ser aquele desempenho apoiado num referencial externo, induzindo todos a chegar ao mesmo lugar ao mesmo tempo, e seguindo o mesmo caminho. Na escola, o desempenho estimulado deve ser aquele que:
ajude os seres humanos a manter um desempenho homogêneo.
estimule todos os seres humanos de maneira uniforme e justa.
estimule as valências físicas de todos, respeitando as individualidades biológicas.
ajude o ser humano a encontrar o seu melhor aproveitamento.
não permita as diferenças e não admita a segregação racial.
No âmbito da Educação Física escolar, o jogo é toda ação livre, desenvolvida dentro de certos limites de tempo e espaço, não fazendo parte da vida ordinária e que, contendo algo de incerto:
estimula a adicção e a competição saudável.
viabiliza a união por meio da competição.
cria a indefinição preparando para a vida.
cria a incerteza e estimula a reorganização.
cria a ordem e estimula a socialização.
O esporte ou desporto é definido por Georges Magnane como uma atividade de lazer cuja predominância é o esforço físico, participando simultaneamente do jogo e do trabalho. Para essa concepção, é correto afirmar que ela deve ser praticada:
de forma lúdica, regulada por convenção das partes instituídas por acordo, e suscetível de transformar-se em atividade comercial.
de maneira competitiva, comportando regulamentos e instituições específicas, e suscetível de transformar-se em atividade profissional.
em grandes eventos competitivos, comportando regras e federações/confederações, e arrecadadora de grandes rendas.
em megaeventos, comportando competições e shows, regulamentados por legislações específicas.
de forma lúdico-competitiva, comportando shows e permitindo grande arrecadação de renda.
Considerada como cultura do físico, constituindo-se como parte da Medicina, criadora de sofisticadas técnicas desportivas, veiculadora de ideologias. Afinal, o que é Educação Física? Dentre várias respostas, uma é seu objeto indiscutível de estudo. Assinale-o.
o fenômeno esportivo
o ser humano como criação divina
o ser humano em movimento
as ciências sociais
a ciência do movimento
Assinale a alternativa que contenha grandes fatores de risco para a saúde
o fumo, a hipertensão e os altos níveis sanguíneos de colesterol
a obesidade, a hereditariedade e o estresse
a falta de exercícios, a obesidade e a hipertensão
o sexo, o fumo e o estresse
a idade, o sexo e o fumo
É correto afirmar que, no processo de medida e avaliação, o professor de Educação Física deve buscar a superação de práticas mecânico-burocráticas por meio de práticas produtivo-criativas e reiterativas, que possibilitem mobilizar plenamente a consciência dos alunos, seus saberes e suas capacidades cognitivas, habilidades e atitudes para enfrentar problemas e necessidades:
do cotidiano, objetivando superá-los e seguir em frente na eterna luta pela sobrevivência.
do mundo globalizado, que obriga o ser humano a levar vantagem em tudo.
buscando novas soluções para as relações consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
do mundo globalizado hipercompetitivo, que obriga o ser humano a desconsiderar questões éticas.
materiais na luta pela sobrevivência em um mundo globalizado e competitivo.
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
(LDB, art. 2°)
É certo afirmar que compete, prioritariamente, ao professor de Educação Física escolar no ensino fundamental:
contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
contribuir para o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania.
efetivar o pleno desenvolvimento do educando e construir o cidadão.
efetivar o pleno desenvolvimento do educando, construir o cidadão e qualificá-lo para o trabalho.
formar o educando, o cidadão e o trabalhador.
Por um lado, temos a atividade simbólica, isto é, as representações mentais (a atividade mais solicitada pela escola); por outro, temos o mundo concreto, real, com que se relaciona o sujeito. Há um elemento que os associa. Assinale-o.
o ato de viver humano
a atividade corporal
o espírito empreendedor
a necessidade vital
a psicologia
Para compreender a questão da avaliação, não se pode cair no reducionismo de um universo meramente técnico de entendimento, sendo necessária a consideração de outras dimensões desse processo. Assinale a alternativa que as contenha.
aplicar testes, selecionar alunos, dar notas e detectar talentos (sob perspectiva biopsicossocial)
aplicar testes, classificar alunos, dar notas e selecionar talentos (sob perspectivas afetivo-cognitiva e psicomotora)
aplicar testes, selecionar alunos, dar notas e detectar talentos (sob perspectivas afetivo-cognitiva e psicomotora)
significações, implicações e conseqüências (sob perspectivas pedagógica, política e social)
a necessária burocracia, significações e conseqüências (sob perspectivas afetivo-cognitiva e psicomotora)
Por ontogênese motora, compreendemos o desenvolvimento individual de habilidades de condicionamento e da coordenação, e de formas de prontidões de movimento do ser humano. Assinale a alternativa que contenha as formas básicas de movimento.
andar, correr, saltar e lançar
correr, saltar, levantar e transportar
engatinhar, andar, correr e nadar
engatinhar, andar, levantar e transportar
andar, correr, saltar e nadar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...