Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A abordagem desenvolvimentista é questionada por Darido (2003) quando a autora reconhece que

  • A.

    a dimensão política não permeia a abordagem em questão.

  • B.

    não foi levado em consideração, na construção da abordagem, o conceito de zona de desenvolvimento proximal.

  • C.

    falta argumentação teórica suficiente para fundamentar a abordagem.

  • D.

    há excesso de parâmetros biológicos na fundamentação dessa abordagem.

  • E.

    há pouca argumentação neurofisiológica na construção da abordagem.

Para Tani et alii (1988), a produção do movimento é resultado

  • A.

    do desenvolvimento natural do ser humano

  • B.

    de um processo interno sintetizado num modelo de performance humano composto de variáveis.

  • C.

    de um processo interno e estático da performance humana.

  • D.

    de um processo externo sintetizado sem variáveis internas.

  • E.

    de vários processos naturais de performance humanos.

Darido (2003) considera que a proposta de Educação Física construtivista trata a criança como sujeito

  • A.

    portador de experiências, independente do processo formal de ensino.

  • B.

    portador de dependências pedagógicas para seu amadurecimento cultural.

  • C.

    desprovido de cultura até sofrer uma intervenção pedagógica formal.

  • D.

    que necessita de avaliação funcional antes de qualquer busca de performance.

  • E.

    que pode ser entendido exclusivamente à luz dos estágios maturacionais.

De acordo com a abordagem desenvolvimentista, o desenvolvimento motor ocorre a partir de fases que envolvem, seqüencialmente, os movimentos

  • A.

    rudimentares, de ação e reação, reflexivos e naturais.

  • B.

    axiais, reflexivos, rudimentares e fundamentais.

  • C.

    reflexivos, rudimentares, fundamentais e a combinação de movimentos fundamentais e movimentos determinados culturalmente.

  • D.

    reflexivos, automáticos, pedagogizados e a combinação de movimentos pedagogizados e movimentos determinados socialmente.

  • E.

    perceptivos, específicos, analíticos e axiais e a combinação destes com movimentos determinados experiencialmente.

Na proposta construtivista de Educação Física, o jogo NÃO é considerado um

  • A.

    instrumento pedagógico de resgate da cultura popular do aluno.

  • B.

    conteúdo estratégico para a aprendizagem.

  • C.

    conteúdo facilitador da mensuração das fases de desenvolvimento motor.

  • D.

    meio de ensino em busca do desenvolvimento cognitivo.

  • E.

    modo de ensinar que exige ambiente lúdico e prazeiroso para a criança.

A crítica feita por Darido (2003) em relação aos pontos fracos da proposta crítico-superadora revela que essa abordagem

  • A.

    ainda não conseguiu implementar uma proposta didático- pedagógica.

  • B.

    ainda não conseguiu desenvolver experiências práticas efetivas.

  • C.

    ainda não conseguiu desenvolver experiências práticas efetivas.

  • D.

    não se baseia numa referência teórica significativa.

  • E.

    dá importância demasiada à relevância social dos conteúdos.

De acordo com Freire (2003), todas as disciplinas escolares

são responsáveis pelo projeto pedagógico de uma escola e

o trabalho realizado no ambiente escolar deve primar pela

construção permanente do conhecimento. Neste sentido,

afirma-se que:

I - a relação professor-aluno é uma das principais responsáveis

pela concretização das idéias básicas contidas

no plano educacional;

II - as atividades propostas em um currículo devem primar

pelo desenvolvimento integral do aluno, enfatizando

especialmente os aspectos do desenvolvimento intelectual,

já que o desenvolvimento motor se consolida

somente depois deste;

III - o currículo não deve ser muito flexível, para evitar o risco

de esbarrar em ações espontaneístas, o que prejudica

a construção do conhecimento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Segundo Freire (2003), as aulas de Educação Física devem ser organizadas em

  • A.

    duas partes: a primeira, uma explicação dos conteúdos que serão desenvolvidos; a segunda, a vivência destes.

  • B.

    três partes: a primeira, uma conversa sobre o tema da aula; a segunda, um aquecimento; a terceira, o desenvolvimento da aula.

  • C.

    três partes: a primeira, a organização de uma conversa sobre o tema da aula; a segunda, o desenvolvimento das práticas; a terceira, uma conversa sobre o que foi feito durante a aula.

  • D.

    quatro partes: a primeira, uma explicação dos conteúdos que serão desenvolvidos; a segunda, o aquecimento; a terceira, a vivência dos conteúdos; a quarta, uma avaliação da aula.

  • E.

    cinco partes: a primeira, uma avaliação da aula anterior; a segunda, uma explicação sobre o tema da aula; a terceira, o desenvolvimento da aula; a quarta, a volta à calma; a quinta, uma conversa sobre o que foi feito na aula.

Para Daolio (1995), a "Educação Física Plural" é uma proposta

  • A.

    pedagógica para a Educação Física escolar, envolvendo conteúdos específicos para a área, metodologia de ensino e avaliação, no contexto de uma prática transformadora e emancipatória, considerando a cultura como eixo central.

  • B.

    de um projeto pedagógico geral para a Educação Física escolar, considerando os aspectos biológicos e psicomotores do educando como ponto de partida para a discussão da diversidade.

  • C.

    que tem por objetivo a integração da disciplina Educação Física no contexto do projeto pedagógico escolar, por meio da utilização de seus conteúdos como ferramenta auxiliar na aprendizagem dos educandos, utilizando o conceito de cultura.

  • D.

    que considera o princípio da alteridade e reconhece o direito às diferenças expressas pelos alunos, assim como o direito de todos à prática da Educação Física.

  • E.

    que apresenta variedade de práticas e atividades a serem realizadas em espaços específicos para cada grupo de acordo com sexo, idade e desenvolvimento motor.

Segundo Daolio (1995), o olhar antropológico sobre a Educação Física é útil

  • A.

    por apontar caminhos para que os professores possam elaborar suas aulas fundamentadas apenas na cultura de sua região, fazendo com que os alunos percebam a riqueza de seu folclore.

  • B.

    para que os professores possam aprender a considerar as diferenças entre os alunos e o grupo de forma não preconceituosa.

  • C.

    para que o professor entenda os mecanismos de evolução de sua espécie e, estando a Educação Física situada prioritariamente na área da saúde, possa planejar aulas eficientes e proveitosas.

  • D.

    para permitir aos professores o reconhecimento da especificidade do folclore como elemento primordial a ser trabalhado nas aulas, de modo a preservar os traços culturais frente ao desenvolvimento biofisiológico.

  • E.

    para permitir a identificação de uma série de movimentos biologicamente construídos pelos seres humanos, cuja importância cultural possibilita ao aluno um desenvolvimento integral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...