Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme Rogério Silva de Melo, o basquetebol foi o primeiro esporte coletivo de quadra, surgiu no ano de 1891, criado por James A. Naismith. Os fundamentos do basquetebol são: passe e recepção, drible, arremesso, defesa e rebote. São considerados posicionamentos em quadra no basquetebol:

    A) Cobrador, pivô e alas.

    B) Armador, alas e pivô.

    C) Arremessador, marcador e armador.

    D) Alas, cobrador e arremessador.

    E) ) Pivô, armador e cobrador.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os métodos de avaliação da composição corporal:

    A) A Razão cintura/quadril (RCQ) utiliza a razão da circunferência da cintura dividido pela circunferência dos quadris e o resultado, que é um índice, está muito relacionado ao risco de doenças cardiovasculares e metabólicas e enfatiza a importância da gordura localizada na região abdominal no aumento desse risco.

    B) Dobras cutâneas (DC) é uma das formas mais utilizadas para as estimativas dos parâmetros da composição corporal, pelo seu baixo custo. No entanto, em casos extremos, como magreza e obesidade mórbida, esta técnica apresenta limitações importantes.

    C) Apesar da vantagem de serem um método relativamente simples, a utilização das circunferências ou perímetros corporais deve ser vista com cautela, já que tem sido observada certa fragilidade quanto ao uso da mesma como variável preditora da quantidade de gordura corporal, em razão de suas dimensões incluírem outros tecidos e órgãos além do tecido adiposo.

    D) Por meio da impedância bioelétrica (BIA), obtemos estimativa de gordura, massa magra e água corporal. A BIA é mais sensível a variações de resistência nos tecidos do tronco do que dos membros, por isso a BIA é um método muito válido para estimativa de gordura visceral e abdominal.

Quanto maior for a temperatura ambiente, maior a quantidade de calor perdida pelo organismo através da evaporação do suor e menor será a quantidade de calor perdida pelo contato direto da pele com o ambiente. Quanto mais elevada for a umidade relativa e mais intensos os raios solares, maior terá que ser a quantidade de suor produzida para resfriar o atleta. Em climas quentes, úmidos e sem vento, o organismo perde mais água. Quando o sintoma da desidratação aparece, a atividade física deve ser suspensa imediatamente. São sintomas sugestivos da desidratação em atletas, EXCETO:

    A) Dificuldade progressiva com esforço e fraqueza.

    B) Dificuldade de visualização nítida.

    C) Respiração ofegante e passos cambaleantes.

    D) Aumento da performance em força e velocidade.

    E) Náuseas, vômitos e perda dos sentidos.

A hipertrofia cardíaca representa uma adaptação biológica fundamental para a sobrecarga miocárdica imposta pelo treinamento. O maior volume cardíaco observado com o treinamento de endurance faz aumentar o volume ventricular _________ e aprimora o volume _________. Completa corretamente as lacunas, respectivamente:

    A) esquerdo; sistólico.

    B) esquerdo; diastólico.

    C) direito; sistólico.

    D) direito; diastólico.

/202009:47:02 Execução: Fundatec PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUESTÃO 37 – São jogos motores sensibilizadores aqueles com ou sem a presença de pessoas com deficiência (física ou sensorial) e que levam os participantes a viverem ludicamente as limitações e a valorizarem as capacidades dessas pessoas. O objetivo principal é sensibilizar os participantes quanto à pessoa com deficiência, fomentar atitudes positivas e solidárias no respeito à diversidade e evitar o surgimento de atitudes negativas ou não integradoras, por meio do aspecto do lúdico e participativo da atividade. Segundo Mercedes Rios Hernandez, isso se torna possível quando os participantes:
I. Tomam consciência da realidade vivenciada por uma pessoa com deficiência. II. Experimentam e vivenciam as limitações – a mobilidade reduzida e a diminuição sensorial e, portanto, percebem as dificuldades com que se defronta a pessoa com deficiência no dia a dia (barreiras arquitetônicas, de comunicação, etc.). III. Desvalorizam as capacidades das pessoas com deficiência.
Quais estão corretas?

    A) Apenas II.

    B) Apenas I e II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Julgue as seguintes afirmativas:

I. A intensidade e a duração da atividade física influenciam a contribuição relativa das vias de produção de ATP.

II. Para uma atividade física menos intensa e de maior duração (1 a 2 min), as reações anaeróbicas da glicólise (sistema energético formador de lactato a curto prazo) geram a maior parte da energia.

III. O consumo de oxigênio continua elevado acima do nível de repouso após atividade física. O consumo de oxigênio da recuperação reflete as demandas metabólicas do exercício e os desequilíbrios fisiológicos induzidos pelo exercício no período de recuperação.

IV. Atividade física moderada após atividade física intensa (referida como recuperação ativa) facilita a recuperação, em comparação com as técnicas passivas.

São corretas:

    A) afirmativas I e II.

    B) afirmativas III e IV.

    C) afirmativas I, II e III.

    D) todas afirmativas.

São inúmeras as alterações fisiológicas desencadeadas em quase todos os sistemas do corpo pelo treinamento físico. Essas alterações, em geral, são no sentido de promoção da saúde. Tanto o treinamento aeróbico quanto o anaeróbico provocam significativas adaptações estruturais, funcionais e metabólicas sobre as fibras musculares esqueléticas. Em relação aos principais efeitos crônicos sobre as fibras musculares no treinamento aeróbico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, falsas.
( ) Redução seletiva do tamanho das fibras de abalo lento. ( ) Maior relação numérica entre capilares por fibras. ( ) Falta de aumento na quantidade citoplasmática de mioglobina. ( ) Melhoria na função mitocondrial (aumento do número, tamanho e eficiência). ( ) Diminuição da atividade das enzimas envolvidas com processo oxidativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – V – F – F.

    B) V – F – V – F – V.

    C) F – V – F – V – F.

    D) V – V – F – V – V.

    E) V – F – V – V – F.

Leia o trecho a seguir:

“Para se trocar a bola de mão, protegendo-a do marcador, pode-se utilizar o fundamento do basquetebol denominado __________. O atleta apoia o pé do lado oposto ao da mão que dribla a bola à frente do marcador, em seguida gira o outro pé e o corpo para trás sobre este pé de apoio, trocando a mão que dribla simultaneamente. Assim, livra-se do marcador, muda de direção e de mão que dribla a bola.”

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

    A) Crossover.

    B) Tripla ameaça.

    C) Finta.

    D) Reversão.

A educação psicomotora descrita por Nogueira, Carvalho e Pessanha (2007), que pode ser chamada também de educação pelo movimento, tem que estar voltada para o estímulo às habilidades motoras. Sobre elas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Coordenação global. ( ) Imagem geral. ( ) Esquema corporal. ( ) Coordenação viso-motora. ( ) Atualização visual e auditiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – F – V – F – V.

    B) V – V – F – F – V.

    C) F – V – V – F – F.

    D) F – V – F – V – F.

    E)

    V – F – V – V – F.



Segurar a bola de forma correta faz diferença entre jogadores de basquetebol. É preciso manter a bola à altura do peito, segurando-a com firmeza apenas com os dedos e mantendo as mãos na posição natural na direção dos braços. São exercícios indicados para trabalhar o manejo da bola no ensino do basquetebol, exceto:

    A) Salto e parada de um tempo e dois tempos, com o pé esquerdo e o direito.

    B) Passar a bola por trás do corpo e por entre as pernas.

    C) Fazer a bola girar de uma mão a outra pelos braços e peito.

    D) Virado para trás, jogar a bola para o alto, girar o tronco e pegá-la novamente pelo outro lado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...