Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O handebol é um dos esportes mais praticados nas escolas do mundo. Apresenta atualmente regras específicas da modalidade como a duração da partida em dois tempos de 30 minutos; cada equipe é composta por sete jogadores, sendo seis na linha e um no gol; a área é restrita ao goleiro; e pode-se dar três passos e arremessar ou passar. A respeito do handebol, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o fundamento técnico da modalidade ao seu respectivo conceito.

COLUNA I

1. Arremesso 2. Empunhadura 3. Engajamento 4. Finta

COLUNA II

( ) Ação de ludibriar o oponente, sem a posse de bola.
( ) Forma de segurar a bola.
( ) Ação ofensiva de trabalhar a posse de bola.
( ) Ação de enviar a bola ao gol, de preferência com uma mão.


Assinale a sequência correta.

    A) 4 2 3 1

    B) 2 3 1 4

    C) 3 1 4 2

    D) 1 4 2 3

Observe a imagem, abaixo, e indique, entre as alternativas, qual a infração sinalizada pelo árbitro de Handebol:

    A) Invasão de área.

    B) Andar com a bola.

    C) Tiro de meta.

    D) Exclusão – 2 minutos.

Método de ensino é a ação do professor ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, quando utiliza intencionalmente um conjunto de ações e condições externas procedimentais, visando o melhor entendimento do discente. Com relação às metodologias de ensino dos esportes coletivos na iniciação esportiva escolar, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O método analítico-sintético é caracterizado pelas diversas experiências de jogo, para uma melhor aprendizagem da técnica.
( ) O método global está centralizado no desenvolvimento das habilidades técnicas, por meio da análise de jogadas e técnicas já existentes, trabalhando de forma gradual para se obter o nível mais elevado da técnica em si.
( ) O método misto é a junção dos métodos analítico sintético e global funcional. Esse método possibilita a prática de exercícios isolados, bem como a iniciação ao jogo por meio das formas jogadas dos esportes coletivos.
( ) O método misto permite que o professor utilize dentro da mesma aula exercícios e jogos, independentemente da ordem ou da quantidade de atividades estabelecidas, mais jogos ou mais exercícios.

Assinale a sequência correta.

    A) V F F V

    B) F F V V

    C) V V F F

    D) F V V F

No basquetebol, os sistemas ofensivos podem ser utilizados tanto no início de uma nova jogada ou quando recupera a posse de bola. Observe a imagem, abaixo, e assinale a alternativa que define, corretamente, o sistema ofensivo indicado:

    A) 3x2.

    B) 1x3x1.

    C) 2x1x2.

    D) 3x1x1.

O desenvolvimento motor é entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, em que podem ser identificadas fases (ou estádios ou níveis) de comportamento estável ou, pelo menos, relativamente consistente. Muitas competências adquiridas ao longo da vida são resultado direto da maturação dos diferentes sistemas, desde as competências perceptivas mais elementares até aos recursos neuromotores para regular movimentos complexos.


Com relação ao desenvolvimento motor, assinale a alternativa incorreta.

    A) Cada ser é capaz de, dentro de certos limites, tornar-se único devido ao conjunto também único e individualizado das suas experiências.

    B) A fase dos movimentos especializados distingue-se pela aplicabilidade dos comportamentos a contextos muito específicos, como as atividades desportivas.

    C) A fase dos movimentos rudimentares é delimitada pelos sete anos de idade e compreende duas subfases (reflexa e fundamental).

    D) Em cada instante do processo de desenvolvimento, o ser é uma combinação única de variáveis genéticas e ambientais, em que o resultado é acedido de múltiplas e diferentes formas.

Leia: “É o jogador que auxilia o armador na execução das jogadas ofensivas, tendo o papel fundamental de escoltar e proteger o armador durante o início do ataque. Também possui a característica de arremessar de médias e longas distâncias. Nas situações defensivas, é um dos primeiros jogadores a tentar a interceptação das jogadas adversárias.” (Fonte: https://irp-cdn.multiscreensite.com/702f442f/files/uploaded/Atividade%2002%20-%20%20Basquetebol.pdf).
O excerto descreve, no basquetebol, a posição:

    A) 2 – Ala-Armador ou Shooting Guard.

    B) 3 – Ala ou Small Forward

    C) 4 – Ala-Pivô ou Power Forward.

    D) 5 – Pivô ou Center.

A resistência aeróbia, também designada resistência cardiorrespiratória, depende da capacidade do organismo em captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio. O parâmetro fisiológico que melhor traduz a potencialidade desse sistema é o consumo máximo de oxigênio.

Analise as afirmativas a seguir relativas à fisiologia cardiorrespiratória.


I. Por ventilação pulmonar entende-se a quantidade de ar mobilizada durante um minuto, por meio da inspiração e expiração. O número de inspirações e expirações realizadas durante um minuto designa-se frequência respiratória. A quantidade de ar mobilizada em cada ciclo inspiratório / expiratório designa-se volume corrente.

II. Para a melhora cardiovascular, o desportista deverá seguir um regime de treino aeróbio designado cardiovascular ou treino da resistência geral, no qual se utilizam exercícios que solicitam uma percentagem significativa da massa muscular ativa, realizados com elevado volume e densidade, a uma intensidade submáxima. Exemplo de atividades: corrida, natação, ciclismo e remo.

III. O coração localiza-se na cavidade torácica entre os pulmões e possui quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. A parte muscular do coração designa-se miocárdio e é constituída por células musculares cardíacas excitáveis eletricamente. É um músculo involuntário que possui automatismo e ritmo.

Estão corretas as afirmativas

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

O Músculo Ilíaco origina-se:

    A) No trocânter menor do fêmur.

    B) Na linha pectínea do osso do quadril e eminência iliopúbica.

    C) Nos dois terços superiores da fossa ilíaca, nos ligamentos ilíosacral e iliolombar e face superior do sacro.

    D) Na face lateral dos corpos das vértebras T12 e L1 e discos intervertebrais.

Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são:
I. O conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino. II. O processo avaliativo do corpo docente no processo de ensino/aprendizagem. III. O tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação. IV. Os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
Quais estão INCORRETAS?

    A) Apenas II.

    B) Apenas I e III.

    C) Apenas I, II e IV.

    D) I, II, III e IV.

O Músculo Psoas Maior tem como função:

    A) A flexão sutil da coluna vertebral lombar.

    B) A flexão da coxa e articulação do quadril.

    C) Puxar a caixa torácica em direção à pelve.

    D) Tracionar a linha Alba.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...