Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Maughan, o programa de treinamento do sprinter é traçado para aumentar a massa muscular, o tempo de ______________ e a capacidade anaeróbica. O treinamento de sprint não ______________ a concentração de ATP ou fosfocreatina no músculo, mas gera maior potência devido à maior ___________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) metabolização – aumenta – duração do treino

    B) metabolização – elimina – intensidade

    C) reação – aumenta – massa muscular

    D) reação – elimina – intensidade

    E) duração – aumenta – duração do treino

Sobre os tipos de movimentos corpóreos, considere a alternativa que aponte a definição de Supinação:

    A) Movimento da sola do pé em direção ao plano mediano.

    B) Movimento da sola do pé para longe do plano mediano.

    C) Endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

    D) Movimento de rotação lateral do antebraço e mão de modo que a palma da mão olha para o plano anterior, como na posição anatômica.

Conforme Weineck, estão entre os principais efeitos do treinamento de resistência para a manutenção e o aumento da aptidão geral, EXCETO:

    A) Aumento da quantidade de sangue.

    B) Aumento do rendimento cardíaco.

    C) Aumento da reserva de energia.

    D) Aumento da profilaxia postural.

    E) Aumento da atividade e do número das enzimas celulares.

A abordagem Crítico-emancipatória possui como principal autor Kunz (1994). Segue as diretrizes da Escola de Frankfurt e busca um ensino, através da Educação Física, de:

    A) Libertação de falsas ilusões, interesses e desejos criados por uma mídia com interesses capitalistas.

    B) Crescimento e desenvolvimento motor, pois esta abordagem defende que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

    C) Preocupação com a aprendizagem das habilidades motoras, pois é através delas que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano.

    D) Movimentos espontâneos com o intuito de favorecer a imagem do corpo, o núcleo central da personalidade.

Em relação ao desenvolvimento psicomotor e seus eixos temáticos, segundo Mattos, as áreas de ação-interferência do movimento sobre o processo de sensação e percepção são denominadas:

    A) Conceitos estruturais do desenvolvimento.

    B) Competências afetivas, coordenativas e cognitivas.

    C) Estruturas pedagógicas.

    D) Temáticas social, intelectual e corporal.

    E) Esquema corporal, estruturação espacial e a orientação temporal.

Das tendências pedagógicas da educação física, as abordagens críticas se opõem ao tecnicismo da Educação Física escolar, logo, alguns autores elaboram uma proposta de mudanças para a área regida:

    A) Pelo Marxismo.

    B) Pela teoria de Piaget.

    C) Pela prática higienista.

    D) Pela teoria sociocultural de Vygotsky.

De acordo com Albuquerque, no handebol, são consideradas tomadas de decisão ofensivas com bola, EXCETO:

    A) Receber.

    B) Passar.

    C) Arremessar.

    D) Fintar.

    E) Driblar.

No jiu-jitsu, o árbitro utiliza uma série de gestos e comandos verbais para se comunicar com os atletas e mesários durante a luta. Braço dobrado em um ângulo de 90º fazendo movimentos de flexão em direção ao seu corpo:

    A) Interrompe a luta e o cronômetro ou encerra a luta.

    B) Chama os atletas para dentro da área de luta.

    C) Indica início da luta.

    D) Indica punição por falta de combatividade.

Iubel afirma que podem ser consideradas atividades sistematizadas de lazer:
I. Estafeta. II. Circuito. III. Rua de lazer. IV. Acampamento e acantonamento.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas III e IV.

    C) Apenas I, II e III.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

De acordo com as regras de futebol, o Árbitro Assistente de Vídeo – AAV (VAR) pode auxiliar o árbitro apenas no caso de um ‘erro claro e manifesto’ ou ‘incidente grave não percebido’ em relação a:

    A) Gol / não gol; Pênalti / não pênalti.

    B) Gol / não gol; Pênalti / não pênalti; Cartão vermelho direto.

    C) Gol / não gol; Pênalti / não pênalti; Confusão de identidade (quando o árbitro repreende ou expulsa o jogador errado da equipe infratora)

    D) Gol / não gol; Pênalti / não pênalti; Cartão vermelho direto; Confusão de identidade (quando o árbitro repreende ou expulsa o jogador errado da equipe infratora).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...