Questões de Educação Física

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O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da:

    A) Velocidade.

    B) Agilidade.

    C) Força.

    D) Flexibilidade.

    E) Coordenação motora.

O corpo humano contém mais de 400 músculos esqueléticos, os quais representam de 40 a 50% da massa corporal. Músculos são órgãos ou parte de órgãos constituídos por células (fibras musculares) com capacidade de contração e relaxamento.

Assinale a alternativa que representa a nomenclatura correta do músculo de acordo com sua ação.

  • A. Tríceps braquial: flexiona o antebraço.
  • B. Iliopsoas: flexiona a coxa ou o tronco.
  • C. Serrátil anterior: aduz, flexiona e roda o braço medialmente.
  • D. Peitoral maior: flexiona a coluna.

O desenvolvimento da aptidão física está relacionado com a carga de treino, que origina modificações morfológicas e funcionais e a respectiva adaptação do organismo, tendo como objetivo final aumentar a condição física do indivíduo.

Um princípio que deverá ser respeitado para atingir esse objetivo, com sua correta definição, é o princípio:

  • A. da sobrecarga: as cargas de treino devem ser aumentadas de forma súbita e repentina, pois só assim se consegue aumentar a capacidade de rendimento.
  • B. da especificidade: o estímulo deve ser próprio da modalidade, uma vez que diferentes cargas de treino provocam iguais adaptações.
  • C. da reversibilidade: com a paragem da estimulação, o nível atingido perde-se, pois as adaptações provocadas pela carga de treino são transitórias.
  • D. do efeito da ação retardada: o efeito da carga de treino é imediato. Isto significa que o corpo se modifica estrutural e funcionalmente durante o treino.

O VO2max é a quantidade máxima de oxigênio que o organismo pode utilizar para a produção de energia, ou seja, a capacidade máxima do indivíduo de captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio quando submetido a esforços que requerem esse elemento para a produção de energia, podendo ser expresso em valores absolutos em litros por minuto (L.min-1) ou (L/min); ou relativos à massa corporal em mililitros por quilograma de peso corporal por minuto (mL.kg-1.min-1) ou (mL/kg/min).

O consumo máximo de oxigênio é influenciado por fatores como massa corporal, sexo, idade, herança genética e treinamento.

A esse respeito, pode-se afirmar que:

  • A. quanto maior a massa corporal (muscular), menor é o VO2max em L/min.
  • B. quanto maior a massa corporal (muscular), menor é o VO2max em mL/kg/min.
  • C. a potência aeróbia pode ser estimada somente por meio de métodos diretos.
  • D. o VO2max é maior em mulheres que em homens.

A bioimpedância determina a quantidade total de água corporal, massa magra (ossos, músculos e órgãos) e a real quantidade de massa adiposa (gordura). Esse método identifica a necessidade de perda, ganho ou manutenção do peso corporal, levando em consideração a estrutura óssea do indivíduo.

Com relação aos princípios da bioimpedância, pode-se afirmar que:

  • A. é um método lento, invasivo e pouco dispendioso na avaliação da composição corporal.
  • B. quanto maior o volume de água corporal, mais dificuldade a corrente elétrica encontra para atravessar o corpo, ou seja, mais resistência.
  • C. com esse método é aplicado um baixo nível de corrente elétrica pelo corpo e a oposição do corpo a essa corrente é medida.
  • D. a resistência será menor em pessoas com maior quantidade de tecido adiposo, que é um bom condutor da eletricidade.

O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando somente na sua morte. Esse processo leva em conta os fatores biológicos e considera também os processos de interação do indivíduo com o meio e com a(s) tarefa(s) e experiência(s) vivenciadas por ele. Ocorre em fases previsíveis, com mudanças esperadas em determinadas faixas etárias.

Em relação ao período de vida e sua característica da fase do desenvolvimento motor, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Fase dos movimentos fundamentais: inicia-se na vida intrauterina e vai até os 4 primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente.
  • B. Fase motora reflexa: vai do nascimento até os 2 primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos.
  • C. Fase dos movimentos rudimentares: dos 2 aos 7 anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos reflexivos. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras.
  • D. Fase dos movimentos especializados: dos 7 aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança / adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer.

Na fase de movimentos fundamentais do desenvolvimento motor, as habilidades motoras fundamentais da primeira infância representam um período no qual as crianças pequenas estão envolvidas ativamente na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. Avalie as afirmações a seguir referentes à divisão e à caracterização dos movimentos fundamentais e especializados em estágios.

I. Estágio inicial (até os 2 anos de idade): é caracterizado pela integração dos movimentos espaciais e temporais ainda pobres, imprecisos e sequenciados, restritos pelo uso exagerado do corpo e por falhas na coordenação e no ritmo. Por exemplo: a criança não consegue se sustentar em pé sozinha, pois seu equilíbrio ainda é falho, deixa cair objetos e brinquedos com frequência.

II. Estágio elementar (dos 3 aos 4 anos): envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos. Ocorre melhora da sincronia espaço temporal, mas os movimentos ainda são restritos ou exagerados.

III. Estágio maduro (dos 5 aos 6 anos): é caracterizado por desempenhos eficientes, coordenados e controlados. Por exemplo: a criança caminha, corre e manipula objetos com equilíbrio e segurança.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

A ginástica laboral visa diminuir o número de acidentes de trabalho, previne doenças originadas por traumas cumulativos, previne a fadiga muscular, aumenta a disposição do funcionário ao iniciar o trabalho e retornar a ele e promove maior integração no ambiente de trabalho.

Fisiologicamente, a ginástica laboral:

  • A. possibilita melhor utilização das estruturas osteomioarticulares, com menor eficiência e maior gasto energético por movimento específico.
  • B. promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho.
  • C. melhora flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo menor mobilidade e melhor postura.
  • D. aumenta a sensação de fadiga no final da jornada de trabalho.

Na atualidade, com a evolução da psicologia geral e da psicologia do exercício e do esporte em particular, é reconhecido o valor dos métodos e das técnicas de avaliação dos parâmetros psicológicos, consideradas atividades altamente especializadas, com ênfase na avaliação e não na testagem. O objetivo principal dessas atividades é avaliar a uniformidade de indivíduos em aspectos essenciais e, por meio de classificação comparativa, observar um indivíduo quanto aos parâmetros da faixa etária a que pertence.

Uma das áreas de atuação do psicólogo do exercício é no esporte recreativo. Nessa área:

  • A. são investigados os fenômenos psicológicos determinantes do rendimento, ou seja, a psicologia é utilizada como uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de recuperação e para otimizar o desempenho do atleta.
  • B. a psicologia analisa os processos de ensino e de aprendizagem, bem como os processos de educação e de socialização. Enfoca a questão socioeducativa do esporte e do exercício.
  • C. a psicologia estuda os motivos, as atitudes e os interesses de grupos recreativos de diferentes faixas etárias, atuações profissionais e classes socioeconômicas.
  • D. a psicologia investiga os aspectos preventivos e terapêuticos do esporte e do exercício. Engloba o trabalho tanto de atletas lesionados quanto de atletas deficientes físicos ou mentais.

A postura é um fator importante para evitar as dores musculares e articulares. Situações no dia a dia podem evitar diversos fatores que podem gerar lesões ou desvios que, juntamente com a dor, propiciarão desconfortos e problemas futuros.

A má postura pode ser evitada com simples atitudes como, EXCETO:

  • A. manter os joelhos flexionados enquanto estiver dirigindo. Se o assento do carro não oferece suporte lombar, utilizar almofadas.
  • B. andar o mais ereto possível (imaginar caminhando equilibrando um livro na cabeça), endireite o corpo, olhar abaixo do horizonte ao andar. Carregar bolsas de um mesmo lado, dando prioridade ao lado do corpo dominante.
  • C. Esquivar-se do uso prolongado de sapatos altos, pois eles, além de provocar dores nas costas por interferir no centro de equilíbrio do corpo e consequente esforço muscular para equilibrar, também sobrecarregam a parte anterior no pé.
  • D. dormir sempre de lado e utilizar um travesseiro que deixe o pescoço reto. Uma almofada entre as pernas alinha os ossos, diminuindo a probabilidade de uma lombalgia. O colchão não pode ser mole demais.
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