Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema de defesa 5x1 é comumente usado no handebolcom a finalidade principal de

  • A. O sistema de defesa 5x1 é comumente usado no handebolcom a finalidade principal de
  • B. evitar fintas dos armadores direito e esquerdo.
  • C. impedir que o armador central, com bom recurso técnico de passe, trabalhe livremente com o pivô.
  • D. conter as finalizações de longa distância com convergência para o centro da quadra.
  • E. facilitar a saída do jogador da frente para o contra-ataque.

A técnica básica de arremesso em suspensão no handebol preconiza a impulsão com a perna oposta ao braço de arremesso. A principal razão para isso é possibilitar

  • A. direcionamento do arremesso.
  • B. equilíbrio na finalização.
  • C. aumento da precisão do arremesso.
  • D. proteção da bola.
  • E. rotação do tronco na fase final do arremesso.

Suponha que o treinador de uma equipe de voleibol optasse por usar um sistema 5x1. Em quais posições ele deveria colocar, respectivamente, o levantador e o seu oposto para o início do set?

  • A. 6 e 4.
  • B. 1 e 4.
  • C. 6 e 1.
  • D. 2 e 4.
  • E. 3 e 1.

Considerando um torneio de futebol de campo com 10 equipes, no sistema de eliminatória simples, o número de equipes que deverão ficar isentas na primeira rodada e o número total de jogos do torneio serão, respectivamente,

  • A. 6 e 9.
  • B. 0 e 9.
  • C. 4 e 9.
  • D. 6 e 10.
  • E. 2 e 10.

Considerando um torneio de basquetebol com 12 equipes, no sistema de eliminatória dupla, o número de equipes que deverão ficar isentas na primeira rodada e o número total de jogos do torneio, com campeão invicto, serão, respectivamente,

  • A. 6 e 24.
  • B. 2 e 20.
  • C. 0 e 22.
  • D. 0 e 24.
  • E. 4 e 22.

Com relação à força muscular, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

 A sequência correta é

  • A. V ‒ F ‒ V ‒ V.
  • B. F‒ V ‒ V ‒ F.
  • C. V ‒ V ‒ F ‒ F.
  • D. F ‒ F ‒ V ‒ F.
  • E. V ‒ F ‒ F ‒ V.

O método francês marcou profundamente o fazer pedagógico da educação física escolar brasileira. Esse método de ensino

  • A. foi amplamente aceito pelos educadores brasileiros da escola nova, sobretudo pelos que participavam ativamente do movimento.
  • B. tinha feições militares e tornou-se um dos primeiros métodos oficiais de ensino da educação física nas escolas brasileiras.
  • C. possibilitou a emergência das práticas pedagógicas de caráter progressista e renovadoras da educação física brasileira.
  • D. tornou possível a participação de mulheres de forma conjunta aos homens nas aulas de educação física.
  • E. inicia o processo de esportivização da educação física escolar no Brasil.

A classificação de resistência de Hollmmann e Hettinger (1980) em geral e local, que é amplamente utilizada no treinamento desportivo, adota como critério diferenciador

  • A. as fontes energéticas envolvidas na atividade.
  • B. a massa muscular envolvida na atividade.
  • C. a generalidade ou especificidade da atividade.
  • D. o tipo de atividade, corrida ou ginástica.
  • E. o período de treinamento envolvido, básico ou específico.

Os métodos ginásticos surgidos na Europa a partir do século XIX serviram de base para as primeiras propostas pedagógicas para as aulas de educação física escolar no Brasil. Os métodos ginásticos

  • A. contribuíram para o fomento do esporte e formação de atletas de alto rendimento nas escolas, com reais chances de sucesso nos jogos olímpicos.
  • B. tornaram a educação física facultativa para estudantes do sexo feminino, o que contribuiu para a entrada das mulheres no mercado de trabalho.
  • C. caracterizavam-se por brincadeiras e jogos de natureza lúdica, como estímulo à liberdade dos alunos com relação aos seus corpos.
  • D. atribuíram à educação física escolar a missão de exercitar os jovens para torná-los indivíduos fortes e prontos para servir como soldados.
  • E. caracterizavam-se por expressar o pensamento médico-higienista, tendo contribuído para difundir ideias eugênicas na educação física brasileira.

Sobre a capacidade de força muscular, é INCORRETO afirmar que

  • A. a grandeza da tensão desenvolvida depende da frequência de disparo do motoneurônio.
  • B. o sistema nervoso e a capacidade de recrutamento de unidades motoras são preponderantes à expressão quantitativa de força.
  • C. o tamanho da massa corporal não interfere na expressão quantitativa de força.
  • D. a força é influenciada pela secção transversal do músculo.
  • E. a força é aumentada em situações de maior estiramento do fuso muscular.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...