Questões de Educação Física do ano 0000

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Não é raro o professor de Educação Física trabalhar em uma mesma escola com várias turmas de faixas etárias diferentes. Assim, segundo Campos (2011), torna-se necessário construir um planejamento de forma integrada e participativa com outros professores e com os alunos, principalmente na seleção e organização de conteúdos, com objetivo de respeitar o desenvolvimento humano nas suas diversas fases. Portanto, tal seleção e organização de conteúdos deve respeitar uma lógica sequencial de:

  • A. gênero e aptidão física
  • B. gradualidade e continuidade
  • C. faixa etária e modalidade esportiva
  • D. planejamento e avaliação
  • E. cultura corporal e conceito atitudinal

Durante muito tempo, a Educação Física Escolar pautouse pela avaliação performática, em que as valências físicas dos estudantes deveriam ter como referência a de atletas de alto rendimento. Atualmente, há um panorama diferente no tratamento dado à avaliação da disciplina, que visa abranger diversas dimensões pessoais que caracterizam o estudante. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, a avaliação da Educação Física na escola deve abranger as dimensões:

  • A. cognitiva, motora e atitudinal, verifi cando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens – corporal, escrita e falada
  • B. cognitiva, motora e psicológica, verifi cando a capacidade de o aluno se relacionar com os demais estudantes em condições humanas e fraternas
  • C. emocional, psicológica e atitudinal, pois a escola deve ser um espaço capaz de superar a sociedade individualista que se apresenta neste início de século
  • D. psicológica, motora e atitudinal, verifi cando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal através das atividades práticas propostas pelo professor
  • E. compreensiva, afetiva e motora, pois a escola deve fomentar a fraternidade entre os sujeitos, proporcionado ao estudante criticar o modelo de sociedade pautada no lucro e no consumo em que vivemos

O apelo midiático exercido sobre o esporte o faz ser reconhecido como um fenômeno cultural. Hoje, já se convive com programas e até mesmo canais de televisão específi cos que promovem sua difusão. Para Kunz (2001), este fato transforma o esporte em uma mercadoria que atinge grande parcela da população, na qual nossos alunos estão inseridos. Observa-se que, muitas vezes, eles tentam, nas escolas, reproduzir sem sucesso o rendimento e a desenvoltura de atletas profi ssionais. Para o autor, a compreensão restrita de esporte relaciona-se:

  • A. ao movimento corporal que ocorre na escola
  • B. a treinamento, atletas e jogos populares
  • C. a jogos, danças e lutas
  • D. a treinamento, competição e rendimento esportivo
  • E. a movimento corporal, treino e competição

Um professor reservou uma de suas aulas para que seus alunos escolhessem um conteúdo a ser trabalhado naquele dia. Após muita conversa, a maioria da turma decidiu que jogariam queimada e então todos acataram. Entretanto, o professor não queria que eles simplesmente jogassem, mas também valorizassem o jogo como um conhecimento historicamente produzido pela sociedade. Nessa ação promovida pelo professor, destaca-se a dimensão:

  • A. atitudinal
  • B. procedimental
  • C. conceitual
  • D. dialógica
  • E. nenhuma das anteriores

O estudo elaborado por Assis de Oliveira (2001) propõe-se a refl etir sobre a possibilidade da reinvenção do esporte da escola a partir de uma visão crítica em relação aos códigos, valores e sentidos do esporte moderno, próprios da sociedade capitalista. Segundo o autor, para que seja possível esta mudança é necessário:

  • A. pensar o esporte da maneira como é praticado atualmente
  • B. praticar o esporte com um fi m em si mesmo, sem alterar suas regras
  • C. pensar o esporte à luz de um projeto político-pedagógico que aponte para a construção de uma sociedade baseada em outros códigos, valores e sentidos
  • D. pensar o esporte de modo que suas regras possam ser modifi cadas por aqueles que o praticam
  • E. adaptar as regras do esporte de maneira a incluir todos os participantes sem necessariamente apontar para a construção de um novo modelo societário

A Educação Física nas escolas é desenvolvida a partir das infl uências de algumas tendências pedagógicas que o professor utiliza, conscientemente ou não, em suas aulas. Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011), no processo de avaliação também ocorrem tais infl uências, determinando a forma de como este é realizado. Nesse sentido, a autora classifi ca as funções da avaliação, de acordo com a tendência crítico-social, com ênfase na avaliação:

  • A. somativa, de forma fragmentada e classifi catória
  • B. formativa, de forma complexa
  • C. interpretativa, de aspecto cultural
  • D. diagnóstica, de constante processo
  • E. analítica, de evento datado

A inclusão de estudantes é um tema recorrente nas pesquisas sobre educação escolar. Diante da diversidade dos sujeitos que compõem uma turma, é necessário pensar as aulas de Educação Física sob o ponto de vista metodológico, para que todos possam usufruir da cultura corporal. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, um professor desenvolve uma efetiva inclusão quando:

  • A. apoia, valoriza, expõe, promove, acolhe e corrige o estudante
  • B. incentiva, valoriza, apóia, estimula, promove e acolhe o estudante
  • C. apoia, valoriza, promove, substitui, classifi ca e subestima o estudante
  • D. incentiva, promove, classifi ca, estereotipa, valoriza e acolhe o estudante
  • E. acolhe, valoriza, promove, classifi ca, expõe e subestima o estudante

De acordo com Darido (2003), na abordagem crítico-emancipatória, a linguagem tem papel importante no agir comunicativo e funciona como uma forma de expressão no mundo. Do ponto de vista das orientações didáticas, a forma de ensinar nessa abordagem pressupõe três fases. A sequência didática orientada pelo autor para esta abordagem consiste em:

  • A. descobrir pela experiência manipulativa; manifestar pela linguagem ou representação cênica o que experimentaram; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural
  • B. perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; descobrir pela experiência manipulativa; manifestar pela linguagem ou representação cênica o que experimentaram
  • C. manifestar pela linguagem ou representação cênica; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; descobrir pela experiência manipulativa
  • D. descobrir pela experiência manipulativa; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; manifestar pela linguagem
  • E. perguntar e questionar; manifestar pela linguagem; descobrir pela experiência

Quando os conteúdos e defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor, sem que haja interação e possibilidade de criação por parte do aluno, segundo Hildebrandt- Stramann (2003), tem-se a concepção de aula chamada de:

  • A. dialógica
  • B. autoritária
  • C. aberta
  • D. fechada
  • E. razoável

A partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar:

  • A. A abordagem sistêmica propõe o princípio da exclusão, em que devem ser selecionados os mais aptos.
  • B. A abordagem desenvolvimentista é compreendida como sendo um projeto político-pedagógico.
  • C. A abordagem construtivista-interacionista esclarece qual conhecimento se deseja construir através da Educação Física, considerando a especifi cidade da área.
  • D. Uma das limitações da abordagem crítico-superadora refere-se à pouca importância do contexto sociocultural.
  • E. Uma das limitações da abordagem desenvolvimentista refere-se à pouca importância sobre a infl uência do contexto do contexto sociocultural.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...