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Não é raro o professor de Educação Física trabalhar em uma mesma escola com várias turmas de faixas etárias diferentes. Assim, segundo Campos (2011), torna-se necessário construir um planejamento de forma integrada e participativa com outros professores e com os alunos, principalmente na seleção e organização de conteúdos, com objetivo de respeitar o desenvolvimento humano nas suas diversas fases. Portanto, tal seleção e organização de conteúdos deve respeitar uma lógica sequencial de:
Durante muito tempo, a Educação Física Escolar pautouse pela avaliação performática, em que as valências físicas dos estudantes deveriam ter como referência a de atletas de alto rendimento. Atualmente, há um panorama diferente no tratamento dado à avaliação da disciplina, que visa abranger diversas dimensões pessoais que caracterizam o estudante. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, a avaliação da Educação Física na escola deve abranger as dimensões:
O apelo midiático exercido sobre o esporte o faz ser reconhecido como um fenômeno cultural. Hoje, já se convive com programas e até mesmo canais de televisão específi cos que promovem sua difusão. Para Kunz (2001), este fato transforma o esporte em uma mercadoria que atinge grande parcela da população, na qual nossos alunos estão inseridos. Observa-se que, muitas vezes, eles tentam, nas escolas, reproduzir sem sucesso o rendimento e a desenvoltura de atletas profi ssionais. Para o autor, a compreensão restrita de esporte relaciona-se:
Um professor reservou uma de suas aulas para que seus alunos escolhessem um conteúdo a ser trabalhado naquele dia. Após muita conversa, a maioria da turma decidiu que jogariam queimada e então todos acataram. Entretanto, o professor não queria que eles simplesmente jogassem, mas também valorizassem o jogo como um conhecimento historicamente produzido pela sociedade. Nessa ação promovida pelo professor, destaca-se a dimensão:
O estudo elaborado por Assis de Oliveira (2001) propõe-se a refl etir sobre a possibilidade da reinvenção do esporte da escola a partir de uma visão crítica em relação aos códigos, valores e sentidos do esporte moderno, próprios da sociedade capitalista. Segundo o autor, para que seja possível esta mudança é necessário:
A Educação Física nas escolas é desenvolvida a partir das infl uências de algumas tendências pedagógicas que o professor utiliza, conscientemente ou não, em suas aulas. Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011), no processo de avaliação também ocorrem tais infl uências, determinando a forma de como este é realizado. Nesse sentido, a autora classifi ca as funções da avaliação, de acordo com a tendência crítico-social, com ênfase na avaliação:
A inclusão de estudantes é um tema recorrente nas pesquisas sobre educação escolar. Diante da diversidade dos sujeitos que compõem uma turma, é necessário pensar as aulas de Educação Física sob o ponto de vista metodológico, para que todos possam usufruir da cultura corporal. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, um professor desenvolve uma efetiva inclusão quando:
De acordo com Darido (2003), na abordagem crítico-emancipatória, a linguagem tem papel importante no agir comunicativo e funciona como uma forma de expressão no mundo. Do ponto de vista das orientações didáticas, a forma de ensinar nessa abordagem pressupõe três fases. A sequência didática orientada pelo autor para esta abordagem consiste em:
Quando os conteúdos e defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor, sem que haja interação e possibilidade de criação por parte do aluno, segundo Hildebrandt- Stramann (2003), tem-se a concepção de aula chamada de:
A partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar:
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