Questões de Educação Física do ano 2005

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A energia da luz solar é utilizada pelas plantas para a elaboração de moléculas alimentares a partir de dióxido de carbono e de água com produção de oxigênio. Por sua vez, tanto as plantas quanto os animais, incluindo os seres humanos, utilizam oxigênio para desintegrar os alimentos para a energia de que necessitam para viver. Assinale a alternativa que identifique esse processo.

  • A.

    ciclo de reprodução da vida

  • B.

    ciclo energético biológico

  • C.

    ciclo de Krebs

  • D.

    fonte energética aeróbica

  • E.

    fonte energética anaeróbica

As células humanas conseguem realizar seu trabalho especializado a partir da energia liberada pela desintegração de um composto químico. Assinale a alternativa que o identifique.

  • A.

    adenosina trifosfato

  • B.

    glicogênio

  • C.

    fosfocreatina

  • D.

    glicose

  • E.

    adenosina difosfato

No plano pessoal da vida cotidiana do cidadão, abre-se um espaço que favorece os modismos, o consumismo exacerbado ou a impossibilidade de acesso, a anorexia, a bulimia, a exclusão calcada em estereótipos e padrões corporais, as compulsões, entre outros. Assinale a alternativa que contenha dois grandes problemas de saúde criados no mundo por esse fatores.

  • A.

    epidemias e neuroses

  • B.

    pandemias e neuroses coletivas

  • C.

    fome e síndrome metabólica

  • D.

    síndrome da imunodeficiência adquirida e cardiopatias

  • E.

    doenças cardiovasculares e obesidade

A Educação Física escolar tem de respeitar:

  • A.

    a legislação vigente, a estrutura escolar e o conteúdo programático da escola.

  • B.

    os níveis de maturidade motora, a capacidade de rendimento e os interesses individuais.

  • C.

    o corpo discente, a capacidade de rendimento esportivo e os interesses da instituição de ensino.

  • D.

    o desempenho psicomotor, a capacidade de rendimento esportivo e os interesses da equipe.

  • E.

    a legislação vigente, a estrutura escolar e a grade curricular.

Implantada por militares em diversos países, a Educação Física objetivava unicamente o treinamento físico-militar. Esse espírito foi, nesses países, transferido para o meio civil. O professor de Educação Física passou a assumir o papel de preparador físico, incorporou às suas aulas exercícios de ordem unida e tornou-se:

  • A.

    um "referencial para a manutenção da ordem".

  • B.

    exemplo de "ordem e disciplina".

  • C.

    um "disciplinador por excelência".

  • D.

    "modelo" para os alunos.

  • E.

    "modelo" de procedimentos progressistas.

No jogo, a administração do choque de interesses individuais acontece numa atmosfera liberal. A dinâmica do jogo permite a emergência de valores genuínos, em lugar daqueles que, normalmente, são impostos. Sua prática, como ação livre, oferece reais oportunidades para:

  • A.

    o exercício da democracia.

  • B.

    a manifestação de habilidades motoras.

  • C.

    a sublimação do vencedor em relação ao vencido.

  • D.

    a satisfação da conquista.

  • E.

    o gozo da vitória e a depressão da derrota.

A Educação Física, como Educação, não deve reproduzir modelos da superestrutura. A Educação Física escolar tem sido a maior vítima dessa reprodução. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor a caracterize.

  • A.

    neurótica luta contra segundos e a favor dos centímetros

  • B.

    constante busca para humanizar o ser humano

  • C.

    prática progressista que busca contribuir para o desenvolvimento pleno do ser humano

  • D.

    fecunda caminhada para a formação plena do ser humano

  • E.

    jornada de trabalho para a construção de um mundo melhor

O rendimento físico e atlético ainda é uma preocupação da Educação Física, mas, na escola, não pode ser aquele desempenho apoiado num referencial externo, induzindo todos a chegar ao mesmo lugar ao mesmo tempo, e seguindo o mesmo caminho. Na escola, o desempenho estimulado deve ser aquele que:

  • A.

    ajude os seres humanos a manter um desempenho homogêneo.

  • B.

    estimule todos os seres humanos de maneira uniforme e justa.

  • C.

    estimule as valências físicas de todos, respeitando as individualidades biológicas.

  • D.

    ajude o ser humano a encontrar o seu melhor aproveitamento.

  • E.

    não permita as diferenças e não admita a segregação racial.

No âmbito da Educação Física escolar, o jogo é toda ação livre, desenvolvida dentro de certos limites de tempo e espaço, não fazendo parte da vida ordinária e que, contendo algo de incerto:

  • A.

    estimula a adicção e a competição saudável.

  • B.

    viabiliza a união por meio da competição.

  • C.

    cria a indefinição preparando para a vida.

  • D.

    cria a incerteza e estimula a reorganização.

  • E.

    cria a ordem e estimula a socialização.

O esporte ou desporto é definido por Georges Magnane como uma atividade de lazer cuja predominância é o esforço físico, participando simultaneamente do jogo e do trabalho. Para essa concepção, é correto afirmar que ela deve ser praticada:

  • A.

    de forma lúdica, regulada por convenção das partes instituídas por acordo, e suscetível de transformar-se em atividade comercial.

  • B.

    de maneira competitiva, comportando regulamentos e instituições específicas, e suscetível de transformar-se em atividade profissional.

  • C.

    em grandes eventos competitivos, comportando regras e federações/confederações, e arrecadadora de grandes rendas.

  • D.

    em megaeventos, comportando competições e shows, regulamentados por legislações específicas.

  • E.

    de forma lúdico-competitiva, comportando shows e permitindo grande arrecadação de renda.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...