Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A energia da luz solar é utilizada pelas plantas para a elaboração de moléculas alimentares a partir de dióxido de carbono e de água com produção de oxigênio. Por sua vez, tanto as plantas quanto os animais, incluindo os seres humanos, utilizam oxigênio para desintegrar os alimentos para a energia de que necessitam para viver. Assinale a alternativa que identifique esse processo.
ciclo de reprodução da vida
ciclo energético biológico
ciclo de Krebs
fonte energética aeróbica
fonte energética anaeróbica
As células humanas conseguem realizar seu trabalho especializado a partir da energia liberada pela desintegração de um composto químico. Assinale a alternativa que o identifique.
adenosina trifosfato
glicogênio
fosfocreatina
glicose
adenosina difosfato
No plano pessoal da vida cotidiana do cidadão, abre-se um espaço que favorece os modismos, o consumismo exacerbado ou a impossibilidade de acesso, a anorexia, a bulimia, a exclusão calcada em estereótipos e padrões corporais, as compulsões, entre outros. Assinale a alternativa que contenha dois grandes problemas de saúde criados no mundo por esse fatores.
epidemias e neuroses
pandemias e neuroses coletivas
fome e síndrome metabólica
síndrome da imunodeficiência adquirida e cardiopatias
doenças cardiovasculares e obesidade
A Educação Física escolar tem de respeitar:
a legislação vigente, a estrutura escolar e o conteúdo programático da escola.
os níveis de maturidade motora, a capacidade de rendimento e os interesses individuais.
o corpo discente, a capacidade de rendimento esportivo e os interesses da instituição de ensino.
o desempenho psicomotor, a capacidade de rendimento esportivo e os interesses da equipe.
a legislação vigente, a estrutura escolar e a grade curricular.
Implantada por militares em diversos países, a Educação Física objetivava unicamente o treinamento físico-militar. Esse espírito foi, nesses países, transferido para o meio civil. O professor de Educação Física passou a assumir o papel de preparador físico, incorporou às suas aulas exercícios de ordem unida e tornou-se:
um "referencial para a manutenção da ordem".
exemplo de "ordem e disciplina".
um "disciplinador por excelência".
"modelo" para os alunos.
"modelo" de procedimentos progressistas.
No jogo, a administração do choque de interesses individuais acontece numa atmosfera liberal. A dinâmica do jogo permite a emergência de valores genuínos, em lugar daqueles que, normalmente, são impostos. Sua prática, como ação livre, oferece reais oportunidades para:
o exercício da democracia.
a manifestação de habilidades motoras.
a sublimação do vencedor em relação ao vencido.
a satisfação da conquista.
o gozo da vitória e a depressão da derrota.
A Educação Física, como Educação, não deve reproduzir modelos da superestrutura. A Educação Física escolar tem sido a maior vítima dessa reprodução. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor a caracterize.
neurótica luta contra segundos e a favor dos centímetros
constante busca para humanizar o ser humano
prática progressista que busca contribuir para o desenvolvimento pleno do ser humano
fecunda caminhada para a formação plena do ser humano
jornada de trabalho para a construção de um mundo melhor
O rendimento físico e atlético ainda é uma preocupação da Educação Física, mas, na escola, não pode ser aquele desempenho apoiado num referencial externo, induzindo todos a chegar ao mesmo lugar ao mesmo tempo, e seguindo o mesmo caminho. Na escola, o desempenho estimulado deve ser aquele que:
ajude os seres humanos a manter um desempenho homogêneo.
estimule todos os seres humanos de maneira uniforme e justa.
estimule as valências físicas de todos, respeitando as individualidades biológicas.
ajude o ser humano a encontrar o seu melhor aproveitamento.
não permita as diferenças e não admita a segregação racial.
No âmbito da Educação Física escolar, o jogo é toda ação livre, desenvolvida dentro de certos limites de tempo e espaço, não fazendo parte da vida ordinária e que, contendo algo de incerto:
estimula a adicção e a competição saudável.
viabiliza a união por meio da competição.
cria a indefinição preparando para a vida.
cria a incerteza e estimula a reorganização.
cria a ordem e estimula a socialização.
O esporte ou desporto é definido por Georges Magnane como uma atividade de lazer cuja predominância é o esforço físico, participando simultaneamente do jogo e do trabalho. Para essa concepção, é correto afirmar que ela deve ser praticada:
de forma lúdica, regulada por convenção das partes instituídas por acordo, e suscetível de transformar-se em atividade comercial.
de maneira competitiva, comportando regulamentos e instituições específicas, e suscetível de transformar-se em atividade profissional.
em grandes eventos competitivos, comportando regras e federações/confederações, e arrecadadora de grandes rendas.
em megaeventos, comportando competições e shows, regulamentados por legislações específicas.
de forma lúdico-competitiva, comportando shows e permitindo grande arrecadação de renda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...