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De acordo com a abordagem desenvolvimentista, o desenvolvimento motor ocorre a partir de fases que envolvem, seqüencialmente, os movimentos
rudimentares, de ação e reação, reflexivos e naturais.
axiais, reflexivos, rudimentares e fundamentais.
reflexivos, rudimentares, fundamentais e a combinação de movimentos fundamentais e movimentos determinados culturalmente.
reflexivos, automáticos, pedagogizados e a combinação de movimentos pedagogizados e movimentos determinados socialmente.
perceptivos, específicos, analíticos e axiais e a combinação destes com movimentos determinados experiencialmente.
Na proposta construtivista de Educação Física, o jogo NÃO é considerado um
instrumento pedagógico de resgate da cultura popular do aluno.
conteúdo estratégico para a aprendizagem.
conteúdo facilitador da mensuração das fases de desenvolvimento motor.
meio de ensino em busca do desenvolvimento cognitivo.
modo de ensinar que exige ambiente lúdico e prazeiroso para a criança.
A crítica feita por Darido (2003) em relação aos pontos fracos da proposta crítico-superadora revela que essa abordagem
ainda não conseguiu implementar uma proposta didático- pedagógica.
ainda não conseguiu desenvolver experiências práticas efetivas.
ainda não conseguiu desenvolver experiências práticas efetivas.
não se baseia numa referência teórica significativa.
dá importância demasiada à relevância social dos conteúdos.
De acordo com Freire (2003), todas as disciplinas escolares são responsáveis pelo projeto pedagógico de uma escola e o trabalho realizado no ambiente escolar deve primar pela construção permanente do conhecimento. Neste sentido, afirma-se que: I - a relação professor-aluno é uma das principais responsáveis pela concretização das idéias básicas contidas no plano educacional; II - as atividades propostas em um currículo devem primar pelo desenvolvimento integral do aluno, enfatizando especialmente os aspectos do desenvolvimento intelectual, já que o desenvolvimento motor se consolida somente depois deste; III - o currículo não deve ser muito flexível, para evitar o risco de esbarrar em ações espontaneístas, o que prejudica a construção do conhecimento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Segundo Freire (2003), as aulas de Educação Física devem ser organizadas em
duas partes: a primeira, uma explicação dos conteúdos que serão desenvolvidos; a segunda, a vivência destes.
três partes: a primeira, uma conversa sobre o tema da aula; a segunda, um aquecimento; a terceira, o desenvolvimento da aula.
três partes: a primeira, a organização de uma conversa sobre o tema da aula; a segunda, o desenvolvimento das práticas; a terceira, uma conversa sobre o que foi feito durante a aula.
quatro partes: a primeira, uma explicação dos conteúdos que serão desenvolvidos; a segunda, o aquecimento; a terceira, a vivência dos conteúdos; a quarta, uma avaliação da aula.
cinco partes: a primeira, uma avaliação da aula anterior; a segunda, uma explicação sobre o tema da aula; a terceira, o desenvolvimento da aula; a quarta, a volta à calma; a quinta, uma conversa sobre o que foi feito na aula.
Para Daolio (1995), a "Educação Física Plural" é uma proposta
pedagógica para a Educação Física escolar, envolvendo conteúdos específicos para a área, metodologia de ensino e avaliação, no contexto de uma prática transformadora e emancipatória, considerando a cultura como eixo central.
de um projeto pedagógico geral para a Educação Física escolar, considerando os aspectos biológicos e psicomotores do educando como ponto de partida para a discussão da diversidade.
que tem por objetivo a integração da disciplina Educação Física no contexto do projeto pedagógico escolar, por meio da utilização de seus conteúdos como ferramenta auxiliar na aprendizagem dos educandos, utilizando o conceito de cultura.
que considera o princípio da alteridade e reconhece o direito às diferenças expressas pelos alunos, assim como o direito de todos à prática da Educação Física.
que apresenta variedade de práticas e atividades a serem realizadas em espaços específicos para cada grupo de acordo com sexo, idade e desenvolvimento motor.
Segundo Daolio (1995), o olhar antropológico sobre a Educação Física é útil
por apontar caminhos para que os professores possam elaborar suas aulas fundamentadas apenas na cultura de sua região, fazendo com que os alunos percebam a riqueza de seu folclore.
para que os professores possam aprender a considerar as diferenças entre os alunos e o grupo de forma não preconceituosa.
para que o professor entenda os mecanismos de evolução de sua espécie e, estando a Educação Física situada prioritariamente na área da saúde, possa planejar aulas eficientes e proveitosas.
para permitir aos professores o reconhecimento da especificidade do folclore como elemento primordial a ser trabalhado nas aulas, de modo a preservar os traços culturais frente ao desenvolvimento biofisiológico.
para permitir a identificação de uma série de movimentos biologicamente construídos pelos seres humanos, cuja importância cultural possibilita ao aluno um desenvolvimento integral.
Dentro da concepção de Educação Física defendida pelos PCN de Ensino Fundamental, em relação a alunos portadores de necessidades especiais, NÃO é tarefa da escola:
fazer adaptações nos espaços e equipamentos para garantir a participação de todos os alunos.
garantir uma análise dos níveis de limitações que requerem procedimentos específicos.
garantir profissionais capazes de realizar acompanhamento junto ao professor que atua com esses alunos.
criar condições e oportunidades para que o portador de deficiências físicas se relacione com a turma.
produzir espaços e criar turmas exclusivas para portadores de deficiência física.
Os PCN apresentam alguns critérios para seleção de conteúdos da Educação Física. São eles: I - os níveis de habilidades motoras de cada aluno, bem como o ambiente em que se localiza a escola; II - as diferenças regionais e o respeito à diversidade; III - a relevância social do conteúdo frente às possibilidades de ampliação do acervo sociocultural; IV - a incorporação da produção referente à cultura corporal. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
I, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
51 Marque V (verdadeiro) ou F (falso), conforme os itens a seguir sejam ou não critérios de avaliação da Educação Física no 1
( ) Enfrentamento de desafios corporais em diferentes
contextos.
( ) Respeito às regras.
( ) Interação social observando nível de tolerância individual
perante o grupo.
( ) Performance da conduta motora de acordo com padrões
preestabelecidos.
( ) Estabelecimento de relações entre prática de atividades
física e saúde.
A seqüência correta é:
V – V – V – F – F
V – V – F – F – F
V – F – F – V – F
V – F – V – F – V
F – F – V – V – F
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