Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando se afirma que as intenções avaliativas devem ocorrer dentro de uma perspectiva processual, a avaliação do processo ensino-aprendizagem configura-se como avaliação
por testagem.
somativa.
continuada.
diagnóstica.
final.
O relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde destaca que saúde é "o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso aos serviços de saúde". Assim, a saúde, bem como os comportamentos a ela associados, devem ser entendidos em concordância com as contradições da sociedade. Neste sentido, a ocorrência de sedentarismo entre os brasileiros pode ser explicada
pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda.
pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo.
pela precariedade de políticas públicas que atendam à população e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.
pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda, e pela precariedade de políticas públicas que atendam à população.
pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.
A professora Marcela irá dar uma aula de Educação Física para uma turma de crianças com idades de 10 a 12 anos, de ambos os sexos. A unidade em que a aula está inserida é basquetebol; as crianças já são iniciadas na prática deste esporte; que há duas quadras e 15 bolas; e o número de alunos está em torno de 20. Assim, para que todos os alunos participem ao mesmo tempo e sem discriminação, a professora deve
separar as crianças por sexo, colocando cada grupo em uma quadra.
separar as crianças pela estatura, colocando os mais baixos em uma quadra e os mais altos, em outra.
estimular a discussão para que as crianças possam tomar a decisão sobre como vão se distribuir da forma que mais agradar ao grupo, sem, contudo, favorecer o preconceito
apresentar as regras do desporto para que as crianças as memorizem e sigam durante o jogo, seja qual for a forma como se organizem.
dividir a aula em dois tempos, sendo que o primeiro seria reservado às meninas e o segundo, aos meninos.
Segundo os PCN de Ensino Médio, são competências e habilidades a serem desenvolvidas em Educação Física: I - compreender o funcionamento do organismo humano e desenvolver noções conceituais de esforço; II - refletir sobre informações específicas da cultura corporal e reconhecer a importância da vitória esportiva; III - demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais e compreender as diferentes manifestações da cultura corporal; IV - compreender o sucesso no esporte como sinônimo de vitória e demonstrar vontade de participar de competições esportivas. Estão corretas as competências e habilidades:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
A Educação Física, quando desenvolve sua prática tendo como referência a abordagem cultural, caracteriza-se pelo desenvolvimento de atitudes que
naturalizam e universalizam o corpo humano.
padronizam comportamentos para poder ensiná-los.
privilegiam o trabalho de habilidades eminentemente cognitivas.
procuram compreender o homem a partir de suas diferenças.
valorizam o modelo do esporte de rendimento.
Os alunos do Ensino Médio devem receber, nas aulas de Educação Física, conhecimentos de Anatomia, Fisiologia e Biologia PORQUE podem capacitá-los para uma análise crítica dos programas de atividade física e permitir o estabelecimento de critérios de julgamento. A esse respeito, pode-se concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
as duas afirmações são falsas.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
Os professores devem se preocupar em desenvolver ações educativas que levem os alunos a adquirir o gosto pela prática de exercícios físicos PORQUE cabe ao próprio indivíduo, e somente a ele, a responsabilidade pela prática continuada de exercícios físicos na vida adulta. A esse respeito, pode-se concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
as duas afirmações são falsas.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
70 Durante uma aula de Educação Física o professor verificou que, na prática do jogo de handebol, seus alunos manifestavam comportamentos que exacerbavam a disputa e a rivalidade entre os participantes. No final da aula ele propôs que os alunos discutissem e identificassem os fatores que dificultaram a realização do objetivo do jogo. Eles concluíram que o excesso de individualismo, competitividade e desconfiança prejudicaram o jogo. Com a meta de alterar esta realidade, o professor adotou outras propostas de intervenção, em que privilegiou
o controle, a parceria e a alegria.
o respeito mútuo, a confiança e a solidariedade.
a amizade, a criatividade e a competição.
a seletividade, a diversão e a vitória.
a liderança, a cooperação e a indiferença.
Segundo os PCN de Ensino Médio, nas aulas de Educação Física o professor pode adotar uma postura que contribua para o desenvolvimento de um comportamento autônomo. Deste modo, é interessante que os alunos saibam I - aferir a pressão arterial em repouso e esforço, para que possam estabelecer parâmetros objetivos da quantidade de exercícios a serem executados; II - avaliar os efeitos dos esteróides anabólico-androgênicos sobre o organismo, para que possam desenvolver a melhor estratégia de usá-los com menor risco à saúde; III - aferir a freqüência cardíaca em repouso e esforço, para que possam estabelecer parâmetros objetivos da intensidade do exercício; IV - reconhecer as conseqüências da temperatura ambiental sobre o organismo em exercício, para que possam discernir e interpretar se é ou não recomendado realizar exercícios físicos em determinado momento. Estão corretos os itens:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
A Professora Dirce, de Educação Física, leciona em uma escola com turmas de 1º e 2º ciclos e quando foi debater acerca da temática da avaliação, discordou dos seus colegas de área, pois os mesmos consideravam que a avaliação dos alunos de todas as turmas deveria se pautar em um padrão de desempenho pré-determinado. O argumento da professora seguia o indicativo de que
o êxito e o fracasso devem ser dimensionados tendo como referência os avanços realizados pelo aluno em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.
o êxito do ensino da Educação Física está na possibilidade de fortalecer o aluno, melhorando sua capacidade produtiva e preparando todos para o mercado de trabalho.
a meta de todo professor deve ser a de verificar se o aluno atingiu um desempenho técnico e físico ideal.
a finalidade de cada professor deve estar centrada na perspectiva de selecionar indivíduos aptos a competir dentro e fora do país.
a aptidão física do aluno deve ser medida pelo professor de modo a garantir que sua aprendizagem tenha êxito e atinja o padrão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...