Questões de Educação Física do ano 2005

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando se afirma que as intenções avaliativas devem ocorrer dentro de uma perspectiva processual, a avaliação do processo ensino-aprendizagem configura-se como avaliação

  • A.

    por testagem.

  • B.

    somativa.

  • C.

    continuada.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    final.

O relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde destaca que saúde é "o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso aos serviços de saúde". Assim, a saúde, bem como os comportamentos a ela associados, devem ser entendidos em concordância com as contradições da sociedade. Neste sentido, a ocorrência de sedentarismo entre os brasileiros pode ser explicada

  • A.

    pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda.

  • B.

    pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo.

  • C.

    pela precariedade de políticas públicas que atendam à população e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.

  • D.

    pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda, e pela precariedade de políticas públicas que atendam à população.

  • E.

    pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.

A professora Marcela irá dar uma aula de Educação Física para uma turma de crianças com idades de 10 a 12 anos, de ambos os sexos. A unidade em que a aula está inserida é basquetebol; as crianças já são iniciadas na prática deste esporte; que há duas quadras e 15 bolas; e o número de alunos está em torno de 20. Assim, para que todos os alunos participem ao mesmo tempo e sem discriminação, a professora deve

  • A.

    separar as crianças por sexo, colocando cada grupo em uma quadra.

  • B.

    separar as crianças pela estatura, colocando os mais baixos em uma quadra e os mais altos, em outra.

  • C.

    estimular a discussão para que as crianças possam tomar a decisão sobre como vão se distribuir da forma que mais agradar ao grupo, sem, contudo, favorecer o preconceito

  • D.

    apresentar as regras do desporto para que as crianças as memorizem e sigam durante o jogo, seja qual for a forma como se organizem.

  • E.

    dividir a aula em dois tempos, sendo que o primeiro seria reservado às meninas e o segundo, aos meninos.

Segundo os PCN de Ensino Médio, são competências e

habilidades a serem desenvolvidas em Educação Física:

I - compreender o funcionamento do organismo humano e

desenvolver noções conceituais de esforço;

II - refletir sobre informações específicas da cultura corporal

e reconhecer a importância da vitória esportiva;

III - demonstrar autonomia na elaboração de atividades

corporais e compreender as diferentes manifestações

da cultura corporal;

IV - compreender o sucesso no esporte como sinônimo

de vitória e demonstrar vontade de participar de

competições esportivas.

Estão corretas as competências e habilidades:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

A Educação Física, quando desenvolve sua prática tendo como referência a abordagem cultural, caracteriza-se pelo desenvolvimento de atitudes que

  • A.

    naturalizam e universalizam o corpo humano.

  • B.

    padronizam comportamentos para poder ensiná-los.

  • C.

    privilegiam o trabalho de habilidades eminentemente cognitivas.

  • D.

    procuram compreender o homem a partir de suas diferenças.

  • E.

    valorizam o modelo do esporte de rendimento.

Os alunos do Ensino Médio devem receber, nas aulas de

Educação Física, conhecimentos de Anatomia, Fisiologia e

Biologia

PORQUE

podem capacitá-los para uma análise crítica dos programas

de atividade física e permitir o estabelecimento de critérios

de julgamento.

A esse respeito, pode-se concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira

  • C.

    as duas afirmações são falsas.

  • D.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • E.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

Os professores devem se preocupar em desenvolver ações

educativas que levem os alunos a adquirir o gosto pela

prática de exercícios físicos

PORQUE

cabe ao próprio indivíduo, e somente a ele, a responsabilidade

pela prática continuada de exercícios físicos na vida adulta.

A esse respeito, pode-se concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    as duas afirmações são falsas.

  • D.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • E.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

70 Durante uma aula de Educação Física o professor verificou que, na prática do jogo de handebol, seus alunos manifestavam comportamentos que exacerbavam a disputa e a rivalidade entre os participantes. No final da aula ele propôs que os alunos discutissem e identificassem os fatores que dificultaram a realização do objetivo do jogo. Eles concluíram que o excesso de individualismo, competitividade e desconfiança prejudicaram o jogo. Com a meta de alterar esta realidade, o professor adotou outras propostas de intervenção, em que privilegiou

  • A.

    o controle, a parceria e a alegria.

  • B.

    o respeito mútuo, a confiança e a solidariedade.

  • C.

    a amizade, a criatividade e a competição.

  • D.

    a seletividade, a diversão e a vitória.

  • E.

    a liderança, a cooperação e a indiferença.

Segundo os PCN de Ensino Médio, nas aulas de Educação

Física o professor pode adotar uma postura que contribua

para o desenvolvimento de um comportamento autônomo.

Deste modo, é interessante que os alunos saibam

I - aferir a pressão arterial em repouso e esforço, para que

possam estabelecer parâmetros objetivos da quantidade

de exercícios a serem executados;

II - avaliar os efeitos dos esteróides anabólico-androgênicos

sobre o organismo, para que possam desenvolver a

melhor estratégia de usá-los com menor risco à saúde;

III - aferir a freqüência cardíaca em repouso e esforço, para

que possam estabelecer parâmetros objetivos da intensidade

do exercício;

IV - reconhecer as conseqüências da temperatura ambiental

sobre o organismo em exercício, para que possam

discernir e interpretar se é ou não recomendado realizar

exercícios físicos em determinado momento.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

A Professora Dirce, de Educação Física, leciona em uma escola com turmas de 1º e 2º ciclos e quando foi debater acerca da temática da avaliação, discordou dos seus colegas de área, pois os mesmos consideravam que a avaliação dos alunos de todas as turmas deveria se pautar em um padrão de desempenho pré-determinado. O argumento da professora seguia o indicativo de que

  • A.

    o êxito e o fracasso devem ser dimensionados tendo como referência os avanços realizados pelo aluno em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.

  • B.

    o êxito do ensino da Educação Física está na possibilidade de fortalecer o aluno, melhorando sua capacidade produtiva e preparando todos para o mercado de trabalho.

  • C.

    a meta de todo professor deve ser a de verificar se o aluno atingiu um desempenho técnico e físico ideal.

  • D.

    a finalidade de cada professor deve estar centrada na perspectiva de selecionar indivíduos aptos a competir dentro e fora do país.

  • E.

    a aptidão física do aluno deve ser medida pelo professor de modo a garantir que sua aprendizagem tenha êxito e atinja o padrão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...