Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a organização curricular proposta pela abordagem crítico-superadora são feitas as afirmativas a seguir. Marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas. ( ) A seleção dos conteúdos depende da análise de sua relevância social. ( ) A avaliação priorizará a condição meritocrática. ( ) A seleção dos conteúdos depende de sua relação com características sociocognitivas dos alunos. ( ) A metodologia deve basear-se no estímulo à confrontação da cultura popular com a cultura acadêmica. ( ) A metodologia tem como eixo o tratamento pedagógico das atividades, adotando-se a divisão do todo em partes. A seqüência correta é:
V – V – V – V – F
V – F – V – V – F
V – F – F – V – F
F – V – V – V – V
F – F – F – V – V
Segundo Freire (2003), no período do Ensino Fundamental as características intelectuais, motoras, sensoriais, morais, sociais e afetivas das crianças sofrem mudanças significativas. Assim, nessa fase, no que diz respeito às características
intelectuais, a criança ainda está longe da realidade concreta e bastante apegada às fantasias, as quais estão bem próximas do que poderá vir a ser a adolescência.
motoras, as noções de espaço e tempo se consolidaram primeiro no plano intelectual e somente mais tarde vão se consolidar no plano motor.
sensoriais, ocorre o seu desenvolvimento natural, sem a necessidade de experimentação ou reflexão sobre o que as crianças sentem, pois as questões sensoriais atingem um patamar apenas biológico.
morais, a criança participa de várias experiências em grupo e, por isso, ela precisa aprender a julgar valores, razão pela qual o jogo por excelência é o jogo de regras.
afetivas, a marca é a passividade, apesar de a criança ter de assumir uma atuação fora de casa e compartilhar sentimentos com os outros que, a princípio, são estranhos.
Na abordagem crítico-superadora, o conhecimento é tratado como objeto a ser
construído sob a perspectiva da Psicologia comportamental.
contemplado sob a perspectiva da cultura propedêutica.
ensinado sob a perspectiva histórica da aprendizagem motora.
questionado quanto a sua eficácia para o movimento humano.
questionado em relação a seu contexto histórico.
Sobre a natureza cultural do corpo humano, Daolio (1995) afirma que: I - a capacidade mental do ser humano, durante o seu processo evolutivo, permitiu certos comportamentos culturais que determinaram a sua evolução; II - a espécie humana só chegou a se constituir como tal devido à relação entre os fatores culturais e biológicos; III - o corpo humano não é apenas biológico ou cultural, visto que houve um desenvolvimento interativo entre os componentes biológicos e socioculturais, não sendo possível separar esses dois aspectos; IV - é a cultura que dá à espécie o caráter de humanidade e de regulagem do comportamento público do homem. Estão corretas as afirmativas:
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando a Educação Física no 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, os PCN caracterizam o esporte como
um bloco de conteúdos de regras, de caráter lúdico e envolvimento coletivo.
um dos eixos fundamentais de ensino do modelo piramidal, criado a partir da crise dos anos 1980.
revelador de talentos e orientador de programas sociais a partir da LDBEN de 1996.
ponto de partida para o desenvolvimento de atletas e futuros campeões.
forma útil e criativa de ocupação do tempo livre dos alunos.
No processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras, de acordo com a abordagem desenvolvimentista, a grande importância da participação do professor está no fato de que ele deve
mudar a atividade quando o aluno não consegue evitar os erros.
oferecer feedback com relação aos erros de performance dos alunos.
mostrar ao aluno a forma correta de realizar as tarefas.
considerar a natureza socioeconômicado aluno ao avaliar seus erros.
evitar o feedback para não desestimular o aluno frente à turma.
São pretensões da abordagem crítico-superadora: I - ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir juízo de valor; II - ler os dados da realidade e adaptá-los às condições da escola, evitando julgar os interesses subliminares; III - estabelecer análise da sociedade sob a ótica dos interesses de classe social; IV - produzir intervenção pedagógica sob a perspectiva de classe social. Está(ão) correta(s) a(s) pretensão(ões):
I, somente.
I e II, somente.
I e IV, somente.
I, III e IV, somente.
I, II, III e IV.
59 Um professor de Educação Física é responsável por uma turma do 1º ciclo do Ensino Fundamental cuja média de idade é de 8 anos. De acordo com a seqüência do desenvolvimento motor apresentada por Tani et alii (1988), seu programa de ensino deve contemplar
a combinação de movimentos fundamentais
as habilidades esportivas específicas.
os movimentos rudimentares.
os movimentos reflexos, apenas.
os movimentos reflexos e os movimentos naturais.
O aumento no número e no tamanho das células e as transformações funcionais que ocorrem nos diferentes sistemas do organismo correspondem, respectivamente,
à maturação e à aprendizagem.
à aprendizagem e ao desenvolvimento.
ao crescimento e à aprendizagem.
ao desenvolvimento e à aprendizagem.
ao crescimento e ao desenvolvimento.
A crítica formulada à denominada tendência psicopedagogizante da Educação Física reside
no uso do esporte como conteúdo exclusivo de suas aulas.
no uso da disciplina militarizada em suas aulas.
na sua defesa da saúde e da aptidão física como objetivos principais.
na sua postura crítica e politizada.
nas suas formulações abstratas e a-históricas de criança, homem e idoso.
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