Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
As atividades anaeróbias lácticas como a(o) ____levam a adaptações, como aumento das ______________________.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Assinale a alternativa que apresenta a respectiva ordem do metabolismo energético predominante nas seguintes atividades físicas: caminhada lenta, salto em distância e natação 200 metros borboleta.
Anaeróbio láctico, anaeróbio aláctico e anaeróbio láctico.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em algumas práticas esportivas, é muito comum quedas e traumas. Muitas delas acabam levando a feridas e sangramento. Preocupado com essas condições, a ordem correta dos procedimentos em situações de sangramento externo é:
pressão nas artérias relacionadas à hemorragia, elevação do membro e aplicação de gelo no local.
pressão direta sobre a área, elevação do segmento e, se necessário, pontos específicos de pressão sobre algumas artérias relacionadas a hemorragia.
elevação do segmento, pressão em pontos específicos como artérias e, se necessário, pressão direta sobre a área lesada.
pressão nas artérias relacionadas a hemorragia, elevação do segmento e, se necessário, pressão direta sobre a área lesada.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os procedimentos primordiais para a ressuscitação cardiopulmonar, na ordem correta, são:
abertura da via aérea, desbloqueio da respiração e massagem cardíaca.
abertura da boca, respiração boca-a-boca e verificação da freqüência cardíaca.
abertura da via aérea, estabelecimento da respiração e da circulação.
estabelecimento da circulação, respiração e abertura da via aérea.
estabelecimento da respiração, abertura da via aérea.
A Leitura de qualquer texto acontece por meio da interpretação e compreensão de certos códigos culturais. O corpo apresenta alguns códigos de comunicação, como os biológicos, que transmitem alterações fisiológicas; os sociais, que envolvem toda comunicação pragmática com finalidades instrucionais e técnicas; e os culturais que se referem a tudo que é criado pelo ser humano a fim de identificá-lo com seu grupo, isto é, com sua produção cultural. Esses códigos não estão isolados uns dos outros; é seu entrecruzamento que garante aos indivíduos desenvolver a
elaboração intelectual e física a fim de que possam se relacionar com o mundo em constante mudança.
compreensão dos sistemas que norteiam a criação das regras dos jogos e competições.
capacidade de construção simbólica necessária para a compreensão do mundo que os cerca.
capacidade de aprender e se aperfeiçoar nos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e cooperativos indispensáveis ao bom rendimento escolar.
maioria das capacidades necessárias ao bom desempenho escolar, e profissional no futuro.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), da Educação Física, apresentam uma proposta que visa a democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliá-la, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore nos alunos dimensões
cognitivas, políticas e afetivas.
práticas, teóricas e socioculturais.
afetivas, contextuais e práticas.
afetivas, socioculturais e esportivas.
afetivas, cognitivas e socioculturais.
Os PCN's da Educação Física consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam
descobrir as reais tendências dos alunos e escolher as atividades mais adequadas para o desenvolvimento dos programas.
dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo ensino-aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.
aprender os fundamentos teóricos e práticos dos esportes mais praticados nos programas escolares.
desenvolver conjuntamente os aspectos relacionados ao desenvolvimento global dos estudantes.
apresentar melhorias estruturais relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.
Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.
Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.
Acerca do processo de aprendizagem do gestual mineiro, é correto afirmar que
a gestualidade contida e econômica é apenas uma das muitas opções oferecidas ao mineiro recém-chegado.
a destreza do bom operário fora conseguida por treinamento fornecido pela empresa que o contratara.
o corpo aprende a gestualidade que é geneticamente determinada, independente das situações e oportunidades sócio-ambientais.
não esbanjar forças e saber distribuí-las adequadamente no espaço e no tempo são aprendizagens dependentes do local em que se está.
a economia gestual oferecida pela mineira mais experiente é uma forma de demonstração da sua superioridade hierárquica.
Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.
Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.
Com respeito à arquitetura das habitações e locais de trabalho e descanso, pode-se afirmar que
exercem controle na constituição do indivíduo e de sua gestualidade.
são levados em consideração pelo trabalhador ao escolher seu emprego.
o ambiente opressor motiva a formação de padrões cognitivos para o máximo de gasto energético.
o movimento humano e as formas como é realizado no trabalho não são modos de exercício do poder.
a estética da retidão e suas implicações políticas sempre estão contidas em projetos arquitetônicos.
Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.
Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.
A repetição de um padrão de movimento, incorporado como comportamento,
pode levar o indivíduo ao desenvolvimento de atitudes menos econômicas para a situação treinada.
não interfere no desempenho das atividades cotidianas individuais e não tem maiores conseqüências cognitivas.
gera uma cadeia processual em que o aprendizado pela observação não é conseqüência inevitável.
transfere padrões do ambiente ao qual é adequado para outros, e pode tornar movimentos a priori desagradáveis, confortáveis.
induz à formação de maior liberdade gestual para a mesma situação, com escolhas em um rol de possibilidades acumuladas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...