Questões de Educação Física do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.

As atividades anaeróbias lácticas como a(o) ____levam a adaptações, como aumento das ______________________.

  • A. musculação … enzimas glicolíticas
  • B. ciclismo de estrada … enzimas oxidativas
  • C. caminhada … enzimas mitocôndrias
  • D. natação 400 m medley … fibras musculares do tipo 2
  • E. arremesso de peso … mitocôndrias

Assinale a alternativa que apresenta a respectiva ordem do metabolismo energético predominante nas seguintes atividades físicas: caminhada lenta, salto em distância e natação 200 metros borboleta.

  • A.

    Anaeróbio láctico, anaeróbio aláctico e anaeróbio láctico.

  • B. Aeróbio, anaeróbio láctico e aeróbio.
  • C. Anaeróbio láctico, anaeróbio aláctico e aeróbio.
  • D. Anaeróbio aláctico, anaeróbio aláctico e aeróbio.
  • E. Aeróbio, anaeróbio aláctico e anaeróbio láctico.

Em algumas práticas esportivas, é muito comum quedas e traumas. Muitas delas acabam levando a feridas e sangramento. Preocupado com essas condições, a ordem correta dos procedimentos em situações de sangramento externo é:

  • A.

    pressão nas artérias relacionadas à hemorragia, elevação do membro e aplicação de gelo no local.

  • B.

    pressão direta sobre a área, elevação do segmento e, se necessário, pontos específicos de pressão sobre algumas artérias relacionadas a hemorragia.

  • C.

    elevação do segmento, pressão em pontos específicos como artérias e, se necessário, pressão direta sobre a área lesada.

  • D. elevação do segmento, pontos específicos de pressão sobre algumas artérias relacionadas a hemorragia e aplicação de calor no local.
  • E.

    pressão nas artérias relacionadas a hemorragia, elevação do segmento e, se necessário, pressão direta sobre a área lesada.

Os procedimentos primordiais para a ressuscitação cardiopulmonar, na ordem correta, são:

  • A.

    abertura da via aérea, desbloqueio da respiração e massagem cardíaca.

  • B.

    abertura da boca, respiração boca-a-boca e verificação da freqüência cardíaca.

  • C.

    abertura da via aérea, estabelecimento da respiração e da circulação.

  • D.

    estabelecimento da circulação, respiração e abertura da via aérea.

  • E.

    estabelecimento da respiração, abertura da via aérea.

A Leitura de qualquer texto acontece por meio da interpretação e compreensão de certos códigos culturais. O corpo apresenta alguns códigos de comunicação, como os biológicos, que transmitem alterações fisiológicas; os sociais, que envolvem toda comunicação pragmática com finalidades instrucionais e técnicas; e os culturais que se referem a tudo que é criado pelo ser humano a fim de identificá-lo com seu grupo, isto é, com sua produção cultural. Esses códigos não estão isolados uns dos outros; é seu entrecruzamento que garante aos indivíduos desenvolver a

  • A.

    elaboração intelectual e física a fim de que possam se relacionar com o mundo em constante mudança.

  • B.

    compreensão dos sistemas que norteiam a criação das regras dos jogos e competições.

  • C.

    capacidade de construção simbólica necessária para a compreensão do mundo que os cerca.

  • D.

    capacidade de aprender e se aperfeiçoar nos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e cooperativos indispensáveis ao bom rendimento escolar.

  • E.

    maioria das capacidades necessárias ao bom desempenho escolar, e profissional no futuro.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), da Educação Física, apresentam uma proposta que visa a democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliá-la, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore nos alunos dimensões

  • A.

    cognitivas, políticas e afetivas.

  • B.

    práticas, teóricas e socioculturais.

  • C.

    afetivas, contextuais e práticas.

  • D.

    afetivas, socioculturais e esportivas.

  • E.

    afetivas, cognitivas e socioculturais.

Os PCN's da Educação Física consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam

  • A.

    descobrir as reais tendências dos alunos e escolher as atividades mais adequadas para o desenvolvimento dos programas.

  • B.

    dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo ensino-aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

  • C.

    aprender os fundamentos teóricos e práticos dos esportes mais praticados nos programas escolares.

  • D.

    desenvolver conjuntamente os aspectos relacionados ao desenvolvimento global dos estudantes.

  • E.

    apresentar melhorias estruturais relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Acerca do processo de aprendizagem do gestual mineiro, é correto afirmar que

  • A.

    a gestualidade contida e econômica é apenas uma das muitas opções oferecidas ao mineiro recém-chegado.

  • B.

    a destreza do bom operário fora conseguida por treinamento fornecido pela empresa que o contratara.

  • C.

    o corpo aprende a gestualidade que é geneticamente determinada, independente das situações e oportunidades sócio-ambientais.

  • D.

    não esbanjar forças e saber distribuí-las adequadamente no espaço e no tempo são aprendizagens dependentes do local em que se está.

  • E.

    a economia gestual oferecida pela mineira mais experiente é uma forma de demonstração da sua superioridade hierárquica.

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Com respeito à arquitetura das habitações e locais de trabalho e descanso, pode-se afirmar que

  • A.

    exercem controle na constituição do indivíduo e de sua gestualidade.

  • B.

    são levados em consideração pelo trabalhador ao escolher seu emprego.

  • C.

    o ambiente opressor motiva a formação de padrões cognitivos para o máximo de gasto energético.

  • D.

    o movimento humano e as formas como é realizado no trabalho não são modos de exercício do poder.

  • E.

    a estética da retidão e suas implicações políticas sempre estão contidas em projetos arquitetônicos.

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

A repetição de um padrão de movimento, incorporado como comportamento,

  • A.

    pode levar o indivíduo ao desenvolvimento de atitudes menos econômicas para a situação treinada.

  • B.

    não interfere no desempenho das atividades cotidianas individuais e não tem maiores conseqüências cognitivas.

  • C.

    gera uma cadeia processual em que o aprendizado pela observação não é conseqüência inevitável.

  • D.

    transfere padrões do ambiente ao qual é adequado para outros, e pode tornar movimentos a priori desagradáveis, confortáveis.

  • E.

    induz à formação de maior liberdade gestual para a mesma situação, com escolhas em um rol de possibilidades acumuladas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...