Questões de Educação Física do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as seguintes afirmativas sobre o handebol:

I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.

II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos.

III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo.

IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema.

São corretas as afirmações feitas apenas em:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    I e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    I, II e III

O teste de dobra cutânea é utilizado para medir

  • A.

    a quantidade de gordura contida no tecido celular subcutâneo.

  • B.

    os números de dobras do corpo.

  • C.

    a quantidade de sangue.

  • D.

    a extremidade dos ossos.

  • E.

    a espessura dos ossos.

O papel da Educação Física na escola é entendido a partir de diferentes concepções, entre elas encontra-se a biológica e a bio-psicológica, às quais correspondem, respectivamente, à melhoria

  • A.

    do desenvolvimento intelectual.

  • B.

    do equilíbrio emocional e ao desenvolvimento intelectual.

  • C.

    do desenvolvimento psíquico e à melhoria do desenvolvimento psicomotor.

  • D.

    Da aptidão física e à melhoria do desenvolvimento psicomotor cognitivo e afetivo.

  • E.

    da aptidão física e da intelectual.

A Educação Física no Brasil passou por várias tendências que estão incorporadas e vivas na didática dos professores atuais, uma delas é a Pedagogicista, que se resume em:

  • A.

    Enfatiza a saúde em primeiro plano; papel fundamental na formação de pessoas sadias e fortes.

  • B.

    Visa impor à toda sociedade padrões de comportamento esteriotipado, frutos da conduta disciplinar própria ao regime da caserna.

  • C.

    Necessidade de encarar a Educação Física não somente como prática capaz de promover saúde, mas como uma forma capaz de promover a chamada Educação Integral.

  • D.

    Caracterização da competição e da superação individual com valores fundamentais e desejados para a sociedade moderna.

  • E.

    Sustenta-se numa "teorização" transmitida oralmente entre as gerações de trabalhadores.

Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo:

  • A.

    operatório-concreto

  • B.

    operatório-formal

  • C.

    sensório-motor

  • D.

    pré-operatório

  • E.

    simbólico

Os especialistas e os seguidores da "abordagem crítico-superadora" defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado "cultura corporal". Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:

  • A.

    do interesse da maioria da turma, para despertar maior motivação para a aprendizagem

  • B.

    da competência didático-pedagógica do professor, para garantir a eficácia do ensino

  • C.

    do estágio de desenvolvimento motor dos alunos, para assegurar a aprendizagem das habilidades motoras

  • D.

    da popularidade dos temas da cultura corporal junto a comunidade escolar, para reforçar a identidade comunitária

  • E.

    dos diferentes temas da cultura corporal, para possibilitar a vivência e a reflexão acerca do seu significado, sentido e fatores determinantes

Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:

  • A.

    fomentar o interesse permanente pela prática recreativa das atividades físico-esportivas

  • B.

    educar a juventude por meio de atividades lúdico-esportivas para a ocupação das horas de ócio

  • C.

    trabalhar as atividades físicas na perspectiva da formação de corpos harmoniosos, saudáveis e robustos

  • D.

    desenvolver, por meio da prática de atividades físico-esportivas, um caráter altruísta, participativo e solidário

  • E.

    formar uma consciência crítica em relação aos fatores determinantes das normas e valores competitivos que impregnam o esporte

O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:

  • A.

    feedback

  • B.

    demonstração

  • C.

    variação da situação estímulo

  • D.

    transferência de aprendizagem

  • E.

    capacidade de ilustrar com exemplos

As abordagens pedagógicas da Educação Física denominadas de "Desenvolvimentista" e de "Construtivista-interacionista" têm como principais defensores, respectivamente, os professores Go Tani e João Batista Freire. De comum, elas se apoiam nas teorias do desenvolvimento humano. No entanto, a abordagem pedagógica "Construtivista-interacionista" diferencia-se da abordagem pedagógica "Desenvolvimentista", pois não se fundamenta nas teorias:

  • A.

    do desenvolvimento e da aprendizagem motora e não acredita na existência de padrões e esquemas motores

  • B.

    da aprendizagem motora e não acredita na existência de "padrões de movimento humano

  • C.

    do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "padrões de movimento humano"

  • D.

    da aprendizagem motora e não acredita na existência de "esquemas motores"

  • E.

    do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "esquemas motores"

O discurso "higienista" foi o que influenciou as propostas e as práticas pedagógicas quando da introdução oficial da Educação Física na escola brasileira. Considerando essa concepção pedagógica, qual foi o conhecimento de ensino-aprendizagem definido como obrigatório para alunos de ambos os sexos?

  • A.

    dança

  • B.

    esporte

  • C.

    ginástica

  • D.

    jogos populares

  • E.

    estruturas psicomotoras de base

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...