Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as seguintes afirmativas sobre o handebol:
I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.
II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos.
III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo.
IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema.
São corretas as afirmações feitas apenas em:
I, II e IV
I, III e IV
I e IV
I e III
I, II e III
O teste de dobra cutânea é utilizado para medir
a quantidade de gordura contida no tecido celular subcutâneo.
os números de dobras do corpo.
a quantidade de sangue.
a extremidade dos ossos.
a espessura dos ossos.
O papel da Educação Física na escola é entendido a partir de diferentes concepções, entre elas encontra-se a biológica e a bio-psicológica, às quais correspondem, respectivamente, à melhoria
do desenvolvimento intelectual.
do equilíbrio emocional e ao desenvolvimento intelectual.
do desenvolvimento psíquico e à melhoria do desenvolvimento psicomotor.
Da aptidão física e à melhoria do desenvolvimento psicomotor cognitivo e afetivo.
da aptidão física e da intelectual.
A Educação Física no Brasil passou por várias tendências que estão incorporadas e vivas na didática dos professores atuais, uma delas é a Pedagogicista, que se resume em:
Enfatiza a saúde em primeiro plano; papel fundamental na formação de pessoas sadias e fortes.
Visa impor à toda sociedade padrões de comportamento esteriotipado, frutos da conduta disciplinar própria ao regime da caserna.
Necessidade de encarar a Educação Física não somente como prática capaz de promover saúde, mas como uma forma capaz de promover a chamada Educação Integral.
Caracterização da competição e da superação individual com valores fundamentais e desejados para a sociedade moderna.
Sustenta-se numa "teorização" transmitida oralmente entre as gerações de trabalhadores.
Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo:
operatório-concreto
operatório-formal
sensório-motor
pré-operatório
simbólico
Os especialistas e os seguidores da "abordagem crítico-superadora" defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado "cultura corporal". Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:
do interesse da maioria da turma, para despertar maior motivação para a aprendizagem
da competência didático-pedagógica do professor, para garantir a eficácia do ensino
do estágio de desenvolvimento motor dos alunos, para assegurar a aprendizagem das habilidades motoras
da popularidade dos temas da cultura corporal junto a comunidade escolar, para reforçar a identidade comunitária
dos diferentes temas da cultura corporal, para possibilitar a vivência e a reflexão acerca do seu significado, sentido e fatores determinantes
Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:
fomentar o interesse permanente pela prática recreativa das atividades físico-esportivas
educar a juventude por meio de atividades lúdico-esportivas para a ocupação das horas de ócio
trabalhar as atividades físicas na perspectiva da formação de corpos harmoniosos, saudáveis e robustos
desenvolver, por meio da prática de atividades físico-esportivas, um caráter altruísta, participativo e solidário
formar uma consciência crítica em relação aos fatores determinantes das normas e valores competitivos que impregnam o esporte
O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:
feedback
demonstração
variação da situação estímulo
transferência de aprendizagem
capacidade de ilustrar com exemplos
As abordagens pedagógicas da Educação Física denominadas de "Desenvolvimentista" e de "Construtivista-interacionista" têm como principais defensores, respectivamente, os professores Go Tani e João Batista Freire. De comum, elas se apoiam nas teorias do desenvolvimento humano. No entanto, a abordagem pedagógica "Construtivista-interacionista" diferencia-se da abordagem pedagógica "Desenvolvimentista", pois não se fundamenta nas teorias:
do desenvolvimento e da aprendizagem motora e não acredita na existência de padrões e esquemas motores
da aprendizagem motora e não acredita na existência de "padrões de movimento humano
do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "padrões de movimento humano"
da aprendizagem motora e não acredita na existência de "esquemas motores"
do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "esquemas motores"
O discurso "higienista" foi o que influenciou as propostas e as práticas pedagógicas quando da introdução oficial da Educação Física na escola brasileira. Considerando essa concepção pedagógica, qual foi o conhecimento de ensino-aprendizagem definido como obrigatório para alunos de ambos os sexos?
dança
esporte
ginástica
jogos populares
estruturas psicomotoras de base
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...