Questões de Educação Física do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na perspectiva da abordagem crítico-superadora, desenvolvida pelo Coletivo de Autores, a Educação Física curricular é concebida como:

  • A.

    experiência pedagógica que tematiza as diferentes práticas corporais

  • B.

    educação por meio de práticas corporais

  • C.

    educação sobre o movimento humano

  • D.

    educação pelo movimento humano

  • E.

    prática do movimento humano

Circulam na sociedade inúmeras crenças. Vejamos o exemplo de uma delas que está associada à Educação Física e fortemente disseminada por meio da mídia: "conquistar um lugar ao sol pelo esforço próprio".

Segundo Ghiraldelli Jr., essa crença está associada a que tendência pedagógica da Educação Física brasileira?

  • A.

    higienista

  • B.

    militarista

  • C.

    pedagogicista

  • D.

    competitivista

  • E.

    popular

A abordagem pedagógica desenvolvimentista considera a premissa de que existe um período crítico de aprendizagem. Esse período está baseado na noção de que certos momentos revelam-se mais adequados para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, considerando que as capacidades mínimas necessárias para aprender determinadas habilidades estão presentes no indivíduo. Considerando esse pressuposto, o período crítico para a aprendizagem é determinado, fundamentalmente, pelo seguinte aspecto:

  • A.

    idade cronológica

  • B.

    calcificação das epífises ósseas

  • C.

    estado maturacional do sistema nervoso

  • D.

    processo de instrução da habilidade

  • E.

    motivação pela aprendizagem

Qual a abordagem pedagógica de Educação Física que desenvolveu seus fundamentos teórico-metodológicos identificados com os pressupostos e princípios do materialismo histórico-dialético?

  • A.

    crítico-superadora

  • B.

    crítico-emancipatória

  • C.

    parâmetros curriculares nacionais

  • D.

    psicomotricidade

  • E.

    recreacionista

O professor iniciou sua aula desafiando os alunos a construírem um ou mais jogos esportivos a partir da dinâmica do jogo e das regras do esporte Voleibol. Como primeira atividade solicitou que eles dissessem as características do esporte Voleibol e suas regras principais. As indicações dos alunos foram sendo escritas no quadro de giz à medida que eles iam se manifestando. Como segunda atividade, os alunos se organizaram em quatro grupos para proporem modificações na regra e/ou fundamento do saque, de modo que todos tivessem a possibilidade de êxito na execução deste fundamento. Como terceira atividade, os alunos praticaram as sugestões de cada grupo. Finalizando a aula, o professor solicitou que os alunos opinassem sobre a dinâmica do trabalho em grupo, no sentido de buscar soluções para as dificuldades decorrentes da pouca habilidade demonstrada por uma grande parte dos alunos. Quais as dimensões do conhecimento contempladas, respectivamente, em cada uma das quatro atividades propostas pelo professor?

  • A.

    conceitual, conceitual, conceitual e atitudinal

  • B.

    conceitual, atitudinal, procedimental e conceitual

  • C.

    procedimental, conceitual, atitudinal e procedimental

  • D.

    conceitual, conceitual, procedimental e atitudinal

  • E.

    procedimental, procedimental, atitudinal e conceitual

Um dos alunos da 8ª série, durante a aula sobre os princípios do condicionamento físico, perguntou ao professor o que são volume e intensidade. O professor usando o exemplo de um corredor, explicou que esses dois termos significam, respectivamente, a:

  • A.

    a freqüência cardíaca atingida e o número de ve-zes que o indivíduo corre por semana

  • B.

    a distância percorrida e o número de vezes que o indivíduo corre por semana

  • C.

    a freqüência cardíaca atingida e a velocidade da corrida

  • D.

    a distância percorrida e o tempo gasto para per-corrê-la

  • E.

    a velocidade da corrida e a distância percorrida

A Educação Física "competitivista", conforme denominado por Ghiraldelli Jr. (1988), impulsionou a sua consolidação no pensamento pedagógico da Educação Física brasileira a partir da disseminação do denominado "método":

  • A.

    Francês

  • B.

    Natural Austríaco

  • C.

    Natural de Hébert

  • D.

    Treinamento Desportivo

  • E.

    Educação Física Desportiva Generalizada

O movimento humano, além de ser um comportamento observável, é produto de todo um processo que acontece internamente no indivíduo. Assinale a opção que apresenta a seqüência adequada dos mecanismos envolvidos na execução do movimento:

  • A.

    Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Mecanismo perceptivo → Sistema Muscular

  • B.

    Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor

  • C.

    Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Mecanismo efetor → Sistema Muscular

  • D.

    Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular

  • E.

    Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor

Numa seqüência de aulas sobre condicionamento aeróbio, o professor ensinou a forma mais utilizada para se calcular a freqüência cardíaca máxima. Trata-se da velha e conhecida fórmula de Karvonen. No entanto, o professor teve o cuidado de esclarecer que esta fórmula não garante fielmente o resultado, pois se trata de um resultado presumido, considerando que cada indivíduo apresenta diferentes respostas morfo-fisiológicas em função do estímulo empregado. Quais são, respectivamente, os limites inferior e superior da zona alvo para realização de um trabalho aeróbico, considerando um indivíduo de 16 anos de idade?

  • A.

    122 e 153 bpm

  • B.

    130 e 157 bpm

  • C.

    143 e 173 bpm

  • D.

    154 e 187 bpm

  • E.

    163 e 184 bpm

Com o propósito de explicar a busca de legitimação da Educação Física no currículo escolar, Valter Bracht argumenta que uma corrente de especialistas busca a justificativa da Educação Física fora das atividades, ou seja, nas suas aplicações e repercussões sociais. Para tal, esses especialistas se fundamentam no corpo de conhecimento das disciplinas biológicas e da sociologia funcionalista, configurando uma visão instrumental de Educação Física. Esses argumentos identificam o modelo de legitimação da Educação Física denominado de:

  • A.

    entrópico

  • B.

    heterônomo

  • C.

    autônomo

  • D.

    revolucionário

  • E.

    progressista

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...