Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A organização curricular implica considerar certos critérios de organização, sistematização e distribuição dos conteúdos de ensino-aprendizagem em tempos pedagogicamente necessários para a sua assimilação. Apoiado nessa compreensão, o COLETIVO DE AUTORES sugere que, durante o ciclo de iniciação da sistematização do conhecimento (4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental), sejam trabalhadas formas ginásticas:
para possibilitar o treinamento das capacidades fí-sicas, numa perspectiva crítica
locomotoras, manipulativas e estabilizadoras, para obtenção do controle corporal
coletivas, combinando-se a execução de movi-mentos básicos fundamentais
de diversos tipos (artística, aeróbia, rítmica, des-portiva etc.), aplicando suas técnicas básicas
tecnicamente aprimoradas, levando-se em consi-deração os interesses dos alunos
Tratando pedagogicamente o conhecimento Ginástica, o professor planejou uma seqüência de aulas em que o objetivo era executar diferentes tipos de movimentos básicos fundamentais manipulativos. O tema dessas aulas pode ter abrangido os seguintes movimentos manipulativos:
girar os braços sem perder o equilíbrio; executar uma parada de dois apoios; quicar a bola seqüencialmente no chão
rolar com linearidade; arremessar a bola num alvo; receber a bola jogada por outra pessoa
girar os braços sem perder o equilíbrio; escalar um paredão; galopar sem mudar a direção
conduzir a bola com o pé; rebater a bola com um taco; quicar a bola seqüencialmente no chão
chutar a bola na direção do gol; caminhar sobre uma superfície de pequena amplitude; executar uma parada de dois apoios
Em relação à Educação Física, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), quando comparada com a legislação anterior (Lei n° 5.692/71), evidencia a seguinte mudança:
é facultativa no ensino médio
pode ser ministrada por instituições terceirizadas
deve privilegiar a dimensão conceitual da cultura corporal
é concebida como componente prático
é concebida como componente curricular
Numa aula para alunos da 8ª série do ensino fundamental, cujo tema era a importância da força muscular para a saúde, o professor explicou que no treinamento de força dinâmica um dos tipos de contração é aquele em que o músculo se alonga ao exercer a força. Nesse caso, o professor está se referindo ao conceito de força:
isotônica
isocinética
concêntrica
excêntrica
isométrica
A educação física brasileira encontra na capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser:
ignorada como memória dos tempos da escravidão;
resgatada como manifestação cultural;
sistematizada como modalidade esportiva;
desenvolvida apenas para adultos com atividades de lazer.
O jogo é um dos elementos principais de um programa de educação física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto o profissional deve conhecer essas crianças e entender:
seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento;
que as mais habilidosas devem ser elogiadas;
as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação;
que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora.
A competição nos programas de educação física NÃO deve ser tratada como um monstro da conduta humana ensina Freire. Assim sendo, este autor conclui que procedimentos corretos devem conduzir o aspecto competitivo como elemento:
diferenciador de habilidades inatas;
classificador dos mais aptos;
indispensável nos esportes coletivos;
encaminhador para a cooperação.
Ao desenvolver a noção de regras do jogo de futebol, Ferraz observou que:
meninas e meninos não apresentam diferenças significativas quanto à compreensão das regras do jogo;
meninos desenvolvem padrões motores e cognitivos superiores às meninas em todas as faixas etárias;
meninas e meninos não apresentam diferenças quanto a performance motora;
aulas separadas por sexo permitem que as meninas desenvolvam melhores perfomances motoras que os meninos.
Assegurar a igualdade de acesso à prática esportiva para todas às pessoas é uma meta conceitual do(a):
do associativismo no esporte;
da interdependência do bem-estar social com relação ao estado sociedade-esporte;
do esporte como meio democratização;
do envolvimento social do esporte.
Assinale a opção correta acerca das alterações promovidas pelo exercício físico no sistema cardiovascular e na pressão arterial.
Existem evidências científicas de que a pressão arterial de indivíduos normotensos e hipertensos, tanto sistólica como diastólica, não se altera significativamente com um programa regular de atividades físicas.
É recomendada para indivíduos com doença vascular ou cardíaca a prática de exercícios estáticos, pois a tensão muscular comprime o sistema arterial, acarretando um aumento significativo da resistência ao fluxo de sangue.
Como a elevação da pressão arterial durante o exercício é consideravelmente mais alta quando a atividade é realizada com as pernas do que quando é feita com os braços, exercícios como marcha, corrida e ciclismo são contraindicados para indivíduos que apresentam disfunção cardiovascular.
A baixa pressão do sangue venoso é resolvida pela ação de válvulas que permitem um fluxo sanguíneo unidirecional de retorno ao coração, combinado com a compressão das veias pelos músculos durante o exercício, criando-se, assim, um efeito denominado de bomba de retorno venoso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...