Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A força gerada pela contração muscular depende da seção transversal do músculo e do número de fibras nessa seção. Assim, os músculos cujas fibras são oblíquas têm maior capacidade de encurtamento, e os músculos cujas fibras são paralelas geram forças mais intensas.
Os músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
Na flexão do cotovelo, o tríceps braquial é o músculo agonista e o bíceps braquial é o antagonista.
Os músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
Na flexão do cotovelo, tem-se uma alavanca de primeira classe: força e resistência estão em lados opostos em relação ao ponto de apoio. A haste é o osso do antebraço e o ponto de apoio é a articulação do cotovelo.
Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.
A dança é uma das formas mais antigas de os povos representarem suas emoções; é uma forma de expressão e comunicação que pode acompanhar ou não a música e o canto, simbolizando alegrias, tristezas, vida e morte, para celebrar o amor, a guerra, a paz, entre outras relações humanas.
Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.
A dança na escola tem como um de seus objetivos mais importantes a detecção do talento esportivo. Outro objetivo seu é a canalização da expressividade dos pensamentos e das emoções do indivíduo.
Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.
A dança pode ser utilizada na escola de forma interdisciplinar com as áreas de educação física, artes, geografia, português, inglês, história, entre outras.
Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.
Atualmente, a dança ainda é pouco utilizada como componente da educação física devido à ênfase que é dada ao esporte na escola em todo o país.
Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.
Na educação física escolar, o professor deve priorizar o saber dançar, diversificando as várias formas de dança, tais como as folclóricas e étnicas, sem se preocupar contudo com o aspecto cultural.
Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.
São exemplos de danças brasileiras o samba, o baião, a quadrilha, o chá-chá-chá, o mambo, a salsa, o bumba-meu-boi, o maracatu e o xaxado.
A ginástica é uma expressão cultural do movimento humano, e sua prática pode lembrar uma perspectiva conservadora de educação quando vinculada exclusivamente à aptidão física, tendo a mesma orientação dentro e fora da escola. Por outro lado, sua prática pode ser desenvolvida à medida de sua tradição histórica, com grande significado cultural, que possibilita ao aluno ricas experiências, contribuindo para o aprofundamento dos conhecimentos da cultura corporal por meio de sua forma particular de exercitação. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
O movimento ginástico começou nos Estados Unidos da América no século XVIII, e de lá se espalhou para toda a Europa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...