Questões de Educação Física do ano 2008

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Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Discutindo os critérios exigidos para a participação no projeto de esporte universitário apresentado acima, a comissão propôs algumas sugestões, apresentadas nos itens que se seguem. Julgue esses itens quanto à adequabilidade dessas sugestões.

I Na fase inicial de implantação do projeto, não se pode garantir a inclusão das pessoas portadoras de deficiência, meta a ser atingida posteriormente.

II Os grupos devem ser divididos por sexo e curso, de forma a se oferecerem melhores condições de treino e favorecer a interação entre os alunos do mesmo curso.

III Deve-se estimular as pessoas a freqüentar as atividades do projeto, no mínimo, duas vezes por semana.

IV As atividades deverão estar abertas à participação de todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo-se professores e demais funcionários. Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Considerando a situação proposta, julgue os itens seguintes, referentes aos critérios de participação nas atividades esportivas.

I As atividades devem permitir a participação de pessoas que apresentam dificuldades de coordenação motora e falta de agilidade na execução dos movimentos.

II As atividades não devem assemelhar-se a um treino, evitando-se, assim, que o esporte universitário seja visto sempre como uma redução à forma competitiva.

III Os horários devem ser fixos e deve-se destacar para o estudante a importância de ele reservar um momento para cuidar da saúde e se divertir.

IV Deve ser vedada, nas atividades, a participação de pessoas que não estejam inscritas ou que não façam parte da comunidade universitária. Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Considerando as justificativas que dão respaldo à proposição desse projeto de esporte universitário, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As universidades têm um papel-chave na descoberta e na formação de talentos esportivos capazes de representar o país em competições internacionais.

  • B.

    O esporte auxilia a superação da lógica utilitarista e intelectualista, tornando o meio acadêmico um lugar também de prazer a alegria.

  • C.

    A vivência do esporte fomenta a reflexão sobre os problemas do esporte em si e sobre o papel da universidade na transformação da realidade social.

  • D.

    Os universitários de hoje serão, futuramente, pais, transmitindo os valores do esporte para seus filhos e para a opinião pública em geral.

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Considerando os aspectos envolvidos na gestão desse projeto de esporte universitário, assinale a opção que corresponde a uma ação incorreta.

  • A.

    A comunidade deve ter autonomia na gestão do projeto, podendo rever a estrutura de funcionamento, desde que se preserve o caráter participativo e educativo das atividades.

  • B.

    O projeto pode assumir feições diferentes, de acordo com os interesses de cada grupo; logo, não precisa ter a mesma estrutura e as mesmas atividades em todos os locais.

  • C.

    O projeto deve ser iniciado somente após o planejamento detalhado de todas as suas etapas e o repasse dos recursos financeiros e humanos necessários para sua completa implantação.

  • D.

    Devido às dificuldades com a infra-estrutura, inadequada na maioria das universidades, deve-se compartilhar recursos entre o esporte de alto nível e o de lazer.

Nos anos 80 do século passado, vários autores apresentaram diferentes respostas para a questão: o que é educação física? Bracht defende que essa questão deve ser respondida na perspectiva da fenomenologia, ao afirmar que é preciso identificar o significado social concreto atribuído ao termo educação física. Segundo esse autor, deve-se

  • A.

    buscar a essência metafísica da educação física, ou seja, o que há de comum nela em diferentes momentos da história do homem.

  • B.

    fazer uma análise prospectiva da educação física, ou seja, apresentar um projeto que explicite, de forma ideal, como ela deve ser.

  • C.

    reconhecer que a educação física é uma ciência, ou seja, desenvolver uma teoria que delimite seu objeto de estudo e a forma de análise.

  • D.

    analisar o que geralmente vem sendo a educação física, ou seja, uma prática pedagógica, construída socialmente, com foco na cultura corporal.

As tendências pedagógicas da educação física brasileira retratam a influência exercida pela conjuntura social e política sobre os objetivos da escola na educação do corpo. Assinale a opção em que a correspondência entre o procedimento adotado e a função social valorizada está correta.

  • A.

    A utilização da dança na escola está relacionada com a preocupação em favorecer a autonomia dos alunos, formando uma pessoa consciente de si.

  • B.

    O esporte na escola está associado à preocupação em cuidar da condição física dos alunos, com foco na formação de pessoas saudáveis.

  • C.

    Com a utilização das lutas na escola, busca-se desenvolver a prontidão dos alunos para guerrear, tornando-os aptos a defender a pátria.

  • D.

    A ginástica na escola está associada à preocupação em estimular as capacidades perceptivo-motoras dos alunos, formando pessoas ágeis.

A ginástica como manifestação da cultura corporal deve ser resgatada pela escola como uma vivência que enriquece a consciência corporal dos alunos. Coerentemente com esse objetivo e contrariando a ginástica tradicional, deve-se propor que, na aula de ginástica, os alunos

  • A.

    executem os movimentos da forma mais semelhante possível à do modelo apresentado pelo professor.

  • B.

    prestem atenção às sensações advindas dos movimentos, coordenando-as com a respiração.

  • C.

    se esforcem ao máximo para executar os exercícios na intensidade prescrita pelo professor para toda a turma.

  • D.

    sigam as orientações posturais durante a execução dos movimentos para evitarem danos às próprias articulações.

Assinale a opção que apresenta uma visão crítica em relação à utilização ideológica do esporte para manipulação das massas, em favor de determinados interesses políticos e econômicos.

  • A.

    O esporte cria a oportunidade de competir em igualdade de condições, conferindo, ao final, o destaque merecido para aqueles que, pelos seus próprios méritos, foram melhores.

  • B.

    O esporte valoriza o atleta como homem, independentemente do resultado esportivo, reconhecendo o esforço e a dedicação exigidos pelos árduos treinamentos.

  • C.

    O esporte não possui uma virtude mágica nem uma deformação crônica, ele é aquilo que se fizer dele, podendo formar tanto pessoas desonestas quanto pessoas dignas.

  • D.

    O esporte oferece a possibilidade de o atleta obter ascensão social, tornando-se rico e famoso, o que prova que o sucesso está ao alcance de todos.

Proposta por Paulo Freire, a diferenciação entre três graus de consciência na interpretação do mundo foi utilizada por Medina para iniciar a reflexão sobre o papel político e social que compete à educação física. Assinale a opção em que a postura pedagógica do professor está de acordo com o nível de consciência indicado.

  • A.

    O professor com consciência transitiva ingênua está preocupado com a satisfação das necessidades básicas dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação do físico.

  • B.

    O professor com consciência transitiva crítica está preocupado com a satisfação das necessidades psíquicas dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação por meio do físico.

  • C.

    O professor com consciência transitiva crítica está preocupado com uma leitura social da realidade e, portanto, dedica-se a uma educação para a transformação social.

  • D.

    O professor com consciência intransitiva está preocupado com a auto-realização dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação do homem.

Freire apresentou uma pesquisa na qual foram avaliadas 30 crianças, de 7 a 12 anos de idade, ao realizarem um fundamento técnico do futebol: o chute. A pesquisa esclareceu o inconveniente de se tratar alunos reais como se fossem seres ideais. Assinale a opção que apresenta um dos resultados obtidos nesse estudo.

  • A.

    O êxito do chutar a bola não deve ser avaliado com base no fato de a criança fazer gol, pois, quando a bola é defendida pelo goleiro ou vai para fora do campo, isso não significa que o chute foi errado.

  • B.

    A análise das filmagens indica que todas as crianças obtiveram êxito na tarefa proposta, apresentando condutas motoras semelhantes entre si e próximas do modelo técnico desejado.

  • C.

    O grau de acerto na realização da tarefa aumentava à medida que os gestos se aproximavam do padrão técnico que corresponde à mecânica ideal do chute.

  • D.

    Quanto mais detalhada a análise dos movimentos realizados pelas crianças, mais se encontraram elementos que ressaltavam a similitude das condutas motoras, aparentemente iguais.

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