Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Discutindo os critérios exigidos para a participação no projeto de esporte universitário apresentado acima, a comissão propôs algumas sugestões, apresentadas nos itens que se seguem. Julgue esses itens quanto à adequabilidade dessas sugestões.
I Na fase inicial de implantação do projeto, não se pode garantir a inclusão das pessoas portadoras de deficiência, meta a ser atingida posteriormente.
II Os grupos devem ser divididos por sexo e curso, de forma a se oferecerem melhores condições de treino e favorecer a interação entre os alunos do mesmo curso.
III Deve-se estimular as pessoas a freqüentar as atividades do projeto, no mínimo, duas vezes por semana.
IV As atividades deverão estar abertas à participação de todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo-se professores e demais funcionários. Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando a situação proposta, julgue os itens seguintes, referentes aos critérios de participação nas atividades esportivas.
I As atividades devem permitir a participação de pessoas que apresentam dificuldades de coordenação motora e falta de agilidade na execução dos movimentos.
II As atividades não devem assemelhar-se a um treino, evitando-se, assim, que o esporte universitário seja visto sempre como uma redução à forma competitiva.
III Os horários devem ser fixos e deve-se destacar para o estudante a importância de ele reservar um momento para cuidar da saúde e se divertir.
IV Deve ser vedada, nas atividades, a participação de pessoas que não estejam inscritas ou que não façam parte da comunidade universitária. Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando as justificativas que dão respaldo à proposição desse projeto de esporte universitário, assinale a opção incorreta.
As universidades têm um papel-chave na descoberta e na formação de talentos esportivos capazes de representar o país em competições internacionais.
O esporte auxilia a superação da lógica utilitarista e intelectualista, tornando o meio acadêmico um lugar também de prazer a alegria.
A vivência do esporte fomenta a reflexão sobre os problemas do esporte em si e sobre o papel da universidade na transformação da realidade social.
Os universitários de hoje serão, futuramente, pais, transmitindo os valores do esporte para seus filhos e para a opinião pública em geral.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando os aspectos envolvidos na gestão desse projeto de esporte universitário, assinale a opção que corresponde a uma ação incorreta.
A comunidade deve ter autonomia na gestão do projeto, podendo rever a estrutura de funcionamento, desde que se preserve o caráter participativo e educativo das atividades.
O projeto pode assumir feições diferentes, de acordo com os interesses de cada grupo; logo, não precisa ter a mesma estrutura e as mesmas atividades em todos os locais.
O projeto deve ser iniciado somente após o planejamento detalhado de todas as suas etapas e o repasse dos recursos financeiros e humanos necessários para sua completa implantação.
Devido às dificuldades com a infra-estrutura, inadequada na maioria das universidades, deve-se compartilhar recursos entre o esporte de alto nível e o de lazer.
Nos anos 80 do século passado, vários autores apresentaram diferentes respostas para a questão: o que é educação física? Bracht defende que essa questão deve ser respondida na perspectiva da fenomenologia, ao afirmar que é preciso identificar o significado social concreto atribuído ao termo educação física. Segundo esse autor, deve-se
buscar a essência metafísica da educação física, ou seja, o que há de comum nela em diferentes momentos da história do homem.
fazer uma análise prospectiva da educação física, ou seja, apresentar um projeto que explicite, de forma ideal, como ela deve ser.
reconhecer que a educação física é uma ciência, ou seja, desenvolver uma teoria que delimite seu objeto de estudo e a forma de análise.
analisar o que geralmente vem sendo a educação física, ou seja, uma prática pedagógica, construída socialmente, com foco na cultura corporal.
As tendências pedagógicas da educação física brasileira retratam a influência exercida pela conjuntura social e política sobre os objetivos da escola na educação do corpo. Assinale a opção em que a correspondência entre o procedimento adotado e a função social valorizada está correta.
A utilização da dança na escola está relacionada com a preocupação em favorecer a autonomia dos alunos, formando uma pessoa consciente de si.
O esporte na escola está associado à preocupação em cuidar da condição física dos alunos, com foco na formação de pessoas saudáveis.
Com a utilização das lutas na escola, busca-se desenvolver a prontidão dos alunos para guerrear, tornando-os aptos a defender a pátria.
A ginástica na escola está associada à preocupação em estimular as capacidades perceptivo-motoras dos alunos, formando pessoas ágeis.
A ginástica como manifestação da cultura corporal deve ser resgatada pela escola como uma vivência que enriquece a consciência corporal dos alunos. Coerentemente com esse objetivo e contrariando a ginástica tradicional, deve-se propor que, na aula de ginástica, os alunos
executem os movimentos da forma mais semelhante possível à do modelo apresentado pelo professor.
prestem atenção às sensações advindas dos movimentos, coordenando-as com a respiração.
se esforcem ao máximo para executar os exercícios na intensidade prescrita pelo professor para toda a turma.
sigam as orientações posturais durante a execução dos movimentos para evitarem danos às próprias articulações.
Assinale a opção que apresenta uma visão crítica em relação à utilização ideológica do esporte para manipulação das massas, em favor de determinados interesses políticos e econômicos.
O esporte cria a oportunidade de competir em igualdade de condições, conferindo, ao final, o destaque merecido para aqueles que, pelos seus próprios méritos, foram melhores.
O esporte valoriza o atleta como homem, independentemente do resultado esportivo, reconhecendo o esforço e a dedicação exigidos pelos árduos treinamentos.
O esporte não possui uma virtude mágica nem uma deformação crônica, ele é aquilo que se fizer dele, podendo formar tanto pessoas desonestas quanto pessoas dignas.
O esporte oferece a possibilidade de o atleta obter ascensão social, tornando-se rico e famoso, o que prova que o sucesso está ao alcance de todos.
Proposta por Paulo Freire, a diferenciação entre três graus de consciência na interpretação do mundo foi utilizada por Medina para iniciar a reflexão sobre o papel político e social que compete à educação física. Assinale a opção em que a postura pedagógica do professor está de acordo com o nível de consciência indicado.
O professor com consciência transitiva ingênua está preocupado com a satisfação das necessidades básicas dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação do físico.
O professor com consciência transitiva crítica está preocupado com a satisfação das necessidades psíquicas dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação por meio do físico.
O professor com consciência transitiva crítica está preocupado com uma leitura social da realidade e, portanto, dedica-se a uma educação para a transformação social.
O professor com consciência intransitiva está preocupado com a auto-realização dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação do homem.
Freire apresentou uma pesquisa na qual foram avaliadas 30 crianças, de 7 a 12 anos de idade, ao realizarem um fundamento técnico do futebol: o chute. A pesquisa esclareceu o inconveniente de se tratar alunos reais como se fossem seres ideais. Assinale a opção que apresenta um dos resultados obtidos nesse estudo.
O êxito do chutar a bola não deve ser avaliado com base no fato de a criança fazer gol, pois, quando a bola é defendida pelo goleiro ou vai para fora do campo, isso não significa que o chute foi errado.
A análise das filmagens indica que todas as crianças obtiveram êxito na tarefa proposta, apresentando condutas motoras semelhantes entre si e próximas do modelo técnico desejado.
O grau de acerto na realização da tarefa aumentava à medida que os gestos se aproximavam do padrão técnico que corresponde à mecânica ideal do chute.
Quanto mais detalhada a análise dos movimentos realizados pelas crianças, mais se encontraram elementos que ressaltavam a similitude das condutas motoras, aparentemente iguais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...