Questões de Educação Física do ano 2008

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma escola que desenvolva um projeto político-pedagógico fundamentado na perspectiva crítico-superadora, a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido nas aulas de educação física deve focar

  • A.

    a saúde e primar pelo uso de técnicas adequadas que permitam dimensionar o nível de condicionamento físico dos alunos.

  • B.

    as habilidades corporais e contribuir para identificar os estímulos adequados aos alunos, de acordo com o nível de desempenho de cada um.

  • C.

    o biotipo do aluno e auxiliá-lo na construção de uma imagem positiva de si e que aumente a auto-estima dele.

  • D.

    a expressão corporal e mediar a socialização dos alunos em torno das práticas corporais presentes na cultura.

Nas aulas de educação física para as séries iniciais do ensino fundamental, devem ser utilizados como conteúdo conhecimentos corporais que sejam significativos para os alunos. Não estão em acordo com essa perspectiva as atividades cujos conteúdos

  • A.

    façam referência à história de vida ou ao contexto sociocultural no qual os alunos estão inseridos.

  • B.

    estejam centrados exclusivamente nos padrões de movimento previstos para o estágio de desenvolvimento motor dos alunos.

  • C.

    sejam vivenciados de forma ativa e tragam prazer e satisfação para os alunos.

  • D.

    guardem correspondência direta com experiências concretas dos alunos.

Freire incentiva a utilização pedagógica das brincadeiras populares infantis nas aulas de educação física. Suponha que, seguindo essa orientação, um professor resolva propor a atividade denominada pega-pega, jogo no qual uma criança deve tentar pegar as demais dentro de um espaço delimitado, passando aquele que for pego a ser o pegador. Acerca dessa ação educativa, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O professor deve propor que a escolha do pegador e a definição das regras fiquem por conta dos próprios alunos.

  • B.

    O professor deve propor mudanças na atividade antes que os alunos desenvolvam eficiência, para evitar que a aprendizagem se torne estruturada.

  • C.

    O professor pode sugerir variações do jogo, alterando as dimensões espaciais ou criando outras formas de captura ou fuga.

  • D.

    O professor selecionou um jogo com forte componente cognitivo, pois exige dos alunos um exercício de percepção das noções de espaço e tempo.

O debate sobre a melhoria da qualidade das experiências de lazer, entendido como a percepção de liberdade, motivação intrínseca e satisfação advindas do engajamento em situações sociais, aponta para fatores que favorecem seu desenvolvimento. Tais fatores não incluem a

  • A.

    preocupação com a redução das barreiras arquitetônicas para portadores de necessidades especiais e idosos.

  • B.

    discussão acerca do planejamento adequado de um espaço urbano de qualidade que contemple as necessidades de lazer.

  • C.

    ênfase nos cuidados com a preservação da natureza, proibindo o acesso aos parques ecológicos para evitar a interferência do homem no meio ambiente.

  • D.

    influência marcante da mídia no incentivo à adoção de novos hábitos saudáveis de vida.

Com base nos princípios considerados relevantes por Medina para que a educação física assuma uma nova perspectiva pedagógica, julgue os itens abaixo.

I A autenticidade dos conteúdos da educação física está relacionada com o resgate da cultura corporal e de suas raízes nas atividades significativas da cultura popular.

II A competência pedagógica dos professores de educação física depende do estudo aprofundado de disciplinas científicas que descrevam as propriedades do corpo humano.

III A perspectiva transformadora da educação física está condicionada ao engajamento dos professores na luta em prol das reais finalidades da educação.

 IV A possibilidade de uma ação transformadora efetiva dos professores de educação física exige que se deixe de lado o sentido utópico para fazer o que está de acordo com as condições disponíveis.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Em pesquisa realizada por Daólio, com os professores que atuavam no ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo, foram identificadas algumas características da realidade escolar da educação física. Com relação às dificuldades da prática pedagógica identificadas pelo autor na época da referida pesquisa, julgue os itens a seguir.

I Os professores não conseguiram descrever o papel específico que compete à educação física no cenário escolar, destacando suas contribuições para a educação global dos alunos.

 II A prática pedagógica da educação física ainda se caracterizava pela imposição de técnicas voltadas para o favorecimento da eficácia no desempenho de atividades corporais. I

II Os professores de educação física reconheceram que os alunos chegam à escola com um repertório corporal composto de técnicas valorizadas pela realidade sociocultural.

IV A prática pedagógica dos professores de educação física mostrou-se coerente com um discurso crítico comprometido com a compreensão de um corpo construído socialmente.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

A cultura exerce controle sobre o corpo, não apenas como meio de imposição de regras, mas também por meio da construção da própria noção de corpo. Nesse sentido, cada um dos itens abaixo apresenta uma frase, retirada de entrevista feita em pesquisa realizada por Daólio, seguida de uma assertiva a ser julgada.

 I "Eu pego aluno que não sabe correr, não sabe respirar direito ainda. Só jogam futebol." Esse professor considera o corpo do aluno como algo ligado à natureza, desprovido de aprendizagens anteriores.

II "A regra de um jogo você transporta para a regra da vida, como você vive em sociedade." Esse professor demonstra que a educação física contribui para o aluno compreender seu papel na sociedade.

III "É a hora que eles podem jogar bola. É aquela hora de lazer, de descontração." Esse professor valoriza o conteúdo da educação física e a sua interação com outras disciplinas do currículo escolar.

IV "Dentro da educação física você pode ajudar o corpo a funcionar, essa máquina a funcionar de uma forma melhor." Esse professor manifesta uma visão que valoriza o corpo como uma expressão do ser-no-mundo.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Acerca do processo de formação continuada dos professores de educação física que auxilie uma elaboração crítica do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subseqüentes.

 I Os limites da escola na transformação da realidade social direcionam a formação continuada para uma dimensão mais técnica, neutra do ponto de vista político.

II O caráter diversificado da realidade escolar implica uma formação generalista, na qual o domínio de técnicas especializadas é mais importante do que a teoria.

III Devem ser elaboradas estratégias de formação continuada para que os professores desenvolvam competências para lidar com situações novas, que apresentem problemas não-rotineiros.

IV A natureza da formação continuada é conflitante: de um lado, reúne professores em torno de uma proposta pedagógica, de outro, atende necessidades locais.

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Moreira, ao discorrer sobre as perspectivas da educação física para o século XXI, analisou a problemática do ensino do ritmo sob uma perspectiva sistêmica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

I A marcação de um ritmo padronizado é um recurso metodológico que contribui para se fixar a intensidade do esforço físico exigido na aula.

 II O ensino dos modelos rítmicos permite que o indivíduo expresse sua subjetividade, por meio da descoberta do ritmo próprio.

III O caráter métrico do ritmo sugere que se inicie o ensino pelos componentes cognitivos e, depois, se introduzam as dimensões perceptivas.

IV O ritmo faz parte de toda manifestação humana, não apenas no sentido individual, mas também na comunicação com o outro.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Julgue os itens abaixo, relativos às estratégias para a incorporação da dança ou do esporte aos conteúdos da educação física escolar.

I Na realização de apresentações de dança, o professor deve selecionar os alunos que apresentam melhor domínio dos aspectos técnicos e expressivos.

II A prática esportiva na escola deve seguir os mesmos parâmetros que regem o esporte de uma maneira geral, sob pena de tornar-se descontextualizada.

 III No ensino da dança, o professor se vê diante do desafio de equilibrar o treinamento da dimensão técnica sem prejudicar a espontaneidade da expressão corporal.

IV Na seleção do esporte a ser trabalhado nas aulas, o professor deve identificar a preferência da comunidade local, pois isso garante a motivação cultural.

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...