Questões de Educação Física do ano 2008

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A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Muitos professores de educação física, hoje, têm preferido avaliar a participação e o interesse dos alunos nas suas aulas. Isso pode ser considerado um avanço porque, ao procederem dessa forma, esses professores avaliam os dois principais domínios do comportamento humano: o motor e o cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

As tendências contemporâneas críticas de educação física valorizam a auto-avaliação e permitem que os alunos participem do processo avaliando o professor e o ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Na educação física, quando se avalia o aluno apenas no final do processo, com ênfase na quantificação dos resultados alcançados, adota-se uma concepção de avaliação conhecida como formativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Tanto no ensino fundamental como no ensino médio, a avaliação em educação física deve contemplar os conteúdos conceituais (saber conhecer), atitudinais (saber ser) e procedimentais (saber fazer).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o esporte de alto nível possui características ideais diferenciadas do esporte comunitário de lazer, é correto afirmar que são aspectos típicos do esporte de alto nível

  • A.

    prática de atividades variadas e rendimento máximo.

  • B.

    altos investimentos financeiros e decisões democráticas.

  • C.

    acompanhamento científico e a automatização de movimentos.

  • D.

    possibilidades gerais para todos e adaptação do jogo à pessoa

O princípio da sobrecarga estipula que as mudanças funcionais no corpo ocorrem apenas quando a intensidade da atividade é suficiente para ativar a produção de energia e provocar mudanças plásticas no organismo. Sendo assim, a faixa adequada para o treinamento de jovens sedentários é

  • A.

    inferior a 40% da freqüência cardíaca máxima.

  • B.

    superior a 40% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 60% da freqüência cardíaca máxima.

  • C.

    superior a 60% da freqüência cardíaca máxima, e inferior a 85% da freqüência cardíaca máxima.

  • D.

    superior a 85% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 95% da freqüência cardíaca máxima.

As qualidades físicas que apresentam, respectivamente, o maior e o menor grau de adaptabilidade ao treinamento são

  • A.

    resistência aeróbia e velocidade

  • B.

    flexibilidade e resistência muscular localizada.

  • C.

    potência anaeróbia e coordenação motora.

  • D.

    equilíbrio e força.

Ao acompanhar e orientar a execução de exercícios de alongamento, em um ambiente laboral, o professor deve orientar o praticante a alongar

  • A.

    até sentir uma tensão estável nos músculos alongados, fazendo, em seguida, pequenos balanceios.

  • B.

    e fazer a contagem por um período de até 5 segundos, trocando, depois, o movimento.

  • C.

    e expirar totalmente o ar; a partir de então, não inspirar, mantendo a respiração presa.

  • D.

    de forma suave; se sentir qualquer incômodo, voltar um pouco até uma posição confortável.

Um indivíduo, para ter um estilo de vida ativo e saudável, deve praticar atividade física

  • A.

    em jejum, antes de tomar café da manhã, o que ajuda a emagrecer mais rapidamente.

  • B.

    de baixa intensidade, de forma esporádica, o que contribui para emagrecer sem risco de lesões.

  • C.

    de fortalecimento muscular, como flexões e abdominais, o que contribui pouco para o emagrecimento.

  • D.

    na companhia de um amigo ou em esportes coletivos, o que ajuda na motivação para emagrecer.

No treinamento esportivo, de acordo com o princípio da especificidade, a melhoria do rendimento em uma determinada modalidade esportiva

  • A.

    não contribui para o rendimento em outra modalidade esportiva.

  • B.

    contribui de maneira significativa para o rendimento em outra modalidade esportiva.

  • C.

    contribui pouco para o desempenho em outra modalidade esportiva.

  • D.

    contribui para o rendimento em outra modalidade esportiva, mas requer um período prévio de adaptação.

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