Questões de Educação Física do ano 2009

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Ginástica Artística e de Trampolim, existem alguns termos que dificilmente serão encontrados em outras modalidades esportivas. Algumas delas são de origem estrangeira, porém muito comum no esporte em pauta.

Podemos afirmar que:

  • A.

    Kippe: palavra de origem alemã que significa báscula: são movimentos executados em todos os aparelhos que permitem rotação.

  • B.

    Reversão: é o termo utilizado em movimentos de rotação.

  • C.

    Mortais: são movimentos de rotação no mínimo 180 graus, na sua fase de vôo.

  • D.

    Oitavas: são movimentos que antecedem o salto mortal, no início da fase do vôo.

  • E.

    Todas estão incorretas.

Existem vários conceitos que determinam os movimentos no corpo humano. Partindo do exposto e, de modo geral, podemos definir esses conceitos como segue abaixo. Marque a segunda coluna em relação à primeira:

I- Resistência de velocidade.

II- Velocidade.

III- Potência.

IV- Força.

V- Coordenação.

 

(  ) Quantidade de energia desenvolvida para lançar qualquer objeto.

(  ) Quantidade de energia desenvolvida contra outra oposta.

(  ) Esse termo depende essencialmente da força máxima, da velocidade de contração muscular e do poder de coordenação.

(  ) Apesar de grande gasto de oxigênio é mantido um elevado desempenho.

(  ) É o termo utilizado da superação de liberdade excedente do órgão em movimento à custa da organização objetivada e racional das forças ativas e reativas.

 

Está correta a seqüência:

  • A.

    II, V, III, I e IV.

  • B.

    I, II, V, IV e III.

  • C.

    III, IV, II, V e I.

  • D.

    III, IV, II, I e V.

  • E.

    IV, III, V, I e II.

Existe um grande número de métodos de treinamento de força para que haja correspondência ao desporto desejado e a um melhor desempenho. Por isso a otimização do treinamento de força tem sido reforçada. Nos métodos abaixo, marque na segunda coluna o que relaciona com a primeira:

I- Método isométrico.

II- Método concêntrico.

III- Método pliométrico.

IV- Método isocinético.

V- Método com resistência variável.

( ) Está relacionado com a utilização de equipamentos de musculação bastante sofisticados.

(  ) Baseia-se na tensão dos músculos em uma determinada posição da articulação sem que o seu comprimento seja modificado.

(  ) Fundamenta-se em um trabalho com ações motoras no qual, os músculos superam uma resistência em uma velocidade constante e com tensão quase máxima.

(  ) Baseia-se na utilização da energia cinética de um aparelho, acumulada na queda de uma determinada altura, para estimular as contrações musculares.

(  ) Baseia-se na execução de ações motoras em que a ênfase ocorre na fase concêntrica do trabalho.

 

Está correta a seqüência:

  • A.

    IV, III, I, V e II.

  • B.

    II, V, I, IV e III.

  • C.

    III, II, V, I e IV.

  • D.

    I, IV, III, II e V.

  • E.

    V, I, IV, III e II.

A flexibilidade abrange propriedades morfofuncionais do aparelho motor que determinam a amplitude dos movimentos do ser humano. Partindo do termo flexibilidade, podemos afirmar que:

I- A flexibilidade refere-se à mobilidade geral das articulações.

II- A falta de flexibilidade pode comprometer e atrasar a assimilação dos hábitos motores.

III- A falta de flexibilidade limita os níveis de força, velocidade e piora a coordenação intra e intermuscular.

IV- A falta de flexibilidade diminui a economia de trabalho e aumenta a possibilidade de lesões musculares, articulares e dos ligamentos.

V- Um nível insuficiente de flexibilidade é também a causa da diminuição dos resultados decorrentes do treinamento voltado ao desenvolvimento de outras capacidades motoras.

 

Está correta a seqüência:

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    III, Iv e V.

  • E.

    Todas estão corretas.

Em relação ao currículo em Educação Física, marque a alternativa correta no que se refere a verdadeiro ou falso em cada questão.

(  ) A área de pesquisa processo ensinoaprendizagem é exclusiva dos currículos em Licenciatura.

(  ) A dança, a recreação e a psicologia podem ser conteúdo para uma Escola de Educação Física.

(  )  A área de estudo da anatomia, fisiologia e psicologia está somente ligada ao currículo do Bacharelado.

(  ) O conceito de um currículo em Educação Física refere-se unicamente à prática social e a ensinamentos do esporte.

(  ) No curso de Graduação em Educação Física, quer seja voltado para a Licenciatura ou Bacharelado, aprende-se, basicamente, a ensinar os movimentos básicos dos esportes.

 

Está correta a seqüência:

  • A.

    F, V, F, F e F.

  • B.

    V, F, V, F e F.

  • C.

    F, F, F, V e F.

  • D.

    F, F, F, F e V.

  • E.

    V, V, V, F e F.

No sentido geral, a força do homem é definida como a capacidade de superar a resistência externa à custa dos esforços musculares. Também pode ser considerada como condição para assegurar qualquer deslocamento. A força de contração dos músculos esqueléticos pode ser relacionada em grupos de fatores fisiológicos. Partindo desses princípios, marque a alternativa correta no que se refere a verdadeiro ou falso em cada questão:

(  ) Nervosos centrais: são os que organizam as influências excitantes sobre os neurônios motores.

(  ) Periféricos: que determinam o estado corrente funcional dos músculos.

(  ) Energéticos: que asseguram o efeito mecânico dos músculos contraídos.

( ) Hormonais: que regulam uma necessidade de abastecimento energético efetivo da contração muscular.

(  ) Nervosos centrais: eles também regulam a ordem de envolvimento dos músculos no trabalho e sua coordenação.

 

Está correta a seqüência:

  • A.

    V, V, F, F e F.

  • B.

    F, F, F, V e V.

  • C.

    V, V, V, F e F.

  • D.

    V, V, V, V e V.

  • E.

    F, F, F, F e F.

De acordo com a concepção contemporânea da gestão de pessoas, a fase de agregar pessoas equivale ao processo de

  • A.

    capacitar e desenvolver pessoas.

  • B.

    reunir pessoas em torno do mesmo ideal.

  • C.

    criar parcerias entre as pessoas.

  • D.

    potencializar o talento das pessoas.

  • E.

    recrutar e selecionar pessoas.

Considerando as visões tradicional e contemporânea de gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção na qual essa diferenciação é apresentada de forma correta:

  • A.

    na visão tradicional, pessoas são recursos da empresa e na contemporânea são parceiros.

  • B.

    na visão tradicional, o chefe controla pessoas e na contemporânea controla resultados.

  • C.

    na visão contemporânea, resultados são um fim em si mesmo e na tradicional um meio de produzir bens e serviços.

  • D.

    na visão tradicional, cabe as pessoas investir na sua carreira e na contemporânea cabe as organizações fazê-lo.

  • E.

    em ambas as visões, o papel dos gestores depende do modelo de gestão adotado pelas empresas onde atuam.

O processo de desenvolver pessoas, característico da visão contemporânea da gestão de pessoas, corresponde às seguintes atividades:

  • A.

    remuneração e recompensas.

  • B.

    benefícios e capacitação.

  • C.

    treinamento e desenvolvimento.

  • D.

    recrutamento e seleção.

  • E. admissão e desenvolvimento.

A iniciativa de oferecer programas de reconhecimento aos colaboradores da empresa em função do mérito profissional é inerente a que fase do processo de gestão de pessoas?

  • A.

    agregar pessoas.

  • B.

    recompensar pessoas.

  • C.

    aplicar pessoas.

  • D.

    manter pessoas.

  • E.

    monitorar pessoas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...