Questões de Educação Física do ano 2009

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando os conteúdos e os métodos de ensino da educação física escolar tratam do corpo de forma exteriorizada ao mundo onde cada aluno vive corporalmente sua existência e se realiza socialmente, está se desenvolvendo um saber

  • A. concreto.
  • B. integrado.
  • C. abstrato.
  • D. total.

Na abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), a aula aproxima o aluno da percepção da totalidade das suas atividades. Nesse sentido, a organização da aula permite que se articule

  • A. a técnica aprendida com os resultados planejados em cada atividade.
  • B. a ação, o pensamento e o sentido que há na atividade.
  • C. os conteúdos ensinados com os interesses de cada aluno.
  • D. o domínio dos conteúdos com o desenvolvimento preciso da técnica.

Segundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando

  • A. as técnicas do jogo.
  • B. a organização funcional dos jogos.
  • C. a capacidade individual de cada aluno.
  • D. a memória lúdica da comunidade.

O equilíbrio e a estabilidade são requisitos determinantes para a postura ereta, fundamental para libertação dos membros superiores e o desenvolvimento da atividade humana. Em um programa de atividade física, o professor utiliza-se de duas estratégias biomecânicas para melhorar estes requisitos de seus alunos:

  • A. a elevação do centro de gravidade e o aumento da base de apoio.
  • B. o abaixamento do centro de gravidade e a diminuição da base de apoio.
  • C. o abaixamento do centro de gravidade e o aumento da base de apoio.
  • D. a elevação do centro de gravidade e a diminuição da base de apoio.

Em uma visão crítica, a psicomotricidade vem sendo questionada como um dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física escolar, pois seus saberes

  • A. provêm de bases psicológicas e clínicas referente a déficits de aprendizagem.
  • B. têm como referência a criança em seus aspectos culturais, sociais e políticos.
  • C. abordam o desenvolvimento da criança de forma holística.
  • D. fundamentam a corporalidade da criança em bases sócio-históricas.

Segundo Carmem Soares, em sua obra “Educação Física: raízes europeias e Brasil”(1994, p. 63), a Educação Física no final do século XIX esteve vinculada à saúde biológica, assumindo o papel de protagonista em um projeto maior da sociedade. Esse projeto ficou conhecido como

  • A. higienismo.
  • B. eugenismo.
  • C. militarismo.
  • D. ecletismo.

Para Sávio “Reinventando o esporte” (2001, p.99), “O resgate da ludicidade é um dos elementos que se destacam como possibilidade de trabalho numa proposição de 'reinvenção' do esporte”. Para que isso ocorra, será necessário

  • A. implementar na escola a prática do jogo-lúdico em substituição ao esporte escolar.
  • B. assegurar a esportivização dos jogos populares e das manifestações corporais da cultura no âmbito da escola.
  • C. garantir a iniciação esportiva dos estudantes visando ao esporte de alto rendimento.
  • D. tratar, na escola, do esporte na perspectiva da ludicidade, da alegria e do prazer.

A movimentação das escápulas no homem é uma herança da adaptação morfofuncional relacionada à superposição do campo visual ao espaço de exploração e modificação da atividade (trabalho). São músculos motores da escápula:

  • A. redondo maior e serrátil posterossuperior.
  • B. trapézio e serrátil anterior.
  • C. ancôneo e levantador da escápula.
  • D. romboide maior e pronador quadrado.

Para David (2002), no artigo “ A formação de professores para a educação básica: dilemas atuais para a Educação Física” (RBCE, v. 23 nº 2, p. 122/123), as atuais diretrizes do governo federal direcionam a ação curricular para a racionalidade prática, tendo em vista resolver situações-problemas. Nessa perspectiva, a formação deve ocorrer por meio

  • A. das competências técnicas.
  • B. dos conhecimentos filosóficos.
  • C. dos conhecimentos da tradição.
  • D. das competências humanistas.

Segundo o Coletivo de Autores (1992), o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos deve articular-se com

  • A. o esporte federado.
  • B. as expectativas dos pais e alunos.
  • C. o projeto político-pedagógico da escola.
  • D. aspectos de saúde e desempenho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...