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Quando os conteúdos e os métodos de ensino da educação física escolar tratam do corpo de forma exteriorizada ao mundo onde cada aluno vive corporalmente sua existência e se realiza socialmente, está se desenvolvendo um saber
Na abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), a aula aproxima o aluno da percepção da totalidade das suas atividades. Nesse sentido, a organização da aula permite que se articule
Segundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando
O equilíbrio e a estabilidade são requisitos determinantes para a postura ereta, fundamental para libertação dos membros superiores e o desenvolvimento da atividade humana. Em um programa de atividade física, o professor utiliza-se de duas estratégias biomecânicas para melhorar estes requisitos de seus alunos:
Em uma visão crítica, a psicomotricidade vem sendo questionada como um dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física escolar, pois seus saberes
Segundo Carmem Soares, em sua obra Educação Física: raízes europeias e Brasil(1994, p. 63), a Educação Física no final do século XIX esteve vinculada à saúde biológica, assumindo o papel de protagonista em um projeto maior da sociedade. Esse projeto ficou conhecido como
Para Sávio Reinventando o esporte (2001, p.99), O resgate da ludicidade é um dos elementos que se destacam como possibilidade de trabalho numa proposição de 'reinvenção' do esporte. Para que isso ocorra, será necessário
A movimentação das escápulas no homem é uma herança da adaptação morfofuncional relacionada à superposição do campo visual ao espaço de exploração e modificação da atividade (trabalho). São músculos motores da escápula:
Para David (2002), no artigo A formação de professores para a educação básica: dilemas atuais para a Educação Física (RBCE, v. 23 nº 2, p. 122/123), as atuais diretrizes do governo federal direcionam a ação curricular para a racionalidade prática, tendo em vista resolver situações-problemas. Nessa perspectiva, a formação deve ocorrer por meio
Segundo o Coletivo de Autores (1992), o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos deve articular-se com
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