Questões de Educação Física do ano 2009

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Considerando as 10 (dez) ferramentas básicas de atuação da Ergonomia nas empresas (Lima, 2003), assinale a opção que NÃO constitui uma dessas ferramentas:

  • A.

    eliminação do movimento crítico.

  • B.

    reorganização do projeto ergonômico.

  • C.

    melhoria do método de trabalho.

  • D.

    melhoria do condicionamento físico.

  • E.

    análise antropométrica do trabalhador.

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s) são uma exigência da legislação trabalhista e hoje têm sua função ligada diretamente à qualidade de vida dos trabalhadores. Dentre as opções abaixo, qual delas representa uma função das CIPA’s nas empresas?

  • A.

    Apontar condições inseguras de trabalho existentes na organização.

  • B.

    Corrigir falhas relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho – QVT.

  • C.

    Propor programas de exercícios físicos que previnam lesões no trabalho.

  • D.

    Capacitar trabalhadores para que não se acidentem no trabalho.

  • E.

    Providenciar soluções para problemas na ergonomia dos postos de trabalho.

De acordo com o modelo transteorético dos estágios da mudança de comportamento proposto por Prochaska et al (1992), há um momento no qual o indivíduo percebe a necessidade de aderir à prática de exercícios físicos como uma ação em favor de sua saúde. Esse estágio chama-se:

  • A.

    pré-contemplativo.

  • B.

    preparatório.

  • C.

    reflexivo.

  • D.

    ação.

  • E.

    contemplativo.

A introdução de programas de exercícios físicos no âmbito organizacional visa, em ultima análise, a uma mudança no estilo de vida dos trabalhadores de modo que eles incorporem a prática regular à rotina de suas vidas. Esse estágio, segundo o modelo transteorético chama-se:

  • A.

    ação.

  • B.

    contemplativo.

  • C.

    pré-contemplativo.

  • D.

    manutenção

  • E.

    preparatório.

Todas as recomendações em saúde, no sentido de buscar qualidade de vida e bem-estar, remetem para a importância da prevenção de doenças, sobretudo aquelas conhecidas como crônicas, que avançam silenciosamente antes de gerar sintomas. Assim, segundo Ogata e Marchi (2008), a idéia da prevenção inclui 5 (cinco) estratégias ao mesmo tempo distintas e interdependentes a que eles chamam de gestão pessoal da saúde. Assinale, nas opções abaixo, a que NÃO É uma delas:

  • A.

    praticar exercícios físicos regularmente.

  • B.

    exames médicos periódicos.

  • C.

    exames diagnósticos.

  • D.

    tratamento precoce.

  • E.

    imunizações.

O conceito de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar vem-se modificando ao longo dos tempos em função da própria forma como as sociedades tem-se modificado, sobretudo no mundo contemporâneo, fazendo com que o ser humano modifique sua maneira de viver. Ogata e Marchi (2008) propõem 4 (quatro) dimensões diferenciadas e preconizam que a harmonia entre elas é a condição ideal para uma vida melhor. Qual das opções abaixo corresponde a essas dimensões?

  • A.

    Física, Mental, Social e Profissional.

  • B.

    Física, Emocional, Social e Espiritual.

  • C.

    Emocional, Social, Mental e Psicológica.

  • D.

    Corporal, Fisiológica, Emocional e Social.

  • E.

    Física, Social, Psicológica e Profissional.

A pedagogia crítico-emancipatória proposta por Kunz (1994. p. 68) privilegia três atributos máximos da capacidade humana, quais sejam:

  • A. saber-fazer, saber-pensar e saber-sentir.
  • B. saber-organizar, saber-fazer e saber-comunicar.
  • C. saber-fazer, saber-pensar e saber-comunicar.
  • D. saber-organizar, saber-pensar e saber-sentir.

No livro “Metodologia de Ensino da Educação Física” (COLETIVO DE AUTORES, 1992), estão presentes novos procedimentos didáticos e metodológicos com vistas a superar os aspectos conservadores do ensino da educação física na escola visando à interação do aluno à realidade social, com o objetivo de transformá-la. Essa proposta caracteriza- se por um ensino

  • A. instrumental.
  • B. tematizador.
  • C. espontaneísta.
  • D. tecnicista.

Existem hoje no campo da educação física escolar várias abordagens em disputa pela hegemonia educacional: umas defendem que os conteúdos sejam estruturados em compartimentos estanques, por etapas ou extraídos de forma natural, e outra defende que o processo de aquisição de conhecimento humano ocorre de forma espiralada. A abordagem educacional que trata desta última perspectiva é a

  • A. desenvolvimentista.
  • B. crítico-superadora.
  • C. crítico-emancipatória
  • D. desportiva.

Pode-se entender a educação física escolar como uma prática historicamente construída, cujo objeto de estudo e aprendizagem situa-se no âmbito da cultura corporal, em suas diferentes dimensões sociais e culturais. Nessa concepção, a Educação Física objetiva contribuir com a formação de sujeitos

  • A. eficazes no processo de desenvolvimento esportivo, tendo como parâmetros as capacidades inatas do aluno.
  • B. competentes no domínio, demonstração e aplicação das técnicas corporais, tendo em vista a qualidade da aptidão física de cada indivíduo em sua faixa etária.
  • C. eficientes para a dinâmica do processo produtivo social e reprodutor dos padrões da estética corporal comumente imposta a todos os indivíduos.
  • D. capazes de agir na vida social com consciência de suas possibilidades corporais na sua auto-educação corporal.
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