Questões de Educação Física do ano 2009

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De acordo com Teodoro (2002), no artigo “Gênese e sentido dos Parâmetros Curriculares Nacional e seus desdobramentos para a educação física escolar brasileira” (RBCE, v. 23,nº 2, p.144) os PCN representam um grande agrupamento de abordagens, cujos objetivos seria superar as velhas práticas da exclusão, da participação, interação, cidadania, entre outros, mas que no fundo não passa de meros discursos, em virtude da ausência de referências sociais sólidas e dos profundos conflitos no campo das teorias educacionais. O nome que a autora deu a tal ecletismo foi:

  • A. metamorfose conceitual.
  • B. educação sistêmica.
  • C. pedagogia cidadã.
  • D. prática emancipatória.

O desejo de possuir um corpo forte e saudável e em um menor tempo possível vem se tornando um sonho da grande maioria da população independente de raça, sexo e classe social. Esse modelo de corpo ocidentalizado, no qual predomina a aparência, o padrão estético corporal e a força de produção denomina-se

  • A. corpo-sujeito.
  • B. corpo-máquina.
  • C. corpo-sensível.
  • D. corpo-subjetivo

Segundo Carmem Soares (1994), Fernando Azevedo foi um importante defensor da Educação Física como elemento de formação de indivíduos robustos, saudáveis e de boa índole moral para servir ao desenvolvimento do País. A Educação Física, segundo essa perspectiva, deveria promover o desenvolvimento dos jovens, tendo como referência a:

  • A. formação eugênica.
  • B. bio-política esportiva.
  • C. ginástica generalizada.
  • D. pedagogia do jogo.

Nas abordagens críticas da Educação Física, está presente a ideia de que os conteúdos e a própria ação pedagógica provêm de uma construção histórica socialmente determinada. Fundamentando-se nessa concepção, a Educação Física deve formar sujeitos

  • A. habilidosos e tecnicamente aptos a responderem às exigências do desporto escolar.
  • B. competentes e ajustados fisicamente para atenderem aos interesses da sociedade do espetáculo.
  • C. dinâmicos e flexíveis corporalmente para se adaptarem ao modelo social fundado no mercado.
  • D. autônomos e criativos para lidarem com sua autoeducação corporal no contexto da sociedade.

Para diferentes autores, o jogo é uma construção social, pois nele a criança opera com significados de suas ações, desenvolve suas vontades e torna-se autor consciente de suas decisões. Em consequência disso, o jogo, na prática pedagógica da Educação Física, contribui para

  • A. a formação de esquemas motores voltados para o início da esportivização.
  • B. as mudanças de necessidades, regulação e atenção do conjunto da atividade.
  • C. a formação de esquemas cognitivos voltados para o automatismo do gesto técnico.
  • D. as mudanças de habilidades, condutas motoras e domínio natural do movimento.

Os professores de Educação Física reconhecem, no seu dia-a-dia, que o corpo está no centro das atenções da vida social, e é dada ênfase aos aspectos estéticos, tecnológicos, científicos, profiláticos e dos negócios, etc. Isso traz consequências para melhor compreender o que é, o que significa ser corpo no mundo e como tratá-lo na prática escolar. Nesse sentido, a preocupação do professor, em uma perspectiva progressista de Educação Física, deve ser a de

  • A. reproduzir a concepção técnica e biológica de corpo.
  • B. reforçar a reprodução do padrão de corpo difundido pela mídia.
  • C. fortalecer a concepção individualista de corpo.
  • D. possibilitar a formação dos alunos de forma holística.
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