Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
Pessoas de diferentes nacionalidades, que desconheçam a língua uma da outra, não conseguem se entender em um jogo de basquetebol, pois, nessa atividade, a fala é fundamental.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
Os gestos e movimentos configuram importante forma de comunicação não verbal para o desenvolvimento da competência social dos indivíduos.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
Os indivíduos têm uma forma diferenciada de se comunicar corporalmente, que se modifica de cultura para cultura, a exemplo da escola asiática de voleibol ou do futebol duro dos alemães.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
O corpo móvel aglutina e expõe uma quantidade infinita de possibilidades que, ao serem desenvolvidas, fazem que o indivíduo estabeleça ação/interação com o mundo.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo esportivista, os procedimentos empregados são extremamente diretivos, permitindo que o indivíduo aja de acordo com a sua história de movimento, sem se preocupar com a repetição mecânica dos movimentos esportivos.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
Os governos militares que assumiram o poder em março de 1964 passaram a investir mais no esporte, na busca de talentos que pudessem representar o Brasil em competições internacionais.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo considerado, a psicomotricidade está aliada à perspectiva tecnicista, porém voltada para a educação física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, já que busca o desenvolvimento integral da criança em seus processos cognitivos, afetivos e psicomotores.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo em questão, as aulas de educação física estruturam-se na prática esportiva com características de um esporte competitivo, em que há a ausência de cooperação e prevalência do individualismo, e no qual se visa à vitória, permitindo-se a exploração e até incentivando-se a ideia de oprimir o mais fraco.
No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.
Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.
A observação da participação é uma maneira que o professor pode utilizar para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos valorizam e quais são as suas atitudes, mas, para isso, é necessário que se evitem situações de conflito durante as situações de aprendizagem.
No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.
Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.
A forma de avaliação para aquisição de conhecimentos em que o professor lança problemas no intuito da busca de soluções por parte dos alunos pode ser utilizada, desde que se considerem os conceitos vivenciados durante as aulas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...