Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, relativos à educação física no Brasil.
Em meados dos anos 90 do século passado, a educação física foi reconhecida como componente curricular da educação básica e passou a fazer parte da proposta pedagógica das escolas.
A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Força muscular, resistência muscular, resistência cardiovascular, flexibilidade e composição corporal são componentes da aptidão física relacionados a desempenho.
A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na aprendizagem por meio do movimento, a criança e o adolescente incorporam conhecimentos, valores, princípios e atitudes relacionados com a atividade física e a saúde.
A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O equilíbrio, a coordenação motora, a agilidade e a velocidade são considerados componentes da aptidão física relacionados ao desempenho.
Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.
Os conteúdos dessa abordagem incluem conhecimentos acerca do jogo, do esporte, da dança e da ginástica.
Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.
Na temática principal dessa abordagem, estão incluídas a cultura corporal e a visão histórica da sociedade.
Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
A introdução dos jogos cooperativos nas aulas de educação física é uma forma de adaptar o esporte a uma concepção menos competitiva e mais cooperativa.
Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
A educação física escolar, historicamente, apropriou-se de princípios e valores do esporte de rendimento.
Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
Nas aulas de educação física, para minimizar os efeitos da competição do esporte de rendimento, os jogos cooperativos devem apresentar características como: não terem perdedores; terem resultado coletivo; permitirem a troca dos jogadores das equipes; permitirem a utilização de regras de inclusão dos menos habilidosos.
O esporte é uma forma de patrimônio cultural da humanidade e um importante conteúdo para as aulas de Educação Física no ensino fundamental. Assim, é CORRETO afirmar:
as habilidades esportivas quando adequadamente orientadas, desenvolvem exclusivamente o aspecto afetivo-social;
o desenvolvimento de habilidades para a iniciação esportiva é conteúdo prioritário das séries iniciais do ensino fundamental;
os desempenhos motor e fisiológico dos alunos devem ser observados e comparados, pois o que se busca são talentos esportivos;
na escola devem ser trabalhados apenas os esportes que culturalmente são praticados na comunidade;
a aprendizagem do esporte e pelo esporte promove e visa à transmissão cultural do ponto de vista educacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...