Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de
Banco de Astrand.
Cooper.
Schuttle Run.
Banco de Balke.
Student.
Na realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos
gastrocnêmios e tibiais.
dorsais e abdominais.
glúteos e psoas.
glúteos e lombares.
iliopsoas e tibiais.
A ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir
a ausência de estruturação muscular inata.
as deficiências posturais estruturadas existentes.
os esforços para a eliminação dos defeitos posturais existentes.
os esforços diários e as deficiências físicas.
os desequilíbrios decorrentes dos esforços diários e as debilidades físicas existentes.
Ao desenvolver atividades ao ar livre com alunos idosos, o professor percebe, em alguns, a diminuição da temperatura corporal. Esse fenômeno é denominado
hipotonia.
hipotermia.
hipertermia.
hipertonia.
hipoglicemia.
No sistema nervoso central, a sequência normal do processamento das informações, é
perceptivo, cognitivo e efetor.
decisório, efetor e cognitivo.
perceptivo, decisório e efetor.
perceptivo, social e efetor.
cognitivo, afetivo e social.
Tradicionalmente, a Educação Física, por meio de seus conteúdos e elementos, pode favorecer a construção da noção de quantidade e das regras socialmente aceitas. Essas importantes noções fazem parte respectivamente dos conteúdos de
aritmética e estudos sociais.
geometria e geografia.
ciências e história.
aritmética e matemática.
matemática e história.
São exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente:
ancôneo e pectíneo.
denteado e sóleo.
supinador e trapézio.
semitendinoso e zigomático.
redondo e gêmeo.
Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e
débito cardíaco menos elevado.
volume sistólico menos elevado.
débito cardíaco mais elevado.
retorno à frequência cardíaca basal mais lento.
maior elevação da frequência cardíaca em qualquer exercício.
Na seleção de um teste, o professor de Educação Física deve sempre considerar o critério de validade. É importante que este critério possua um alto
grau de confiabilidade pedagógica.
grau de subjetividade.
nível de dispersão epistemológica.
teor de susceptibilidade.
coeficiente de correlação.
Ao organizar um campeonato, utilizando o processo de dois torneios para classificar o campeão, o professor estará utilizando o sistema denominado
eliminatória sucessiva.
dupla eliminatória.
eliminatória participativa.
rodízio simples.
turno duplo.
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