Questões de Educação Física do ano 2011

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ensino de Educação Física, segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a área, deve partir das manifestações corporais e de movimento dos alunos e buscar

  • A.

    ampliá-las, aprofundá-las e qualificá-las criticamente.

  • B.

    relacioná-las com a importância de um estilo de vida ativo.

  • C.

    relacioná-las com a promoção da saúde.

  • D.

    ampliar o envolvimento dos alunos com a prática esportiva.

  • E.

    contribuir para o desenvolvimento motor dos alunos.

Considere as duas situações de ensino:

1. O professor apresenta movimentos técnicos de basquetebol, enfatizando os fundamentos e os aspectos táticos de ataque e defesa.

 2. O professor estimula os alunos a resolverem uma situação problema da forma que acharem mais apropriada.

Os modelos apresentados são denominados, respectivamente, da

  • A.

    transformação e da aplicação.

  • B.

    percepção e da transformação.

  • C.

    pedagogia e da cooperação.

  • D.

    reprodução e da transformação.

  • E.

    criatividade e da espontaneidade.

Dentre as concepções mais modernas da Educação Física, uma se baseia na teoria de Piaget, que privilegia um pensamento universalmente conhecido como

  • A.

    racionalista.

  • B.

    desenvolvimentista.

  • C.

    construtivista.

  • D.

    individualista.

  • E.

    comportamentalista.

A atividade aeróbia traz benefícios, como

  • A.

    diminuição da frequência cardíaca em atividade e diminuição da capacidade pulmonar em repouso.

  • B.

    o aumento da frequência cardíaca e da irrigação sanguínea em repouso.

  • C.

    diminuição da pressão arterial e aumento da capacidade intra torácica total.

  • D.

    melhora das possibilidades de desenvolvimento muscular, em detrimento da elasticidade neural.

  • E.

    a diminuição da frequência cardíaca em repouso e o aumento da irrigação sanguínea.

Dentre as formas de trabalho com Educação Física mais difundidas e conhecidas na atualidade, uma busca o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas, baseados apenas em critérios de desempenho e produtividade, sem levar em consideração a totalidade do ser humano. Esse procedimento gera uma Educação Física que

  • A.

    elimina tendências existentes entre espaço e memória.

  • B.

    estimula a formação de um caráter cooperativo.

  • C.

    acentua a dicotomia entre corpo e mente.

  • D.

    valoriza a construção de um cidadão crítico e participativo.

  • E.

    oferece oportunidade aos menos dotados, não distinguindo os superdotados.

A expressão se movimentar, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física para o Ensino Fundamental, Ciclo II e Ensino Médio, 2008, refere-se

  • A.

    ao fato de que o sujeito é autor dos próprios movimentos, carregados de emoções, desejos e possibilidades.

  • B.

    às atividades com possibilidades de uma grande quantidade de movimentos ginásticos.

  • C.

    a uma cultura de movimento inadequada, pois considera-se apenas o se.

  • D.

    pouco ao repertório dos alunos, pois é individualista.

  • E.

    ao entendimento do movimento relativo ao trabalho doméstico e profissional.

A cultura lúdica, esportiva, gímnica, rítmica e das lutas, por meio do se movimentar

  • A.

    contribui para a reflexão dos aspectos psicológicos e ideológicos dos alunos.

  • B.

    contribui com o alto grau de desempenho físico e esportivo dos alunos do ensino básico.

  • C.

    contribui significativamente como formação relativa apenas ao aspecto físico e assim deve ser estimulada.

  • D.

    ajuda a delimitar a experiência dos alunos, permitindo que a Educação Física restrinja, de forma global, o desenvolvimento físico.

  • E.

    deve proporcionar novas experiências e permitir estabelecer novas significações.

As modalidades esportivas fazem parte do cotidiano dos alunos e estão nas ruas, escolas, clubes e nas matérias televisivas; no entanto, muitos alunos apresentam dificuldade para compreender e analisar, técnica e taticamente, uma partida de alguns esportes. Para superar isso, o professor pode

  • A.

    solicitar aos alunos uma pesquisa sobre a história da modalidade nas revistas esportivas, para discussão em sala.

  • B.

    pedir aos alunos um resumo das principais regras da modalidade em questão, ilustrando com fotos e desenhos.

  • C.

    assistir, com os alunos, a uma partida no campo, torcendo juntos pelo time mais forte.

  • D.

    passar um vídeo da modalidade e solicitar aos alunos a observação das características do jogo, para discussão.

  • E.

    solicitar aos alunos o comparecimento ao estádio ou para entrevistar jogadores da modalidade.

As esteiras e as bicicletas ergométricas representam alternativa ao exercício aeróbio de alto impacto, assim como a hidroginástica, que, além da ausência de impacto com o solo, traz outras vantagens, como aumento da

  • A.

    força, agilidade, coordenação, equilíbrio e criatividade.

  • B.

    resistência muscular e força rápida.

  • C.

    resistência aeróbia e força de membros superiores.

  • D.

    pressão arterial e diminuição das micro varizes.

  • E.

    capacidade cardíaca e grande demanda de oxigênio.

A Educação Física deve propiciar aos alunos a compreensão da importância do controle sobre o próprio esforço físico e do direito ao repouso e lazer, para que ele seja, em seu tempo de vida escolar e em sua vida futura,

  • A.

    proativo e implemente ações esportivas diferenciando as pessoas por idade, sexo, raça, religião em jogos e atividades competitivas no local de trabalho.

  • B.

    incluído com relação à sua etnia e sexo no ambiente de trabalho.

  • C.

    possuidor de hábitos saudáveis desde a infância, saiba usufruir de saúde e fique livre das doenças relacionadas ao trabalho.

  • D.

    um trabalhador que produz mais com seu esforço físico e contribui para a empresa que o contratou.

  • E.

    capaz de elaborar um programa de treinamento de ginástica para quem quer emagrecer, ou ficar forte e saudável.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...