Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Esporte contemporâneo se iniciou com a Revolução Industrial, respondendo às necessidades da burguesia de controlar as populações e assegurar a produtividade. Através da promoção de hábitos higiênicos, campanhas difundindo o exercício físico, a criação de espaços ao ar livre, a implantação do exercício ginástico obrigatório, foi sendo forjado um modelo de operário-soldado-esportista. O esporte passou a ser fundamental para os filhos da burguesia, futuros líderes, que precisavam adquirir bons hábitos de disciplina e liderança, passando a ocupar o tempo livre desses estudantes. Instituiu-se nos currículos escolares a prática obrigatória do esporte com o argumento de formar o caráter dos futuros dirigentes sociais. Nas escolas públicas ocorriam os jogos organizados que formavam os futuros líderes empreendedores e bons oficiais militares enquanto nas escolas primárias, o sistema ginástico formava bons operários e soldados, talhados na disciplina e nos efeitos fisiológicos do exercício sistemático.
Das alternativas abaixo, marque aquela que apresenta apenas esportes coletivos:
Futebol, Handebol, Basquetebol, Voleibol;
Futebol, Handebol, Maratona, Voleibol;
Voleibol, 100m rasos, Futebol, Futsal;
Salto com vara, Handebol, Maratona, Voleibol;
Futsal, Voleibol, Tiro ao alvo, Canoagem.
Desde que a Educação Física foi inserida nas escolas brasileiras tentamos convencer as pessoas de sua importância. Com esta finalidade criamos argumentos e elaboramos propostas de trabalho, sempre acompanhando a conjuntura política e social vivida pelo país e pelo sistema educacional. Primeiramente, procuramos defender a melhoria da saúde e da raça. Depois enfatizamos sua capacidade de disciplinar as pessoas. A partir da década de 80, um processo intenso de reflexão sobre a área deu origem a uma crise acadêmico-conceitual. Esta crise gerou inúmeras críticas a todos os objetivos e propostas historicamente produzidos. Pesquisas realizadas comprovavam a existência de problemas na intervenção e preparação dos professores. Dentro da própria área, pesquisadores e professores percebiam que, da forma como estava, a Educação Física pouco contribuiria para a formação dos alunos.
Com relação ao papel da Educação Física na formação do indivíduo, pode-se destacar, EXCETO:
A Educação Física escolar, mais que algo que se possa fazer, deve ser entendida como a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos sobre o movimento humano, que se pode compreender e aplicar e que acompanha o ser humano em todos os momentos em que houver a utilização intencional de movimentos.
Além dos conceitos, os valores específicos da Educação Física e as atitudes que se quer formar, também devem estar explícitas, passíveis de serem verificadas e avaliadas pelo professor e pelo aluno. Não basta proclamar o desenvolvimento integral, a formação para a cidadania, ou a socialização. É preciso apresentar formas de selecionar e ensinar conhecimentos atitudinais específicos da área. Valores, atitudes e normas sobre o movimento humano constituem a dimensão atitudinal a ser ensinada nas aulas de Educação Física.
O ensino da Educação Física na escola deve possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre o movimento, contemplando as três dimensões: procedimental (saber fazer), conceitual (saber sobre) e atitudinal (saber ser).
A Educação Física tem por objetivo a construção de um indivíduo dependente em relação à prática da atividade motora, incapaz de se enxergar no espaço e refletir sobre suas ações, proporcionando uma prática apenas para preencher grade horária e aparece restrita apenas ao ambiente escolar.
A Educação Física escolar é também responsável pelo desenvolvimento motor do aluno, sendo necessário que as crianças tenham oportunidade de praticar e aprender a utilizar seus movimentos de forma eficiente e controlada, o que pode trazer contribuições para a adoção de um estilo de vida ativo em sua vida adulta.
Ginástica é um termo amplo que pode abarcar uma infinidade de práticas corporais, que incluem desde as atividades físicas, com ou sem material, praticadas informalmente, sem sistematização, até os exercícios físicos, praticados regularmente e de forma sistemática, com controle de intensidade, duração, e intervalo, como a caminhada, as corridas e a musculação. Nesse contexto estão incluídas também as ginásticas desportivas, todas elas já esportivizadas, como a Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim, bem como a Ginástica Geral (Ginástica para Todos). Todas elas têm em comum a arte de exercitar o corpo.
Sobre Ginástica Geral, é correto afirmar:
Impossibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos ou heterogêneos, em termos de desempenho e habilidades.
Tem uma finalidade competitiva, sua motivação acontece pela superação do outro.
A Ginástica Geral tem como objetivo o resgate da prática dos atos gímnicos numa perspectiva inclusiva, incentivando a descoberta de novas possibilidades de movimento corporal com ou sem a utilização de aparelhos ou materiais alternativos.
A Ginástica Geral apresenta uma perspectiva de exclusão dos menos aptos, sendo selecionados apenas aqueles que apresentam elevado nível de desempenho.
Impossibilita o desenvolvimento de consciência corporal por apresentar movimentos muito limitados.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Os jogos cooperativos e as atividades lúdicas escolhidas, orientadas ou propostas aos educandos e praticadas por eles no âmbito escolar podem vir a ________________.
colaborar na formação de seres pensantes, criativos e críticos, não perdendo de vista a sua principal característica que consiste em reforçar todas as formas de competição.
levar os educandos a competição e hostilidade, respeitando- se e compreendendo-se.
integrar-se dinamicamente e evitar a simples justaposição e acumulação com as atividades lúdicas, desfavorecer e estimular o ensino/aprendizagem das diferentes áreas do saber.
valorizar a iniciativa, desenvolvendo nos educandos um autoconceito positivo, enfraquecendo seu caráter e personalidade.
proporcionar oportunidades interessantes, variadas, desafiadoras e ricas opções de jogos, onde os educandos possam atuar sobre estes jogos, com inúmeros movimentos, integrando-se, entretendo-se, estabelecendo relações e intercambiando vivências.
Favorece professores de Educação Física, com várias possibilidades a serem trabalhadas, não de forma mecânica, ou apenas reproduzindo o que a mídia mostra, mas como uma proposta educativa que deve ser trabalhada com criatividade, expressão e comunicação, realizando ligações entre a crítica, a estética, o educativo, entre outros. As atividades devem levar os alunos a desenvolverem suas habilidades e conhecimentos para poderem criar, modelar e estruturar movimentos que expressem seus sentimentos e ideias. Assim, serão capazes de criar coreografias mais complexas a partir de temas relacionados ao seu cotidiano, sendo direcionado para a educação do ser social, por meio da instrumentalização e da construção do conhecimento, pois nossos alunos compreendem o mundo, mais por imagens e movimentos do que por palavras.
A modalidade referida neste trecho é:
Atletismo;
Dança;
Basquetebol;
Futebol;
Ginástica laboral.
A descrição técnica das corridas deve ser a consideração de que a boa técnica de correr é a manifestação dos movimentos naturais do ser humano, quando pretende deslocar-se com mais velocidade e por isso deixa de andar e passa a correr. O sistema de alavancas do corpo funciona com maior amplitude e aparece a fase aérea, isto é, há um momento em que os dois pés não tem contato com o solo. O centro de gravidade adianta-se através de uma inclinação do corpo para frente. A perna de trás estende-se pressionando o solo para trás e para baixo, pela sua ponta. O joelho da perna da frente é levado para frente e para cima, no sentido de ampliar a referida fase aérea. Os braços, elementos essenciais, trabalham no sentido anteroposterior.
Com relação ao detalhes técnicos da corrida, marque o que for correto:
Quanto maior a velocidade, maior será a superfície de contato dos pés com o solo.
Quanto maior a velocidade, menor será a inclinação do corpo.
Quanto maior a velocidade, menor será a amplitude de movimento dos braços no sentido anteroposterior.
Quando se pretende maior amplitude das passadas, deve-se projetar mais o lançamento dos joelhos para trás e para baixo.
Nas corridas de longa distância, aparece a fase de descanso da passada com o apoio total da planta do pé.
Com relação aos jogos pré-desportivos, marque a alternativa correta:
A pretensão do uso destes jogos é, levando em conta somente os níveis técnicos e táticos dos alunos, elevar o rendimento esportivo na determinada modalidade.
Os jogos pré-desportivos podem ser utilizados como facilitadores de ensino, pois possibilitam adequar as atividades à vivência motora dos alunos.
Propiciam menor motivação por dificultar o aprendizado.
São usados exclusivamente na fase de especialização esportiva.
Promovem a exclusão dos menos aptos e sem habilidades motoras adequadas para a modalidade
O ser humano é capaz de executar um grande número de habilidades motoras e poderíamos preencher listas e listas com a indicação das mesmas. Entretanto, uma análise mais detalhada nos leva a reconhecer a existência de características comuns entre elas. A classificação das habilidades, de acordo com critérios facilita o estudo dos fatores que influenciam a aprendizagem e o controle motor, pois estes fatores são específicos a uma determinada classe ou categoria.
Com base nos seus conhecimentos relacionados à classificação das habilidades motoras, marque a alternativa correta:
Quanto à precisão, as habilidades motoras se dividem em discretas e contínuas.
Quanto à distinção dos pontos inicial e final, as habilidades motoras se dividem em abertas e fechadas.
Quanto à precisão, as habilidades motoras se dividem em grossas e finas.
Quanto à estabilidade do ambiente, as habilidades motoras se dividem em grossas e finas.
Quanto à distinção dos pontos inicial e final, as habilidades motoras se dividem em habilidades motoras de circuito aberto e habilidades motoras de circuito fechado.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
São disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam- se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados exemplos: de brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as práticas mais complexas. A atividade referida por este trecho é _________________________.
lutas
ginástica artística
dança
atletismo
futebol
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto aseguir
A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica na qual os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade. Os aparelhos exclusivos da categoria feminina, são _________________________.
cavalo com alças e argolas
barras paralelas assimétricas e trave de equilíbrio
solo e barra fixa
salto sobre o cavalo e barra fixa
trave de equilíbrio e argolas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...