Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Esporte contemporâneo se iniciou com a Revolução Industrial, respondendo às necessidades da burguesia de controlar as populações e assegurar a produtividade. Através da promoção de hábitos higiênicos, campanhas difundindo o exercício físico, a criação de espaços ao ar livre, a implantação do exercício ginástico obrigatório, foi sendo forjado um modelo de operário-soldado-esportista. O esporte passou a ser fundamental para os filhos da burguesia, futuros líderes, que precisavam adquirir bons hábitos de disciplina e liderança, passando a ocupar o tempo livre desses estudantes. Instituiu-se nos currículos escolares a prática obrigatória do esporte com o argumento de formar o caráter dos futuros dirigentes sociais. Nas escolas públicas ocorriam os jogos organizados – que formavam os futuros líderes empreendedores e bons oficiais militares – enquanto nas escolas primárias, o sistema ginástico formava bons operários e soldados, talhados na disciplina e nos efeitos fisiológicos do exercício sistemático.

Das alternativas abaixo, marque aquela que apresenta apenas esportes coletivos:

  • A.

    Futebol, Handebol, Basquetebol, Voleibol;

  • B.

    Futebol, Handebol, Maratona, Voleibol;

  • C.

    Voleibol, 100m rasos, Futebol, Futsal;

  • D.

    Salto com vara, Handebol, Maratona, Voleibol;

  • E.

    Futsal, Voleibol, Tiro ao alvo, Canoagem.

Desde que a Educação Física foi inserida nas escolas brasileiras tentamos convencer as pessoas de sua importância. Com esta finalidade criamos argumentos e elaboramos propostas de trabalho, sempre acompanhando a conjuntura política e social vivida pelo país e pelo sistema educacional. Primeiramente, procuramos defender a melhoria da saúde e da raça. Depois enfatizamos sua capacidade de disciplinar as pessoas. A partir da década de 80, um processo intenso de reflexão sobre a área deu origem a uma crise acadêmico-conceitual. Esta crise gerou inúmeras críticas a todos os objetivos e propostas historicamente produzidos. Pesquisas realizadas comprovavam a existência de problemas na intervenção e preparação dos professores. Dentro da própria área, pesquisadores e professores percebiam que, da forma como estava, a Educação Física pouco contribuiria para a formação dos alunos.

Com relação ao papel da Educação Física na formação do indivíduo, pode-se destacar, EXCETO:

  • A.

    A Educação Física escolar, mais que algo que se possa fazer, deve ser entendida como a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos sobre o movimento humano, que se pode compreender e aplicar e que acompanha o ser humano em todos os momentos em que houver a utilização intencional de movimentos.

  • B.

    Além dos conceitos, os valores específicos da Educação Física e as atitudes que se quer formar, também devem estar explícitas, passíveis de serem verificadas e avaliadas pelo professor e pelo aluno. Não basta proclamar o desenvolvimento integral, a formação para a cidadania, ou a socialização. É preciso apresentar formas de selecionar e ensinar conhecimentos atitudinais específicos da área. Valores, atitudes e normas sobre o movimento humano constituem a dimensão atitudinal a ser ensinada nas aulas de Educação Física.

  • C.

    O ensino da Educação Física na escola deve possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre o movimento, contemplando as três dimensões: procedimental (saber fazer), conceitual (saber sobre) e atitudinal (saber ser).

  • D.

    A Educação Física tem por objetivo a construção de um indivíduo dependente em relação à prática da atividade motora, incapaz de se enxergar no espaço e refletir sobre suas ações, proporcionando uma prática apenas para preencher grade horária e aparece restrita apenas ao ambiente escolar.

  • E.

    A Educação Física escolar é também responsável pelo desenvolvimento motor do aluno, sendo necessário que as crianças tenham oportunidade de praticar e aprender a utilizar seus movimentos de forma eficiente e controlada, o que pode trazer contribuições para a adoção de um estilo de vida ativo em sua vida adulta.

Ginástica é um termo amplo que pode abarcar uma infinidade de práticas corporais, que incluem desde as atividades físicas, com ou sem material, praticadas informalmente, sem sistematização, até os exercícios físicos, praticados regularmente e de forma sistemática, com controle de intensidade, duração, e intervalo, como a caminhada, as corridas e a musculação. Nesse contexto estão incluídas também as ginásticas desportivas, todas elas já esportivizadas, como a Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim, bem como a Ginástica Geral (Ginástica para Todos). Todas elas têm em comum a “arte de exercitar o corpo”.

Sobre Ginástica Geral, é correto afirmar:

  • A.

    Impossibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos ou heterogêneos, em termos de desempenho e habilidades.

  • B.

    Tem uma finalidade competitiva, sua motivação acontece pela superação do outro.

  • C.

    A Ginástica Geral tem como objetivo o resgate da prática dos atos gímnicos numa perspectiva inclusiva, incentivando a descoberta de novas possibilidades de movimento corporal com ou sem a utilização de aparelhos ou materiais alternativos.

  • D.

    A Ginástica Geral apresenta uma perspectiva de exclusão dos menos aptos, sendo selecionados apenas aqueles que apresentam elevado nível de desempenho.

  • E.

    Impossibilita o desenvolvimento de consciência corporal por apresentar movimentos muito limitados.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Os jogos cooperativos e as atividades lúdicas escolhidas, orientadas ou propostas aos educandos e praticadas por eles no âmbito escolar podem vir a ________________.

  • A.

    colaborar na formação de seres pensantes, criativos e críticos, não perdendo de vista a sua principal característica que consiste em reforçar todas as formas de competição.

  • B.

    levar os educandos a competição e hostilidade, respeitando- se e compreendendo-se.

  • C.

    integrar-se dinamicamente e evitar a simples justaposição e acumulação com as atividades lúdicas, desfavorecer e estimular o ensino/aprendizagem das diferentes áreas do saber.

  • D.

    valorizar a iniciativa, desenvolvendo nos educandos um autoconceito positivo, enfraquecendo seu caráter e personalidade.

  • E.

    proporcionar oportunidades interessantes, variadas, desafiadoras e ricas opções de jogos, onde os educandos possam atuar sobre estes jogos, com inúmeros movimentos, integrando-se, entretendo-se, estabelecendo relações e intercambiando vivências.

Favorece professores de Educação Física, com várias possibilidades a serem trabalhadas, não de forma mecânica, ou apenas reproduzindo o que a mídia mostra, mas como uma proposta educativa que deve ser trabalhada com criatividade, expressão e comunicação, realizando ligações entre a crítica, a estética, o educativo, entre outros. As atividades devem levar os alunos a desenvolverem suas habilidades e conhecimentos para poderem criar, modelar e estruturar movimentos que expressem seus sentimentos e ideias. Assim, serão capazes de criar coreografias mais complexas a partir de temas relacionados ao seu cotidiano, sendo direcionado para a educação do ser social, por meio da instrumentalização e da construção do conhecimento, pois nossos alunos compreendem o mundo, mais por imagens e movimentos do que por palavras.

A modalidade referida neste trecho é:

  • A.

    Atletismo;

  • B.

    Dança;

  • C.

    Basquetebol;

  • D.

    Futebol;

  • E.

    Ginástica laboral.

A descrição técnica das corridas deve ser a consideração de que a boa técnica de correr é a manifestação dos movimentos naturais do ser humano, quando pretende deslocar-se com mais velocidade e por isso deixa de andar e passa a correr. O sistema de alavancas do corpo funciona com maior amplitude e aparece a fase aérea, isto é, há um momento em que os dois pés não tem contato com o solo. O centro de gravidade adianta-se através de uma inclinação do corpo para frente. A perna de trás estende-se pressionando o solo para trás e para baixo, pela sua ponta. O joelho da perna da frente é levado para frente e para cima, no sentido de ampliar a referida fase aérea. Os braços, elementos essenciais, trabalham no sentido anteroposterior.

Com relação ao detalhes técnicos da corrida, marque o que for correto:

  • A.

    Quanto maior a velocidade, maior será a superfície de contato dos pés com o solo.

  • B.

    Quanto maior a velocidade, menor será a inclinação do corpo.

  • C.

    Quanto maior a velocidade, menor será a amplitude de movimento dos braços no sentido anteroposterior.

  • D.

    Quando se pretende maior amplitude das passadas, deve-se projetar mais o lançamento dos joelhos para trás e para baixo.

  • E.

    Nas corridas de longa distância, aparece a fase de descanso da passada com o apoio total da planta do pé.

Com relação aos jogos pré-desportivos, marque a alternativa correta:

  • A.

    A pretensão do uso destes jogos é, levando em conta somente os níveis técnicos e táticos dos alunos, elevar o rendimento esportivo na determinada modalidade.

  • B.

    Os jogos pré-desportivos podem ser utilizados como facilitadores de ensino, pois possibilitam adequar as atividades à vivência motora dos alunos.

  • C.

    Propiciam menor motivação por dificultar o aprendizado.

  • D.

    São usados exclusivamente na fase de especialização esportiva.

  • E.

    Promovem a exclusão dos menos aptos e sem habilidades motoras adequadas para a modalidade

O ser humano é capaz de executar um grande número de habilidades motoras e poderíamos preencher listas e listas com a indicação das mesmas. Entretanto, uma análise mais detalhada nos leva a reconhecer a existência de características comuns entre elas. A classificação das habilidades, de acordo com critérios facilita o estudo dos fatores que influenciam a aprendizagem e o controle motor, pois estes fatores são específicos a uma determinada classe ou categoria.

Com base nos seus conhecimentos relacionados à classificação das habilidades motoras, marque a alternativa correta:

  • A.

    Quanto à precisão, as habilidades motoras se dividem em discretas e contínuas.

  • B.

    Quanto à distinção dos pontos inicial e final, as habilidades motoras se dividem em abertas e fechadas.

  • C.

    Quanto à precisão, as habilidades motoras se dividem em grossas e finas.

  • D.

    Quanto à estabilidade do ambiente, as habilidades motoras se dividem em grossas e finas.

  • E.

    Quanto à distinção dos pontos inicial e final, as habilidades motoras se dividem em habilidades motoras de circuito aberto e habilidades motoras de circuito fechado.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

São disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam- se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados exemplos: de brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as práticas mais complexas. A atividade referida por este trecho é _________________________.

  • A.

    lutas

  • B.

    ginástica artística

  • C.

    dança

  • D.

    atletismo

  • E.

    futebol

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto aseguir

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica na qual os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade. Os aparelhos exclusivos da categoria feminina, são _________________________.

  • A.

    cavalo com alças e argolas

  • B.

    barras paralelas assimétricas e trave de equilíbrio

  • C.

    solo e barra fixa

  • D.

    salto sobre o cavalo e barra fixa

  • E.

    trave de equilíbrio e argolas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...