Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enumere a segunda coluna de acordo com as respectivas fases do Desenvolvimento Motor listadas na primeira.
1. Fase dos movimentos reflexivos
2. Fase dos movimentos rudimentares
3. Fase dos movimentos fundamentais
4. Fase dos movimentos especializados
( ) Nesta fase o equilíbrio e as habilidades locomotoras e manipulativas estão sendo refinadas progressivamente.
( ) Nesta fase encontram-se os primeiros movimentos fetais. São involuntários, ou seja, controlados subcorticalmente.
( ) Fase em que há exploração e teste das capacidades de movimento do corpo. Os principais movimentos são: andar, correr, saltar, arremessar, quicar e chutar.
( ) Nesta fase os movimentos são determinados maturacionalmente e a sequência de aparição é previsível. A taxa de aparição varia de acordo com a genética e ambiente, sendo alguns destes: controle da cabeça, pescoço, músculos do tronco, alcançar, segurar, largar, gatinhar, caminhar.
A sequência correta é, de cima para baixo:
1 2 3 4
4 3 2 1
3 2 1 4
4 1 3 2
4 2 3 1
O esporte, entendido como fenômeno sociocultural, passou a atuar isoladamente da Educação Física, com suas características próprias e elementos essenciais como:
a iniciação esportiva, a psicomotricidade e a sociomotricidade.
o jogo, a competição e a institucionalização.
a cooperação, a semicooperação e a profissionalização.
a ludicidade, o brinquedo e a brincadeira.
o rendimento, a recreação e o lazer.
A Educação Física, quando busca a realidade do homem e representa uma ideia de sistematização, tem como referência a:
psicopedagogização.
homogeneização do corpo.
corporeidade
esportivização
ciência do esporte.
A Psicocinética é um método geral de Educação que utiliza como material pedagógico o movimento humano sob todas as formas.Ométodo psicocinético prevê três etapas de aquisições. A etapa em que a criança adquire o conhecimento e a percepção do próprio corpo é a de:
ajustamento motor.
iniciação esportiva.
ajustamento postural.
especialização motora.
estruturação perceptiva.
As atividades físico-esportivas podem ser classificadas sob a perspectiva da Psicomotricidade como:
interações motrizes exclusivamente cooperativas.
práticas motrizes sem interação motriz.
intenções motoras lúdicas e educativas.
fenômenos de convivência humana.
métodos de extensão cultural organizados pelo homem.
A referência teórica do esporte de rendimento é:
a pedagogia educacional.
a cultura lúdica.
o estudo do lazer.
a metodologia científica do treinamento desportivo.
o desenvolvimento motor.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais entendem a Educação Física como um componente curricular que:
promove os valores e padrões divulgados pelo esporte-espetáculo.
utiliza o esporte e as práticas motoras para a legitimação da ordem vigente.
introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, formando cidadãos críticos.
por meio da competição, aprofunda as relações entre motricidade e a dimensão social.
prepara os alunos para o esporte de rendimento e o profissionalismo esportivo.
A aula de Educação Física deve servir como um espaço democrático, em que todos, indistintamente, possam acessar, usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as práticas que a caracterizam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cabendo ao professor:
o desenvolvimento de métodos e técnicas que facilitem a detecção de talentos esportivos no ambiente escolar.
a organização de eventos para a popularização do esporte de alto rendimento na escola.
o planejamento de atividades que proporcionem o aprimoramento das destrezas esportivas.
a seleção dos melhores alunos para representar a escola nos jogos municipais.
a reflexão sobre a melhor forma de viabilizar um aprendizado significativo aos alunos.
Para Pereira, qual o aspecto que afeta duramente a prática pedagógica dos professores de Educação Física?
A falta de aplicação dos conhecimentos teóricos nas práticas do cotidiano da Educação Física.
Abaixa valorização da Educação Física enquanto disciplina curricular.
O desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem integrado a proposta educativa curricular da escola.
O planejamento da ação docente com base em documentos oficiais da Educação Física brasileira.
A participação do professor de Educação Física nas discussões e decisões do ambiente escolar.
Nas últimas décadas, a sociedade imprimiu ao corpo um grande poder de sedução, controle e ascensão social. Os professores de Educação Física que em suas práticas, atuam como interventores sobre os corpos, devem ter a consciência de entendê-los por meio de:
seus signos sociais, nos quais encontra-se impresso o cotidiano de sua cultura.
um modelo gestual, que propicia a vivência concreta dos princípios capitalistas.
suas práticas motoras individualistas e culturalmente determinadas.
padrões repetitivos de movimento, que expressam o desejo da sociedade atual de competir.
valores sociais disseminados pelo desporto de alto rendimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...