Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma boneca permite à criança várias formas de brincadeira, desde a manipulação até a realização de brincadeiras como mamãe e filhinha. Ao contrário, jogos como o xadrez, exigem, de modo explícito e implícito, o desempenho de:
situações que deixam evidente a criatividade e a imaginação da criança.
expressões variadas e de reproduções de tudo que existe no cotidiano.
papéis presentes no contexto social da criança.
certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras.
experiências anteriores adquiridas pelas crianças,emdiferentes contextos.
Entre os indicadores úteis e relativamente confiáveis para identificar o jogo infantil, pode-se destacar:
a finalidade em si.
o caráter produtivo.
a literalidade
o controle externo.
a prioridade nos resultados.
Utilizar a dimensão educativa do jogo significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições para:
propiciar à criança o relaxamento necessário para a realização de atividades relacionadas aos conteúdos escolares tradicionais.
perpetuar os valores das classes dominantes através da presença do lúdico e da situação imaginária.
estruturar a integração da Educação Física com as outras disciplinas e divulgar exclusivamente os conhecimentos referentes à cultura corporal do movimento.
despertar nos alunos o interesse pelas atividades competitivas, na perspectiva de prepará-los para sua adaptação na sociedade atual.
maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e da ação ativa e motivadora.
Para Vieira, a música tem um papel vital na Ginástica Rítmica Desportiva, oferecendo à criança um estímulo adequado para o desenvolvimento:
esportivo, tático e competitivo.
cultural, social e intrapessoal.
anatômico, fisiológico e biológico.
físico, técnico e expressivo.
motor, cognitivo e funcional.
Entre os movimentos executados na Ginástica Rítmica Desportiva com a fita, podem-se destacar:
os espirais.
os rolamentos no solo.
as quicadas.
as batidas.
as rotações em torno das mãos.
As habilidades motoras podem ser classificadas em categorias gerais, dando oportunidade para identificação de elementos comuns existentes entre elas. Quanto à precisão dos movimentos, podem-se classificar as habilidades em:
lentas e contínuas.
fundamentais e rudimentares.
globais e finas.
simples e especializadas.
parciais e mistas.
Por força de sentido, como devemos tratar da motricidade sendo que ela exige a visão polissêmica, sem a qual não poderíamos estabelecer relações amplas em qualquer nível de reflexão. Talvez seja possível inserir temas filosóficos que possam referendar as questões da motricidade como a atividade humana em sua essência e nela afirmar o conceito de educação física como cultura.
Fenômeno Humano.
Disciplina científica.
Fenômeno Cultural.
Delimitação epistemológica.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil, 1997), qual é a concepção de amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais e, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos.
Reflexão e potencialidade.
Cultura Corporal.
Processo educativo.
Construção de uma cidadania plena.
As reflexões sobre o corpo e sua cultura podem explicar as posturas corporais e as evoluções desde o homem primitivo até o atual. Desde a descoberta do primeiro instrumento de trabalho do homem, considerado a mão, desde a postura bípede, das linguagens corporais, tudo pode se explicar através da diversidade dos movimentos e das necessidades do homem. Esta reflexão evolutiva pode ser trabalhada na Educação Física escolar através de expressões corporais como: "dança, jogos, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímicas, e outros que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem historicamente criados e culturalmente desenvolvidos".(COLETIVO DE AUTORES, 1992). Porém, a Educação Física escolar não está sendo desenvolvida desta forma significativa com grande abordagem dos conteúdos. Estes estão resumidos à prática desportiva, principalmente aos esportes coletivos como voleibol, basquetebol, handebol e futebol, limitando a produção de conhecimento corporal e cultural do aluno. Qual foi a causa da mudança, desta relação de esporte e aula de Educação Física?
Sempre havia quem criticasse esta iniciação precoce ao jogo desportivo já que Educação Física era sinônima de esporte.
A Educação Física escolar foi confundida com o esporte de maneira equivocada entre as décadas de 60 e 70 atendendo a interesses políticos que visavam se beneficiar desta condição.
É que mudou-se a forma de ensinar o esporte dentro da escola.
Houve uma supervalorização na produção de conhecimento corporal e cultural do aluno.
Que tipo de habilidades são as que possibilitam ao indivíduo um relacionamento motor com um ou mais objetos, como (pegar, arremessar, chutar), sendo estes alguns exemplos de habilidades motoras fundamentais desse grupo.
Habilidades de locomoção.
De equilíbrio.
Habilidades básicas.
De manipulação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...