Questões de Educação Física do ano 2013

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A principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar

  • A.

    o tipo de parâmetro empregado para a realização da habilidade avaliada.

  • B.

    as características cinéticas da habilidade avaliada.

  • C.

    as características cinemáticas da habilidade avaliada.

  • D.

    as medidas de performance da habilidade avaliada.

  • E.

    o comportamento dos aspectos invariantes da habilidade avaliada.

O professor deve verificar o estágio de aprendizagem do aluno. Desse modo, um aluno no estágio associativo de aprendizagem apresenta

  • A.

    sequência temporal e espacial de movimento desordenada, execução de movimentos desnecessários e incapacidade de identificar erros.

  • B.

    padrão de movimento permanentemente estável, movimentos precisos e consistentes e capacidade de adaptar o movimento às variações contextuais.

  • C.

    curvas de performance estáveis nas primeiras sessões de prática da habilidade.

  • D.

    grande número de erros, padrão de movimento variável e dificuldade para identificar erros.

  • E.

    pouco dispêndio de energia, poucos erros na execução da habilidade e aumento da capacidade de identificar os estímulos relevantes.

De acordo com a teoria de esquema, o programa motor generalizado é constituído de dois elementos: aspectos invariantes e parâmetros. O conceito de parâmetros na execução de uma habilidade motora refere-se

  • A.

    aos aspectos que atuam de modo independente da variação das situações ambientais.

  • B.

    às características do movimento que permanecem constantes.

  • C.

    ao ritmo de uma classe particular de movimento.

  • D.

    à sequência das ações, ao timing relativo e à força relativa empregados na habilidade.

  • E.

    à quantidade de força, à velocidade e à direção modificáveis em situações diversas.

A prática e o feedback são elementos fundamentais para a aprendizagem, logo a estrutura da prática deve ser considerada por quem ensina habilidades motoras. Desse modo, considere que seu aprendiz desconheça a habilidade a ser aprendida. Nessa situação, nas primeiras sessões, uma prática efetiva para que ele apreenda o movimento é a prática

  • A.

    distribuída.

  • B.

    em bloco.

  • C.

    randômica.

  • D.

    maciça.

  • E.

    variada.

Considere que um professor seja o responsável pelo treinamento dos alunos da 7.ª e da 8.ª séries que compõem a equipe de futebol de uma escola. Nessa situação, para que os alunos estejam fisicamente preparados para a variabilidade das situações de jogo, o professor deve estruturar os treinos

  • A.

    utilizando exercícios para passes variados.

  • B.

    com práticas randômicas conforme as especificidades da aprendizagem.

  • C.

    combinando práticas em blocos com práticas variadas.

  • D.

    com base em repetições de jogadas ensaiadas.

  • E.

    utilizando exercícios para o desenvolvimento dos fundamentos do jogo por meio do método analítico-sintético.

Na abordagem dinâmica da aprendizagem, a interação entre as restrições relacionadas ao indivíduo, à tarefa e ao ambiente são referenciais importantes para a ação do professor. Nesse sentido, para facilitar a aprendizagem, o professor pode manipular os fatores da tarefa

  • A.

    fornecendo dicas importantes, variando o contexto em que as dicas são apresentadas e controlando gradualmente a quantidade e a complexidade de estímulos.

  • B.

    utilizando oportunidades de práticas em contexto ambiental semelhante ao ambiente em que a habilidade será executada.

  • C.

    ensinando a tarefa de forma fracionada, com o objetivo de facilitar a aprendizagem.

  • D.

    ensinando a tarefa pelos princípios do método globalfuncional, por meio do qual é possível transpor todo e qualquer tipo de restrição.

  • E.

    simplificando regras, alterando dimensões de ferramentas e implementos e modificando a altura da rede e tamanho das áreas de jogo.

De acordo com a visão desenvolvimentista, o conjunto de mudanças que acontecem no comportamento motor humano, ao longo do tempo, ocorre desde o nascimento até

  • A.

    o fim da vida.

  • B.

    o final da infância.

  • C.

    o fim do período maturacional.

  • D.

    o início da fase adulta.

  • E.

    o estágio de operações formais.

Com base nos dados de crescimento físico na adolescência o professor pode acompanhar e avaliar o desenvolvimento de seus alunos. Na adolescência, a velocidade de crescimento em estatura ocorre em três fases: início de aceleração, velocidade de pico e desaceleração. A fase de início de aceleração principia

  • A.

    aos nove anos de idade, em meninos e meninas.

  • B.

    aos dezoito anos de idade nos meninos e aos dezesseis anos de idade nas meninas.

  • C.

    aos onze anos de idade nos meninos e aos nove anos de idade nas meninas.

  • D.

    aos treze anos de idade nos meninos e aos quinze anos de idade nas meninas.

  • E.

    aos treze anos de idade nos meninos e aos onze anos de idade nas meninas.

Durante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu “— Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida”.

Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente ao

  • A.

    estágio 5 — nível pós-convencional.

  • B.

    estágio 1 — nível pré-convencional.

  • C.

    estágio 2 — nível pré-convencional.

  • D.

    estágio 3 — nível convencional.

  • E.

    estágio 4 — nível convencional.

Na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental, o professor deve observar aspectos do desenvolvimento da percepção visual infantil, como a percepção de profundidade. Nesse sentido, para o treinamento da interceptação de objetos, o professor pode manipular fatores do ambiente, como

  • A.

    movimentos dentro e fora da água.

  • B.

    atividades de rolamento do corpo sobre várias superfícies e em vários ângulos.

  • C.

    atividades de locomoção em diferentes ritmos.

  • D.

    posições de equilíbrio estático e dinâmico.

  • E.

    atividades com bolas de diferentes tamanhos, com variação de distância, velocidade e trajetória.

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