Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar
o tipo de parâmetro empregado para a realização da habilidade avaliada.
as características cinéticas da habilidade avaliada.
as características cinemáticas da habilidade avaliada.
as medidas de performance da habilidade avaliada.
o comportamento dos aspectos invariantes da habilidade avaliada.
O professor deve verificar o estágio de aprendizagem do aluno. Desse modo, um aluno no estágio associativo de aprendizagem apresenta
sequência temporal e espacial de movimento desordenada, execução de movimentos desnecessários e incapacidade de identificar erros.
padrão de movimento permanentemente estável, movimentos precisos e consistentes e capacidade de adaptar o movimento às variações contextuais.
curvas de performance estáveis nas primeiras sessões de prática da habilidade.
grande número de erros, padrão de movimento variável e dificuldade para identificar erros.
pouco dispêndio de energia, poucos erros na execução da habilidade e aumento da capacidade de identificar os estímulos relevantes.
De acordo com a teoria de esquema, o programa motor generalizado é constituído de dois elementos: aspectos invariantes e parâmetros. O conceito de parâmetros na execução de uma habilidade motora refere-se
aos aspectos que atuam de modo independente da variação das situações ambientais.
às características do movimento que permanecem constantes.
ao ritmo de uma classe particular de movimento.
à sequência das ações, ao timing relativo e à força relativa empregados na habilidade.
à quantidade de força, à velocidade e à direção modificáveis em situações diversas.
A prática e o feedback são elementos fundamentais para a aprendizagem, logo a estrutura da prática deve ser considerada por quem ensina habilidades motoras. Desse modo, considere que seu aprendiz desconheça a habilidade a ser aprendida. Nessa situação, nas primeiras sessões, uma prática efetiva para que ele apreenda o movimento é a prática
distribuída.
em bloco.
randômica.
maciça.
variada.
Considere que um professor seja o responsável pelo treinamento dos alunos da 7.ª e da 8.ª séries que compõem a equipe de futebol de uma escola. Nessa situação, para que os alunos estejam fisicamente preparados para a variabilidade das situações de jogo, o professor deve estruturar os treinos
utilizando exercícios para passes variados.
com práticas randômicas conforme as especificidades da aprendizagem.
combinando práticas em blocos com práticas variadas.
com base em repetições de jogadas ensaiadas.
utilizando exercícios para o desenvolvimento dos fundamentos do jogo por meio do método analítico-sintético.
Na abordagem dinâmica da aprendizagem, a interação entre as restrições relacionadas ao indivíduo, à tarefa e ao ambiente são referenciais importantes para a ação do professor. Nesse sentido, para facilitar a aprendizagem, o professor pode manipular os fatores da tarefa
fornecendo dicas importantes, variando o contexto em que as dicas são apresentadas e controlando gradualmente a quantidade e a complexidade de estímulos.
utilizando oportunidades de práticas em contexto ambiental semelhante ao ambiente em que a habilidade será executada.
ensinando a tarefa de forma fracionada, com o objetivo de facilitar a aprendizagem.
ensinando a tarefa pelos princípios do método globalfuncional, por meio do qual é possível transpor todo e qualquer tipo de restrição.
simplificando regras, alterando dimensões de ferramentas e implementos e modificando a altura da rede e tamanho das áreas de jogo.
De acordo com a visão desenvolvimentista, o conjunto de mudanças que acontecem no comportamento motor humano, ao longo do tempo, ocorre desde o nascimento até
o fim da vida.
o final da infância.
o fim do período maturacional.
o início da fase adulta.
o estágio de operações formais.
Com base nos dados de crescimento físico na adolescência o professor pode acompanhar e avaliar o desenvolvimento de seus alunos. Na adolescência, a velocidade de crescimento em estatura ocorre em três fases: início de aceleração, velocidade de pico e desaceleração. A fase de início de aceleração principia
aos nove anos de idade, em meninos e meninas.
aos dezoito anos de idade nos meninos e aos dezesseis anos de idade nas meninas.
aos onze anos de idade nos meninos e aos nove anos de idade nas meninas.
aos treze anos de idade nos meninos e aos quinze anos de idade nas meninas.
aos treze anos de idade nos meninos e aos onze anos de idade nas meninas.
Durante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida.
Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente aoestágio 5 nível pós-convencional.
estágio 1 nível pré-convencional.
estágio 2 nível pré-convencional.
estágio 3 nível convencional.
estágio 4 nível convencional.
Na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental, o professor deve observar aspectos do desenvolvimento da percepção visual infantil, como a percepção de profundidade. Nesse sentido, para o treinamento da interceptação de objetos, o professor pode manipular fatores do ambiente, como
movimentos dentro e fora da água.
atividades de rolamento do corpo sobre várias superfícies e em vários ângulos.
atividades de locomoção em diferentes ritmos.
posições de equilíbrio estático e dinâmico.
atividades com bolas de diferentes tamanhos, com variação de distância, velocidade e trajetória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...