Questões de Educação Física do ano 2013

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Os alunos de uma turma de 5.º ano do ensino fundamental que apresentam insatisfação com as aulas de educação física, considerando-as monótonas e desmotivantes, possivelmente irão interessar-se por uma proposta baseada no atletismo porque

  • A.

    elimina a competição e a exigência de interações sociais, típicas dos esportes com bola.

  • B.

    abre possibilidades para quem possui resistência aeróbica ou anaeróbica.

  • C.

    existem atletas de alto rendimento no Brasil nessa modalidade, os quais estão expostos a todo tempo na mídia e são exemplos a serem seguidos.

  • D.

    os gestos técnicos são fáceis de serem aprendidos.

  • E.

    é formado por várias modalidades e diferentes desafios.

O processo de inclusão social pleno das pessoas com deficiência é lento devido a inúmeras barreiras encontradas na sociedade, as quais vão desde a dificuldade de tolerância e convivência com as diferenças até a falta de organização urbana das cidades para melhorar a acessibilidade a todas as pessoas. Espera-se da escola contribuições relevantes para a mudança desse cenário. No caso, por exemplo, de uma turma de educação física que tenha entre seus alunos um cadeirante, o estágio mais avançado de inclusão se dará quando

  • A.

    o aluno cadeirante tiver alguma função de apoio no jogo dos andantes, como arbitrar a partida ou fazer a súmula.

  • B.

    os alunos andantes e o cadeirante construírem um modo equitativo de jogar juntos.

  • C.

    o cadeirante se sentir bem com sua diferença, a qual o impede de jogar com os andantes.

  • D.

    o aluno cadeirante tiver seu direito respeitado de não jogar com os andantes.

  • E.

    os alunos andantes não estigmatizarem o cadeirante.

Acerca da seleção de conteúdos das aulas de educação física e considerando-se o contexto social contemporâneo e a estrutura das escolas públicas no Brasil, é correto afirmar que as lutas

  • A.

    devem ser inseridas para que se atenda às expectativas do lúdico de crianças e jovens e utilizá-las como recurso pedagógico de reflexividade sobre a temática.

  • B.

    não devem ser inseridas para não que não se incentive a violência crescente entre crianças e jovens.

  • C.

    não devem ser inseridas para que não se valorize a espetacularização da violência promovida pela mídia.

  • D.

    não devem ser inseridas por não haver materiais adequados, como, por exemplo, o tatame.

  • E.

    devem ser inseridas a fim de identificar potenciais atletas para o alto rendimento.

  • A.

    deixar os alunos livres para escolherem suas atividades preferidas sem, contudo, estabelecer desafios específicos, de modo a propiciar um ambiente de criatividade.

  • B.

    eliminar as atividades esportivas, pois essas não permitem ambiente de liberdade de ação para os alunos.

  • C.

    propor sempre um desafio claro, apresentando regras elementares para a atividade, além de iniciar e mediar as ações a fim de que os alunos tenham um ambiente propício à expressão de suas individualidades.

  • D.

    promover rodas de debate sempre após as atividades para que os alunos expressem suas emoções.

  • E.

    garantir exclusivamente um valor instrumental e sistematizado para cada atividade, de modo que ao final da aula haja efetivo aprendizado da parte dos alunos.

Para organizar um evento multiesportivo e interturmas tendo como proposta a ênfase na participação do maior número de alunos e no maior número de jogos possíveis, o planejamento coletivo dos professores da escola deve optar pelo modelo de

  • A.

    campeonato tipo rodízio combinado com play-off, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.

  • B.

    torneio tipo eliminatória, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.

  • C.

    campeonato tipo rodízio, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento.

  • D.

    festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.

  • E.

    festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento.

Pelo menos desde a década de 1980, o esporte, como fenômeno social relevante, tem levado cientistas sociais e pedagogos a questionar o senso comum que advoga benefícios inequívocos a sua prática e a denunciá-lo como agente de reprodução de uma sociedade injusta e desigual. Esses novos conhecimentos levam o professor a refletir sobre o valor educativo e a utilização ingênua do esporte na educação física.

Sendo assim, como consequência desse novo olhar, é correto afirmar que na educação física da escola atual o esporte deve ser

  • A.

    transformado até que os alunos consigam jogar sem demonstrar um sentimento de competição, violência e respeito às regras.

  • B.

    incentivado no sentido de uma melhor detecção e seleção de alunos talentosos para, assim, oportunizar-lhes uma carreira profissional promissora.

  • C.

    limitado ao espaço das aulas curriculares, a fim de se evitar, com isso, a possibilidade de criação de equipes representativas da escola que dão oportunidade apenas aos mais talentosos.

  • D.

    mediado de modo que propicie reflexões por parte dos alunos sobre as interações sociais existentes no seio do jogo e as possíveis relações com o cotidiano.

  • E.

    eliminado e substituído por outras práticas menos competitivas e mais lúdicas, de modo a proporcionar maior participação dos alunos.

Ao considerar a frequência, a utilização de uniforme ou a participação dos alunos na aula, o professor verifica

  • A.

    envolvimento emocional com as aulas e conhecimentos conceituais abordados.

  • B.

    cumprimento de regras estabelecidas e conhecimentos conceituais abordados.

  • C.

    mudanças no comportamento motor e nos conhecimentos conceituais abordados.

  • D.

    envolvimento emocional com as aulas e cumprimento de regras estabelecidas.

  • E.

    mudanças no comportamento motor e cumprimento de regras estabelecidas.

O processo de avaliação do professor descrito no texto apresenta

  • A.

    avaliação somativa, escala de avaliação, instrumento de avaliação, interpretação dos resultados da avaliação e autoavaliação.

  • B.

    avaliação diagnóstica, avaliação somativa, critérios de avaliação, instrumento de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.

  • C.

    avaliação diagnóstica, avaliação formativa, critérios de avaliação, instrumento de avaliação e autoavaliação.

  • D.

    avaliação diagnóstica, avaliação somativa, escala de avaliação, instrumento de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.

  • E.

    avaliação diagnóstica, avaliação formativa, escala de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.

A descrição da prática pedagógica do professor relatada no texto pode ser considerada mais próxima da abordagem

  • A.

    desenvolvimentista.

  • B.

    desenvolvimentista.

  • C.

    crítico-superadora.

  • D.

    saúde renovada.

  • E.

    crítico-emancipatória.

Tradicionalmente, o ensino da educação física utilizou metodologias que pouco favoreciam a interação entre professores e alunos. Para isso, surgiram metodologias abertas de ensino. Assinale a opção que contém as características de uma metodologia aberta.

  • A.

    Resgate dos jogos populares e a verificação dos níveis de rendimento motor.

  • B.

    Padronização do ritmo e da velocidade e a organização de fileiras e colunas.

  • C.

    Reflexão sobre as determinações sócio-históricas presentes na atividade e a transformação das regras oficiais dos esportes.

  • D.

    Ensino repetitivo dos fundamentos técnicos e a preocupação com a inclusão social.

  • E.

    O estímulo à codecisão e a adaptação dos esportes para o aprendizado.

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