Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
excluir das aulas os meninos que cometam atitudes discriminatórias contra as meninas.
estabelecer regras, nos jogos esportivos, que obriguem os meninos a passar a bola para as meninas, independentemente de quem esteja mais bem posicionado para marcar pontos.
dividir a turma por sexo em todas as aulas para garantir, minimamente, espaço para que as meninas realizem seus jogos.
promover, obrigatoriamente, aulas mistas, fazendo com que meninos e meninas tenham de propor soluções para os conflitos causados pelas diferenças.
tematizar as tensões existentes nas aulas e construir estratégias metodológicas diversificadas para possibilitar que meninos e meninas construam soluções conjuntas para as diferenças.
Inserir o futebol como conteúdo exclusivo ou hegemônico nas aulas de educação física
não é recomendado, visto que essa modalidade já está exageradamente presente em nossa cultura, não necessitando ser aprendido.
pode transformar a aula em um ambiente próximo ao esporte profissional, que é um tema irrelevante a ser abordado.
favorece os mais habilidosos e, consequentemente, torna a aula uma espécie de treinamento para a seleção das equipes que representam a escola.
elimina a possibilidade de ampliar a cultura corporal de alunos e alunas.
exclui as alunas, uma vez que mulheres não jogam esse esporte em nossa sociedade.
Nas aulas de educação física, os jogos populares trazidos para as escolas pelos alunos
devem ser selecionados no programa porque são expressão legítima da cultura local da comunidade onde está inserida a escola.
não devem ser selecionados no programa quando não representarem um conhecimento universal.
não devem ser selecionados no programa porque são brincadeiras típicas do tempo livre que não apresentam valor pedagógico.
devem ser selecionados no programa, dado que, atualmente, cabe à educação física escolar substituir o tempo livre do recreio.
não devem ser selecionados no programa, pois transgridem a lógica desportiva e dificultam o aprendizado das modalidades esportivas.
A cada nova unidade de ensino, o professor de uma turma de educação física do sexto ano de escola pública organiza uma eleição entre os alunos, a fim de selecionar a atividade a ser trabalhada.
Com relação a essa situação hipotética, e tendo em conta a intenção do professor de democratizar a seleção dos conteúdos, o problema dessa iniciativa está emgarantir a motivação dos alunos ao trabalhar em aula com temas de interesse da maioria.
transferir a responsabilidade de decisão, a qual deve estar centrada na figura do professor.
eliminar o poder de decisão dos alunos.
descumprir programas estabelecidos por órgãos superiores competentes para definir o conteúdo das aulas.
constranger o direito das minorias da turma de ter os desejos e anseios atendidos.
Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por
desconhecerem as regras oficias do voleibol.
terem dificuldades com os movimentos técnicos do voleibol, que são especializados e não naturais.
gostarem mais de handebol do que de voleibol pelo fato de aquele ser mais parecido com o futebol, que é verdadeiramente o único interesse.
se sentirem desmotivados em razão da falta de contato físico entre os praticantes.
terem baixa estatura se comparados aos atletas profissionais do voleibol.
Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é
utilizar a linha de três pontos como área de gol e o círculo central para início do jogo.
utilizar o círculo central para início do jogo e marcar a área de gol com uma fita.
utilizar a linha de três pontos como linha de nove metros e marcar a área de gol com uma fita.
utilizar a área restritiva como área do gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.
utilizar a linha de três pontos como área de gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.
Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas. Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho.
Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultadoa eliminação da seletividade dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.
a valorização da autonomia dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.
a valorização da autonomia dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.
a eliminação da seletividade e a valorização da autonomia dos alunos.
a eliminação da seletividade dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.
As práticas corporais podem ser vistas como expressão e linguagem de um determinado indivíduo ou de uma determinada cultura. Em relação à educação física escolar, a prática corporal como expressão de uma determinada cultura
é relevante, pois o seu objeto de ensino específico são as expressões particulares de cada cultura.
é relevante, pois não existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas.
não é relevante, pois seu objeto de ensino específico é o movimento humano.
não é relevante, pois existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas independentemente das particularidades culturais.
é relevante, pois até as técnicas esportivas universais são executadas de modo particular em cada cultura e por cada indivíduo.
Com relação às práticas corporais como linguagem, é correto afirmar que
a dança permite a liberdade de ações que os esportes, por exemplo, não permitem, devido às regras rígidas e aos fundamentos técnicos padronizados.
os esportes exploram a expressão corporal somente em situações como o drible no futebol, quando o jogador cria um movimento inusitado e livre.
os esportes possibilitam a expressão corporal, por exemplo, quando cada indivíduo executa seu próprio estilo da técnica de movimento padronizado.
tanto as danças quanto os esportes só podem ser entendidos como linguagem autêntica fora da escola, à medida em que se alcança alto rendimento.
apenas nas danças é possível valorizar e desenvolver a expressão corporal.
Uma vez que a educação física escolar trabalha com espaços abertos, corpos em movimento e interações sociais constantes, a primeira preocupação do professor nas aulas deve ser
a segurança física e emocional dos alunos.
as determinantes sócio-históricas que constituem a realidade do local.
o planejamento pedagógico bem sistematizado.
a elaboração de um bom plano de aula.
os objetivos de ensino bem elaborados.
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