Questões de Educação Física do ano 2013

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    excluir das aulas os meninos que cometam atitudes discriminatórias contra as meninas.

  • B.

    estabelecer regras, nos jogos esportivos, que obriguem os meninos a passar a bola para as meninas, independentemente de quem esteja mais bem posicionado para marcar pontos.

  • C.

    dividir a turma por sexo em todas as aulas para garantir, minimamente, espaço para que as meninas realizem seus jogos.

  • D.

    promover, obrigatoriamente, aulas mistas, fazendo com que meninos e meninas tenham de propor soluções para os conflitos causados pelas diferenças.

  • E.

    tematizar as tensões existentes nas aulas e construir estratégias metodológicas diversificadas para possibilitar que meninos e meninas construam soluções conjuntas para as diferenças.

Inserir o futebol como conteúdo exclusivo ou hegemônico nas aulas de educação física

  • A.

    não é recomendado, visto que essa modalidade já está exageradamente presente em nossa cultura, não necessitando ser aprendido.

  • B.

    pode transformar a aula em um ambiente próximo ao esporte profissional, que é um tema irrelevante a ser abordado.

  • C.

    favorece os mais habilidosos e, consequentemente, torna a aula uma espécie de treinamento para a seleção das equipes que representam a escola.

  • D.

    elimina a possibilidade de ampliar a cultura corporal de alunos e alunas.

  • E.

    exclui as alunas, uma vez que mulheres não jogam esse esporte em nossa sociedade.

Nas aulas de educação física, os jogos populares trazidos para as escolas pelos alunos

  • A.

    devem ser selecionados no programa porque são expressão legítima da cultura local da comunidade onde está inserida a escola.

  • B.

    não devem ser selecionados no programa quando não representarem um conhecimento universal.

  • C.

    não devem ser selecionados no programa porque são brincadeiras típicas do tempo livre que não apresentam valor pedagógico.

  • D.

    devem ser selecionados no programa, dado que, atualmente, cabe à educação física escolar substituir o tempo livre do recreio.

  • E.

    não devem ser selecionados no programa, pois transgridem a lógica desportiva e dificultam o aprendizado das modalidades esportivas.

A cada nova unidade de ensino, o professor de uma turma de educação física do sexto ano de escola pública organiza uma eleição entre os alunos, a fim de selecionar a atividade a ser trabalhada.

Com relação a essa situação hipotética, e tendo em conta a intenção do professor de democratizar a seleção dos conteúdos, o problema dessa iniciativa está em

  • A.

    garantir a motivação dos alunos ao trabalhar em aula com temas de interesse da maioria.

  • B.

    transferir a responsabilidade de decisão, a qual deve estar centrada na figura do professor.

  • C.

    eliminar o poder de decisão dos alunos.

  • D.

    descumprir programas estabelecidos por órgãos superiores competentes para definir o conteúdo das aulas.

  • E.

    constranger o direito das minorias da turma de ter os desejos e anseios atendidos.

Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por

  • A.

    desconhecerem as regras oficias do voleibol.

  • B.

    terem dificuldades com os movimentos técnicos do voleibol, que são especializados e não naturais.

  • C.

    gostarem mais de handebol do que de voleibol pelo fato de aquele ser mais parecido com o futebol, que é verdadeiramente o único interesse.

  • D.

    se sentirem desmotivados em razão da falta de contato físico entre os praticantes.

  • E.

    terem baixa estatura se comparados aos atletas profissionais do voleibol.

Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é

  • A.

    utilizar a linha de três pontos como área de gol e o círculo central para início do jogo.

  • B.

    utilizar o círculo central para início do jogo e marcar a área de gol com uma fita.

  • C.

    utilizar a linha de três pontos como linha de nove metros e marcar a área de gol com uma fita.

  • D.

    utilizar a área restritiva como área do gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.

  • E.

    utilizar a linha de três pontos como área de gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.

Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas. Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho.

Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultado

  • A.

    a eliminação da seletividade dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.

  • B.

    a valorização da autonomia dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.

  • C.

    a valorização da autonomia dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.

  • D.

    a eliminação da seletividade e a valorização da autonomia dos alunos.

  • E.

    a eliminação da seletividade dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.

As práticas corporais podem ser vistas como expressão e linguagem de um determinado indivíduo ou de uma determinada cultura. Em relação à educação física escolar, a prática corporal como expressão de uma determinada cultura

  • A.

    é relevante, pois o seu objeto de ensino específico são as expressões particulares de cada cultura.

  • B.

    é relevante, pois não existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas.

  • C.

    não é relevante, pois seu objeto de ensino específico é o movimento humano.

  • D.

    não é relevante, pois existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas independentemente das particularidades culturais.

  • E.

    é relevante, pois até as técnicas esportivas universais são executadas de modo particular em cada cultura e por cada indivíduo.

Com relação às práticas corporais como linguagem, é correto afirmar que

  • A.

    a dança permite a liberdade de ações que os esportes, por exemplo, não permitem, devido às regras rígidas e aos fundamentos técnicos padronizados.

  • B.

    os esportes exploram a expressão corporal somente em situações como o drible no futebol, quando o jogador cria um movimento inusitado e livre.

  • C.

    os esportes possibilitam a expressão corporal, por exemplo, quando cada indivíduo executa seu próprio estilo da técnica de movimento padronizado.

  • D.

    tanto as danças quanto os esportes só podem ser entendidos como linguagem autêntica fora da escola, à medida em que se alcança alto rendimento.

  • E.

    apenas nas danças é possível valorizar e desenvolver a expressão corporal.

Uma vez que a educação física escolar trabalha com espaços abertos, corpos em movimento e interações sociais constantes, a primeira preocupação do professor nas aulas deve ser

  • A.

    a segurança física e emocional dos alunos.

  • B.

    as determinantes sócio-históricas que constituem a realidade do local.

  • C.

    o planejamento pedagógico bem sistematizado.

  • D.

    a elaboração de um bom plano de aula.

  • E.

    os objetivos de ensino bem elaborados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...