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Considerando o problema da obesidade, julgue os itens a seguir.
I A exigência social pela boa aparência mobiliza as pessoas para a prática de atividades físicas. II A preocupação dos especialistas em saúde pública com os índices crescentes de obesidade reflete a importância de um país ter políticas que garantam todos os desejos da população. III A falta de exercícios físicos e a alimentação rica em carboidrato e gorduras estão entre os principais causadores do crescente índice de obesidade da população. IV A escola tem importância fundamental para a diminuição das doenças causadas pela obesidade. Estão certos apenas os itensI, III e IV.
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta.
Como os métodos ginásticos priorizam o desenvolvimento de sentimentos patrióticos, fundamentais para o exercício de uma cidadania responsável, a educação física militarista é caracterizada como uma teoria crítica.
A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência.
A educação física, enquanto ginástica, foi oficializada no ensino público brasileiro pelo Decreto n.º 7.247/1879, com fins lúdicos e sociais.
A capoeira, desenvolvida pelos escravos negros em um contexto de luta, é exemplo de educação física inserida nas escolas públicas.
O método ginástico francês, criado especificamente para a escola, serviu de referência para que pedagogos e médicos estabelecessem os princípios básicos no ensino de educação física escolar no Brasil.
acentuar a disparidade de interesses entre as diferentes classes sociais.
modificar os valores da sociedade, a fim de transformá-la.
contribuir para a construção do conhecimento, comprometendo-se com a formação educacional.
incentivar a competição, preparando os recursos humanos necessários ao crescimento econômico e tecnológico da sociedade.
utilizar o método desportivo generalizado, negligenciando a especialização de esportes específicos.
A respeito da competição em esportes individuais, assinale a opção correta.
A rivalidade gerada nas competições não é estimulante para atingir a perfeição, mas, se for prolongada e intensa, contribui para a melhora da destreza motora.
Um elemento comum da competição nos esportes individuais consiste no envolvimento das pessoas em prol do alcance de um objetivo comum aos participantes.
Os reforços, como pontos e vitórias, geralmente são distribuídos de maneira desigual entre os participantes, com base em seu desempenho competitivo.
Os esportes individuais não se incluem na categoria jogo, pois não contribuem para o processo vital dos grupos.
A conotação extremamente competitiva dos esportes individuais evidencia uma prática mais lúdica e pouco produtiva.
Com relação a situações cooperativas, assinale a opção correta.
A situação cooperativa está presente nos jogos em que cada participante é motivado a expressar-se com responsabilidade, destreza e precisão.
A situação cooperativa estará evidenciada quando a ação de A for benéfica para A e para B, independentemente de a ação de B ser benéfica para ambos.
Na situação cooperativa, um indivíduo só alcançará o objetivo se todos também o alcançarem.
A situação cooperativa está vinculada a modelos que restringem o movimento a apenas uma opção, enfatizando formas que aprimorem esse movimento.
Nas ações que interferem no objetivo, haverá situação de cooperação quando os reforçadores de um indivíduo dependerem única e exclusivamente de suas próprias ações.
No que diz respeito à combinação entre competição e cooperação, assinale a opção correta.
Associar competição e cooperação, como ocorre em esportes coletivos, pode apresentar contradições: a atividade é competitiva, mas os participantes são cooperativos.
Mesmo associadas, competição e cooperação são opostas e independentes, a exemplo da situação em que há cooperação no grupo para vencer o jogo, mas há competição para obter a posse de bola.
A combinação de competição e cooperação focada na melhoria de resultados físicos, emocionais e sociais incentiva a superação de desafios, porém aumenta a rivalidade, uma vez que se procura assegurar que o desempenho do outro não seja bom.
Um método para a combinação de competição e cooperação consiste em utilizar a competição entre grupos, que favorece a cooperação intergrupal, apesar dos inconvenientes da competição interpessoal.
Na combinação entre competição e cooperação, o objetivo pelo qual se compete é mais importante que as pessoas, sejam companheiros, sejam adversários.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a educação física é uma disciplina que estuda a cultura corporal, utilizando-se de ferramentas como o jogo, o esporte, a ginástica, a dança e as lutas. Nesse sentido, é correto afirmar que a concepção de cultura utilizada pelos PCN de educação física
refere-se a um modo de vida pautado pelo bom gosto, o que distingue as pessoas no convívio social.
é proveniente de teorias educacionais críticas, como a críticoemancipatória, a crítico-reprodutivista e a crítico-superadora.
refere-se às trocas entre manifestações construídas historicamente e manifestações que os alunos trazem para a escola, considerando, portanto, a socialização das experiências e das vivências.
considera as sociedades heterogêneas e, por isso, visa uma homogeneização cultural.
corresponde a processos de erudição, de desenvolvimento do conhecimento formal, intelectual, espiritual e estético, o que estabelece uma forma de distinção social.
Assinale a opção que apresenta caráter pedagógico para o esporte de rendimento no cenário escolar atual.
Cada indivíduo deve render o mais que pode, propiciando que o processo da prática e o desenvolvimento da técnica estejam subordinados inconscientemente ao ideal de corpo do atleta.
Deve-se priorizar o esporte de rendimento como racionalização do jogo, visando, assim, o comportamento lúdico em sua forma pura como dimensão do humano.
O esporte de rendimento deve ser entendido em todas as suas implicações a fim de que se diversifique sua apropriação pelos alunos e, assim, seja problematizada sua prática cultural na sociedade.
Deve-se buscar o máximo rendimento na competição, sobrepujando o adversário e, assim, valorizando socialmente o código vitória-derrota.
Como o rendimento está condicionado à capacidade física, a especificidade e a função da educação física na escola deve ser a promoção da saúde.
Os artigos citados abaixo integram o Decreto n.º 69.450/1971, que regulamentou a educação física escolar e determinou os objetivos e o currículo a ser seguido.
Art. 1.º A educação física, atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando, constitui um dos fatores básicos para a conquista das finalidades da educação. Art. 2.º A educação física, desportiva e recreativa integrará, como atividade escolar regular, o currículo dos cursos de todos os graus de qualquer sistema de ensino. Tendo como referência as referidas normas, assinale a opção correta.A ênfase na melhora da aptidão física e no rendimento atlético faz que o esporte tenha como objetivo social a promoção da saúde.
O esporte, à medida que é praticado por grupos heterogêneos, é visto como prática social passível de ser apropriada de diferentes formas em realidades específicas.
Deve-se utilizar a pedagogia tecnicista não-diretiva para problematizar o esporte na sociedade, de modo a reinventá-lo, reconstruí-lo e produzi-lo a partir da escola.
O esporte é trabalhado e praticado na escola como algo que pode ser criado com formas de ação não institucionalizadas.
Devido às suas variadas modalidades, o esporte é compreendido como um campo de ação aberto por meio de experiências práticas.
Com relação a cultura e educação física, assinale a opção correta.
A capoeira, quando vinculada somente à aprendizagem e à reprodução de seus aspectos técnicos, perde seus significados culturais.
Para promover mudanças na cultura dominante da educação física escolar é necessário se subordinar às práticas sociais que afirmam valores, interesses, conceitos e tradições arraigados à prática da disciplina.
Como a educação física é construída culturalmente, ela prescinde de uma prática social, pois é reproduzida em diversos ambientes e espaços.
As diferenças entre as pessoas são proporcionadas pelas diferentes estruturas biológicas da espécie humana e por suas diferentes opções culturais.
Ao assumir uma identidade cultural, o esporte mantém seu sentido e significado, independentemente da cultura em que é praticado.
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