Questões de Educação Física do ano 2013

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Considerando o problema da obesidade, julgue os itens a seguir.

I A exigência social pela boa aparência mobiliza as pessoas para a prática de atividades físicas.

II A preocupação dos especialistas em saúde pública com os índices crescentes de obesidade reflete a importância de um país ter políticas que garantam todos os desejos da população.

III A falta de exercícios físicos e a alimentação rica em carboidrato e gorduras estão entre os principais causadores do crescente índice de obesidade da população.

IV A escola tem importância fundamental para a diminuição das doenças causadas pela obesidade.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta.

  • A.

    Como os métodos ginásticos priorizam o desenvolvimento de sentimentos patrióticos, fundamentais para o exercício de uma cidadania responsável, a educação física militarista é caracterizada como uma teoria crítica.

  • B.

    A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência.

  • C.

    A educação física, enquanto ginástica, foi oficializada no ensino público brasileiro pelo Decreto n.º 7.247/1879, com fins lúdicos e sociais.

  • D.

    A capoeira, desenvolvida pelos escravos negros em um contexto de luta, é exemplo de educação física inserida nas escolas públicas.

  • E.

    O método ginástico francês, criado especificamente para a escola, serviu de referência para que pedagogos e médicos estabelecessem os princípios básicos no ensino de educação física escolar no Brasil.

  • A.

    acentuar a disparidade de interesses entre as diferentes classes sociais.

  • B.

    modificar os valores da sociedade, a fim de transformá-la.

  • C.

    contribuir para a construção do conhecimento, comprometendo-se com a formação educacional.

  • D.

    incentivar a competição, preparando os recursos humanos necessários ao crescimento econômico e tecnológico da sociedade.

  • E.

    utilizar o método desportivo generalizado, negligenciando a especialização de esportes específicos.

A respeito da competição em esportes individuais, assinale a opção correta.

  • A.

    A rivalidade gerada nas competições não é estimulante para atingir a perfeição, mas, se for prolongada e intensa, contribui para a melhora da destreza motora.

  • B.

    Um elemento comum da competição nos esportes individuais consiste no envolvimento das pessoas em prol do alcance de um objetivo comum aos participantes.

  • C.

    Os reforços, como pontos e vitórias, geralmente são distribuídos de maneira desigual entre os participantes, com base em seu desempenho competitivo.

  • D.

    Os esportes individuais não se incluem na categoria jogo, pois não contribuem para o processo vital dos grupos.

  • E.

    A conotação extremamente competitiva dos esportes individuais evidencia uma prática mais lúdica e pouco produtiva.

Com relação a situações cooperativas, assinale a opção correta.

  • A.

    A situação cooperativa está presente nos jogos em que cada participante é motivado a expressar-se com responsabilidade, destreza e precisão.

  • B.

    A situação cooperativa estará evidenciada quando a ação de A for benéfica para A e para B, independentemente de a ação de B ser benéfica para ambos.

  • C.

    Na situação cooperativa, um indivíduo só alcançará o objetivo se todos também o alcançarem.

  • D.

    A situação cooperativa está vinculada a modelos que restringem o movimento a apenas uma opção, enfatizando formas que aprimorem esse movimento.

  • E.

    Nas ações que interferem no objetivo, haverá situação de cooperação quando os reforçadores de um indivíduo dependerem única e exclusivamente de suas próprias ações.

No que diz respeito à combinação entre competição e cooperação, assinale a opção correta.

  • A.

    Associar competição e cooperação, como ocorre em esportes coletivos, pode apresentar contradições: a atividade é competitiva, mas os participantes são cooperativos.

  • B.

    Mesmo associadas, competição e cooperação são opostas e independentes, a exemplo da situação em que há cooperação no grupo para vencer o jogo, mas há competição para obter a posse de bola.

  • C.

    A combinação de competição e cooperação focada na melhoria de resultados físicos, emocionais e sociais incentiva a superação de desafios, porém aumenta a rivalidade, uma vez que se procura assegurar que o desempenho do outro não seja bom.

  • D.

    Um método para a combinação de competição e cooperação consiste em utilizar a competição entre grupos, que favorece a cooperação intergrupal, apesar dos inconvenientes da competição interpessoal.

  • E.

    Na combinação entre competição e cooperação, o objetivo pelo qual se compete é mais importante que as pessoas, sejam companheiros, sejam adversários.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a educação física é uma disciplina que estuda a cultura corporal, utilizando-se de ferramentas como o jogo, o esporte, a ginástica, a dança e as lutas. Nesse sentido, é correto afirmar que a concepção de cultura utilizada pelos PCN de educação física

  • A.

    refere-se a um modo de vida pautado pelo bom gosto, o que distingue as pessoas no convívio social.

  • B.

    é proveniente de teorias educacionais críticas, como a críticoemancipatória, a crítico-reprodutivista e a crítico-superadora.

  • C.

    refere-se às trocas entre manifestações construídas historicamente e manifestações que os alunos trazem para a escola, considerando, portanto, a socialização das experiências e das vivências.

  • D.

    considera as sociedades heterogêneas e, por isso, visa uma homogeneização cultural.

  • E.

    corresponde a processos de erudição, de desenvolvimento do conhecimento formal, intelectual, espiritual e estético, o que estabelece uma forma de distinção social.

Assinale a opção que apresenta caráter pedagógico para o esporte de rendimento no cenário escolar atual.

  • A.

    Cada indivíduo deve render o mais que pode, propiciando que o processo da prática e o desenvolvimento da técnica estejam subordinados inconscientemente ao ideal de corpo do atleta.

  • B.

    Deve-se priorizar o esporte de rendimento como racionalização do jogo, visando, assim, o comportamento lúdico em sua forma pura como dimensão do humano.

  • C.

    O esporte de rendimento deve ser entendido em todas as suas implicações a fim de que se diversifique sua apropriação pelos alunos e, assim, seja problematizada sua prática cultural na sociedade.

  • D.

    Deve-se buscar o máximo rendimento na competição, sobrepujando o adversário e, assim, valorizando socialmente o código vitória-derrota.

  • E.

    Como o rendimento está condicionado à capacidade física, a especificidade e a função da educação física na escola deve ser a promoção da saúde.

Os artigos citados abaixo integram o Decreto n.º 69.450/1971, que regulamentou a educação física escolar e determinou os objetivos e o currículo a ser seguido.

Art. 1.º A educação física, atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando, constitui um dos fatores básicos para a conquista das finalidades da educação.

Art. 2.º A educação física, desportiva e recreativa integrará, como atividade escolar regular, o currículo dos cursos de todos os graus de qualquer sistema de ensino.

Tendo como referência as referidas normas, assinale a opção correta.

  • A.

    A ênfase na melhora da aptidão física e no rendimento atlético faz que o esporte tenha como objetivo social a promoção da saúde.

  • B.

    O esporte, à medida que é praticado por grupos heterogêneos, é visto como prática social passível de ser apropriada de diferentes formas em realidades específicas.

  • C.

    Deve-se utilizar a pedagogia tecnicista não-diretiva para problematizar o esporte na sociedade, de modo a reinventá-lo, reconstruí-lo e produzi-lo a partir da escola.

  • D.

    O esporte é trabalhado e praticado na escola como algo que pode ser criado com formas de ação não institucionalizadas.

  • E.

    Devido às suas variadas modalidades, o esporte é compreendido como um campo de ação aberto por meio de experiências práticas.

Com relação a cultura e educação física, assinale a opção correta.

  • A.

    A capoeira, quando vinculada somente à aprendizagem e à reprodução de seus aspectos técnicos, perde seus significados culturais.

  • B.

    Para promover mudanças na cultura dominante da educação física escolar é necessário se subordinar às práticas sociais que afirmam valores, interesses, conceitos e tradições arraigados à prática da disciplina.

  • C.

    Como a educação física é construída culturalmente, ela prescinde de uma prática social, pois é reproduzida em diversos ambientes e espaços.

  • D.

    As diferenças entre as pessoas são proporcionadas pelas diferentes estruturas biológicas da espécie humana e por suas diferentes opções culturais.

  • E.

    Ao assumir uma identidade cultural, o esporte mantém seu sentido e significado, independentemente da cultura em que é praticado.

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