Questões de Educação Física do ano 2013

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que apresenta apenas abordagens para a educação física desenvolvidas depois do governo militar.

  • A.

    desenvolvimentista, saúde renovada e crítico-superadora

  • B.

    crítico-tecnicista, socioantropológica e reprodutivistainteracionista

  • C.

    construtivista, escolanovista e sociointeracionista

  • D.

    psicomotricidade, esportivista crítica e sistêmica

  • E.

    cultural, crítico-emancipatória e construtivista esportivista

Em relação aos novos objetivos e abordagens da educação física escolar desenvolvidos depois do governo militar, assinale a opção correta.

  • A.

    Deve-se considerar tanto o trabalho individual quanto o cooperativo em atividades de complexidade progressiva em que se provocam desequilíbrios para que, por meio da elaboração de soluções, se volte ao equilíbrio inicial.

  • B.

    Procura-se resolver dúvidas e oferecer atalhos, de modo a facilitar o raciocínio para que a aula renda e seja, assim, mais produtiva para o aluno.

  • C.

    Busca-se, fundamentalmente, envolver os alunos nas atividades de forma mais criativa, mais participativa e mais fundamentada por meio do autoritarismo e do elitismo.

  • D.

    A propriedade dada ao processo deve ser deslocada para o produto do ensino, de acordo com o princípio do ensino nãodiretivo.

  • E.

    Enfatiza-se a aptidão física e o movimento padronizado ao se desenvolver as produções da cultura corporal, com conhecimentos historicamente construídos e assimilados pela humanidade.

A respeito dos aspectos sociológicos do esporte para a educação física escolar atual, assinale a opção correta.

  • A.

    É necessário atribuir ao esporte na escola um sentido diferente daquele que possui o esporte de rendimento sem, contudo, que se abandone o movimento pela reflexão.

  • B.

    O esporte deve ser tratado na escola como iniciação que acompanha os avanços tecnológicos para o desenvolvimento da padronização cultural de sua prática, em que as exigências são as mesmas.

  • C.

    O esporte escolar não precisa eliminar o rendimento, pois toda ação humana não elimina a perspectiva do rendimento, sendo, também, uma manifestação da criatividade do ser humano.

  • D.

    Ao ser adotado como conhecimento hegemônico da cultura corporal, o esporte de rendimento traz na sua estrutura os mesmos elementos das relações na sociedade hoje, como a forte orientação no esforço e na cooperação, a ludicidade por meio da participação e a igualdade formal diante de leis ou regras.

  • E.

    É interessante que a escola incorpore o esporte como elemento da cultura corporal e que o faça de modo similar ao que ocorre no sistema esportivo.

Com relação à classificação para os jogos individuais, assinale a opção correta.

  • A.

    Os jogos individuais só sofrem influência em função da incerteza no meio variável.

  • B.

    Nos jogos individuais de adversário com arma só há oposição se a ação for simultânea com outro competidor.

  • C.

    Nos jogos individuais de ação alternativa não há cooperação, somente oposição, pois existem adversários apenas no momento da performance.

  • D.

    Nos jogos individuais de ação simultânea, no momento da performance não há adversários, só companheiros.

  • E.

    Nos jogos individuais com ação individual de adversários só há cooperação se a atividade também for considerada um jogo individual com ação simultânea.

No que se refere à classificação para jogos coletivos, assinale a opção correta.

  • A.

    O basquetebol é exemplo de jogo coletivo em que só há oposição e pode haver ou não influência do ambiente, como o vôlei de praia e o vôlei de quadra.

  • B.

    Para Parlebás, os jogos sociomotores podem ser subdivididos em jogos apenas com oposição e jogos com cooperação e oposição.

  • C.

    Na classificação de Parlebás, os jogos coletivos são divididos em dois grupos: psicomotores e sociomotores.

  • D.

    A classificação em jogos de invasão incluem aqueles em que as duas equipes jogam e pontuam no mesmo campo.

  • E.

    Nos jogos coletivos de campo dividido não há contato entre as equipes oponentes.

  • A.

    Cada jogo deve ser ensinado separadamente devido às suas especificidades, uma vez que as habilidades e as compreensões táticas sendo únicas para cada jogo dificulta a transferência dessas habilidades e compreensões táticas de um jogo para outro.

  • B.

    O ensino dos jogos pela sua compreensão apresenta uma estrutura linear e hierárquica: na base situam-se as destrezas motoras a fim de que se facilite a compreensão do jogo e a transferência das aprendizagens do aluno para situações similares.

  • C.

    O professor deve propor atividades que estejam acima do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos para que, a partir dessa complexidade, possa exigir maior empenho e conhecimento tático.

  • D.

    O professor não deve modificar os jogos, como regras e equipamentos, porque sem modificá-los irá criar um ambiente desafiador e específico para a compreensão desses jogos.

  • E.

    Na aprendizagem de jogos com oposição, é importante favorecer a cooperação e a participação dos alunos e reduzir a competitividade e as comparações, minimizando assim o resultado e enfatizando o processo do jogo e as conquistas pessoais.

Com relação aos jogos tradicionais e ao desenvolvimento da cultura corporal na educação física, assinale a opção correta.

  • A.

    Por meio dos jogos tradicionais é possível transformar os conteúdos, a estrutura ou a função de jogos destinados às crianças, as quais de modo geral são insensíveis às formas populares mesmo com predisposição à cultura.

  • B.

    Os jogos tradicionais eliminatórios e competitivos devem ser explorados mais enfaticamente, por assegurarem que crianças, menos dotadas passem de meras observadoras a participantes ativas.

  • C.

    Os jogos tradicionais são responsáveis pelo tolhimento da criatividade, uma vez que são apresentados prontos e acabados, impedindo que os alunos tentem recriá-los.

  • D.

    Culturalmente arraigados e transmitidos de geração em geração, os jogos tradicionais devem ser evitados na educação física escolar, pois contribuem para a reprodução e não para a transformação dos conteúdos.

  • E.

    Os jogos tradicionais facilitam a aprendizagem dos códigos, o conhecimento de dados ou elementos culturais próprios de uma comunidade e contribuem para valorizá-los, aproximando diferentes gerações.

  • A.

    A educação física escolar deve trabalhar com os movimentos naturais porque a insistência e a repetição de movimentos do mundo objetivo destrói a cultura do movimento dos indivíduos.

  • B.

    A educação física deve utilizar, além dos movimentos com eficácia técnica, os movimentos com eficácia simbólica, isto é, aqueles que orientam e fornecem sentidos a certas ações coletivas.

  • C.

    A atuação cultural é uma fase do desenvolvimento humano que a criança pode alcançar desde que passe pelos pré-requisitos motores estabelecidos biologicamente.

  • D.

    A educação física desencadeia e auxilia no desenvolvimento individual a fim de formar pessoas mais completas, com mais criatividade e que tenham mais possibilidades de exercer a autonomia e, assim, serem mais cultas.

  • E.

    As manifestações corporais utilizadas nas aulas de educação física devem ser aquelas que são patrimônio da humanidade, enfatizadas a partir da dimensão do acúmulo de conhecimentos e das produções humanas.

Referente às suas características, os jogos cooperativos são

  • A.

    acessíveis a todas as pessoas, em relação à visão.

  • B.

    finitos, em relação ao tempo.

  • C.

    limitados, em relação ao espaço.

  • D.

    excludentes, em relação aos objetivos.

  • E.

    terminais, em relação à finalidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...