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Assinale a opção que apresenta apenas abordagens para a educação física desenvolvidas depois do governo militar.
desenvolvimentista, saúde renovada e crítico-superadora
crítico-tecnicista, socioantropológica e reprodutivistainteracionista
construtivista, escolanovista e sociointeracionista
psicomotricidade, esportivista crítica e sistêmica
cultural, crítico-emancipatória e construtivista esportivista
Em relação aos novos objetivos e abordagens da educação física escolar desenvolvidos depois do governo militar, assinale a opção correta.
Deve-se considerar tanto o trabalho individual quanto o cooperativo em atividades de complexidade progressiva em que se provocam desequilíbrios para que, por meio da elaboração de soluções, se volte ao equilíbrio inicial.
Procura-se resolver dúvidas e oferecer atalhos, de modo a facilitar o raciocínio para que a aula renda e seja, assim, mais produtiva para o aluno.
Busca-se, fundamentalmente, envolver os alunos nas atividades de forma mais criativa, mais participativa e mais fundamentada por meio do autoritarismo e do elitismo.
A propriedade dada ao processo deve ser deslocada para o produto do ensino, de acordo com o princípio do ensino nãodiretivo.
Enfatiza-se a aptidão física e o movimento padronizado ao se desenvolver as produções da cultura corporal, com conhecimentos historicamente construídos e assimilados pela humanidade.
A respeito dos aspectos sociológicos do esporte para a educação física escolar atual, assinale a opção correta.
É necessário atribuir ao esporte na escola um sentido diferente daquele que possui o esporte de rendimento sem, contudo, que se abandone o movimento pela reflexão.
O esporte deve ser tratado na escola como iniciação que acompanha os avanços tecnológicos para o desenvolvimento da padronização cultural de sua prática, em que as exigências são as mesmas.
O esporte escolar não precisa eliminar o rendimento, pois toda ação humana não elimina a perspectiva do rendimento, sendo, também, uma manifestação da criatividade do ser humano.
Ao ser adotado como conhecimento hegemônico da cultura corporal, o esporte de rendimento traz na sua estrutura os mesmos elementos das relações na sociedade hoje, como a forte orientação no esforço e na cooperação, a ludicidade por meio da participação e a igualdade formal diante de leis ou regras.
É interessante que a escola incorpore o esporte como elemento da cultura corporal e que o faça de modo similar ao que ocorre no sistema esportivo.
Com relação à classificação para os jogos individuais, assinale a opção correta.
Os jogos individuais só sofrem influência em função da incerteza no meio variável.
Nos jogos individuais de adversário com arma só há oposição se a ação for simultânea com outro competidor.
Nos jogos individuais de ação alternativa não há cooperação, somente oposição, pois existem adversários apenas no momento da performance.
Nos jogos individuais de ação simultânea, no momento da performance não há adversários, só companheiros.
Nos jogos individuais com ação individual de adversários só há cooperação se a atividade também for considerada um jogo individual com ação simultânea.
No que se refere à classificação para jogos coletivos, assinale a opção correta.
O basquetebol é exemplo de jogo coletivo em que só há oposição e pode haver ou não influência do ambiente, como o vôlei de praia e o vôlei de quadra.
Para Parlebás, os jogos sociomotores podem ser subdivididos em jogos apenas com oposição e jogos com cooperação e oposição.
Na classificação de Parlebás, os jogos coletivos são divididos em dois grupos: psicomotores e sociomotores.
A classificação em jogos de invasão incluem aqueles em que as duas equipes jogam e pontuam no mesmo campo.
Nos jogos coletivos de campo dividido não há contato entre as equipes oponentes.
Cada jogo deve ser ensinado separadamente devido às suas especificidades, uma vez que as habilidades e as compreensões táticas sendo únicas para cada jogo dificulta a transferência dessas habilidades e compreensões táticas de um jogo para outro.
O ensino dos jogos pela sua compreensão apresenta uma estrutura linear e hierárquica: na base situam-se as destrezas motoras a fim de que se facilite a compreensão do jogo e a transferência das aprendizagens do aluno para situações similares.
O professor deve propor atividades que estejam acima do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos para que, a partir dessa complexidade, possa exigir maior empenho e conhecimento tático.
O professor não deve modificar os jogos, como regras e equipamentos, porque sem modificá-los irá criar um ambiente desafiador e específico para a compreensão desses jogos.
Na aprendizagem de jogos com oposição, é importante favorecer a cooperação e a participação dos alunos e reduzir a competitividade e as comparações, minimizando assim o resultado e enfatizando o processo do jogo e as conquistas pessoais.
Com relação aos jogos tradicionais e ao desenvolvimento da cultura corporal na educação física, assinale a opção correta.
Por meio dos jogos tradicionais é possível transformar os conteúdos, a estrutura ou a função de jogos destinados às crianças, as quais de modo geral são insensíveis às formas populares mesmo com predisposição à cultura.
Os jogos tradicionais eliminatórios e competitivos devem ser explorados mais enfaticamente, por assegurarem que crianças, menos dotadas passem de meras observadoras a participantes ativas.
Os jogos tradicionais são responsáveis pelo tolhimento da criatividade, uma vez que são apresentados prontos e acabados, impedindo que os alunos tentem recriá-los.
Culturalmente arraigados e transmitidos de geração em geração, os jogos tradicionais devem ser evitados na educação física escolar, pois contribuem para a reprodução e não para a transformação dos conteúdos.
Os jogos tradicionais facilitam a aprendizagem dos códigos, o conhecimento de dados ou elementos culturais próprios de uma comunidade e contribuem para valorizá-los, aproximando diferentes gerações.
A educação física escolar deve trabalhar com os movimentos naturais porque a insistência e a repetição de movimentos do mundo objetivo destrói a cultura do movimento dos indivíduos.
A educação física deve utilizar, além dos movimentos com eficácia técnica, os movimentos com eficácia simbólica, isto é, aqueles que orientam e fornecem sentidos a certas ações coletivas.
A atuação cultural é uma fase do desenvolvimento humano que a criança pode alcançar desde que passe pelos pré-requisitos motores estabelecidos biologicamente.
A educação física desencadeia e auxilia no desenvolvimento individual a fim de formar pessoas mais completas, com mais criatividade e que tenham mais possibilidades de exercer a autonomia e, assim, serem mais cultas.
As manifestações corporais utilizadas nas aulas de educação física devem ser aquelas que são patrimônio da humanidade, enfatizadas a partir da dimensão do acúmulo de conhecimentos e das produções humanas.
Referente às suas características, os jogos cooperativos são
acessíveis a todas as pessoas, em relação à visão.
finitos, em relação ao tempo.
limitados, em relação ao espaço.
excludentes, em relação aos objetivos.
terminais, em relação à finalidade.
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