Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação nas aulas de Educação Física é um tema recorrente e complexo, pois para ser desenvolvida de maneira satisfatória, exige um diálogo permanente entre professor, aluno e escola. Nesse sentido, sobre o desenvolvimento do processo avaliativo, analise as afirmativas a seguir:
I – A avaliação do professor deve ser comunicada aos alunos, informando-lhes sobre as suas dificuldades e avanços alcançados. II – A observação avaliadora pode ser feita em todas as aulas e situações. III – Quando se avalia o aluno ao final de um processo, geralmente se chama essa proposta de avaliação somativa.
Estão corretas:

    A) Apenas I

    B) Apenas II

    C) Apenas I e II

    D) Apenas II e III

    E) Todas

Quanto a Educação Física na escola, desde meados da década de 1980 tem havido mudanças na suas concepções, em um processo que envolve diversas transformações. […] Naquela época o país estava passando por um período de redemocratização política denominado “Abertura” (DARIDO e NETO, 2011). Considerando a citação em destaque, quais os aspectos desse momento histórico influenciaram as mudanças ocorridas na Educação Física escolar?
I – Liberdade efetiva na comunidade acadêmica para pesquisar todas as áreas do conhecimento científico e filosófico. II – Realização de encontros e debates entre profissionais e acadêmicos. III – Movimentos instituídos de organização civil favoráveis a manutenção do regime político anterior.
Estão corretas:

    A) Apenas I

    B) Apenas II

    C) Apenas I e II

    D) Apenas I e III

    E) Todas

O esporte “tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada” (GALVÃO et al, 2011).
A afirmativa em destaque apresenta características do:

    A) Esporte-educação

    B) Esporte-participação

    C) Esporte-performance

    D) Esporte-desempenho

    E) Esporte-recreativo

“A Educação Física tem como um de seus objetivos desenvolver a capacidade rítmica, o que quer dizer, o aluno aprender a realizar os movimentos corporais dentro de um ritmo estabelecido”. Bregolato (2007) ao escrever essa passagem, aponta os “jogos rítmicos” como um excelente recurso para desenvolver essa capacidade com os nossos alunos.
Conforme as elaborações da autora sobre os “jogos rítmicos”, analise as afirmativas a seguir:
I – O ritmo determina a velocidade com que se executa o exercício. II – Existem vários graus de ritmos lentos, e vários graus de ritmos rápidos. III – Chama-se nuança cada grau de intensidade que está entre os extremos do mais lentamente possível, e, do mais rapidamente possível.
Estão corretas:

    A) Apenas I

    B) Apenas II

    C) Apenas I e II

    D) Apenas II e III

    E) Todas

O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 14 anos, buscando nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo Tani (1988), quando se estuda o comportamento humano, dois princípios devem ser considerados:

    A) Totalidade e especificidade

    B) Afetivo e motor

    C) Totalidade e afetivo

    D) Especificidade e afetivo

    E) Cognitivo e motor

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, durante o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, na Unidade Temática “Danças”, os “objetos de conhecimento” que devem ser desenvolvidos nas aulas de Educação Física, são:
I – Danças de salão II – Danças urbanas III – Danças do Brasil e do mundo
Estão corretas:

    A) Apenas I

    B) Apenas II

    C) Apenas I e II

    D) Apenas I e III

    E) Todas

Ao tratarmos do tema avaliação nas aulas de Educação Física escolar, faz-se necessário, durante o processo, considerar as seguintes dimensões:

    A) Procedimental e conceitual.

    B) Experimental e conceitual.

    C) Conceitual e atitudinal.

    D) Conceitual, procedimental e atitudinal.

    E) Experimental, conceitual e atitudinal.

“A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem que realizar” (NAHAS, 2013).
O autor apresenta algumas mensagens para os adolescentes e adultos jovens com relação à prática de atividades físicas.
1. Adolescentes e adultos jovens, de ambos os sexos, podem beneficiar-se com atividades físicas regulares. 2. A atividade física precisa ser intensa para trazer benefícios à saúde. 3. Mais benefícios podem ser derivados da atividade física regular se esta for de intensidade e duração progressivamente crescente, respeitadas as características individuais. 4. Somente as atividades intensas, realizadas na maioria dos dias da semana, trazem benefícios à saúde de adolescentes e adultos jovens. 5. Para obter benefícios substanciais à saúde, todo adolescente e adulto jovem deve acumular ao longo da semana no mínimo 1500 a 3000 METs de atividades físicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASILIA, 2017), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas corporais de acordo com a BNCC.
1. A unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela ausência de regras. 2. A unidade temática esportes reúne somente as manifestações derivadas dessa prática. As manifestações formais do esporte devem ser trabalhadas somente de forma extracurricular. 3. A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. 4. A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. 5. Na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

A inclusão da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil no século XIX.
Qual o nome da reforma que propiciou essa inclusão?

    A) Militar

    B) Didática

    C) Protestante

    D) Rui Barbosa

    E) Couto Ferraz

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...