Questões de Educação Física do ano 2020

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A Educação Física, apesar de comumente ser entendida como sinônimo de movimento e voltada principalmente a fatores biológicos, constitui-se em um campo de conhecimento e atuação relacionada diretamente ao meio social. Acontece que até hoje pode ocorrer que não seja compreendido de maneira adequada. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física. Quais são elas?

    A) Educação Física Esportiva, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária.

    B) Educação Física Convencional, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária.

    C) Educação Física Convencional, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária.

    D) Educação Física Esportiva, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária.

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Com relação à unidade temática Brincadeiras e Jogos é CORRETO afirmar:

    A) Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

    B) Reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto às derivadas. As brincadeiras e jogos como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações).

    C) São propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, o que leva à necessidade de explicitar a classificação em: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; e ginásticas de conscientização corporal.

    D) Explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.

Há 18 anos, a infância deixou de ser brincadeira. Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), essa fase da vida passou a ser tratada com a seriedade que merece — o reconhecimento de que são sujeitos de direito e não simples propriedade dos pais e do Estado. Com o ECA foi extinto o Código de Menores, elaborado em 1927 e adaptado em 1979, único instrumento legal que tratava da infância no país. No seu capítulo IV (do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer), no artigo 53, a criança e o adolescente “têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, assegurando:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II. Direito de ser desvalorizado por seus educadores; III. Dever de contestar critérios avaliativos, não podendo recorrer às instâncias escolares superiores; IV. Direito de organização e participação em entidades rurais; V. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I e II estão corretas.

    B) Somente III e IV estão corretas.

    C) Somente IV e V estão corretas.

    D) Somente I e V estão corretas.

O Futsal é uma versão do Futebol adaptado para quadras esportivas. A competição acontece com dois times de cinco jogadores cada e tem o objetivo de fazer o maior número de gols no campo do adversário. As proporções da área do jogo são menores do que a área do futebol comum. O futsal nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1934. O professor Juan Carlos Ceriani Gravier criou o desporto ao misturar elementos do futebol, handebol, basquete e polo aquático. Com relação ao local de jogo, os mesmos deverão ser disputados em superfícies lisas, livre de asperezas e não ser abrasiva. O seu piso será construído de madeira, cimento ou material sintético rigorosamente nivelado, sem declives ou depressões. Logo, com relação a marcação da superfície, qual alternativa encontra-se ERRADA?

    A) A quadra de jogo será um retângulo e será marcada com linhas. Essas linhas pertencem às zonas que demarcam e devem ser de cores diferentes das cores da quadra de jogo.

    B) As duas linhas de marcação mais longas denominam-se linhas laterais e as duas mais curtas linhas de meta.

    C) Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, chamada de linha média.

    D) O centro da quadra de jogo será marcado por um pequeno círculo com 8 (oito) centímetros de raio, situado a um terço da linha média, no qual se traçará um retângulo.

Antes da inserção num programa de exercícios físicos, é muito importante a realização de uma avaliação física (funcional) do futuro praticante. Quando desejamos avaliar uma pessoa, devemos sempre levar em conta os critérios de autenticidade científica associados ao teste selecionado. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente esses critérios. Assinale-a.

    A) Validade, custo e operacionalização.

    B) Objetividade, confiabilidade e custo.

    C) Fidedignidade, validade e objetividade.

    D) Facilidade de aplicação, custo e fidedignidade.

    E) Validade e custo benefício.

A avaliação da aprendizagem de uma habilidade motora é, muitas vezes, realizada através da análise de curvas de performance. Embora bastante utilizadas, as curvas de performance, assim como todo instrumento avaliativo, apresentam limitações.
Em I, II e III são apresentadas possíveis limitações referentes às curvas de performance. Analise-as. I - Os efeitos entre indivíduos são mascarados. II - A variabilidade intraindivíduo é mascarada. III - Curvas de performance não representam necessariamente curvas de aprendizagem. Acerca do exposto, é CORRETO afirmar que

    A) apenas I e II apresentam limitações referentes às curvas de performance.

    B) somente I e III apresentam limitações referentes às curvas de performance.

    C) apenas III apresenta uma limitação referente às curvas de performance.

    D) em I, II e III são apresentadas limitações referentes às curvas de performance.

    E) apenas I apresenta uma limitação referente às curvas de performance.

No treinamento em geral, algumas normas e regras foram sendo criadas ou desenvolvidas com base em princípios relacionados com a constituição física humana e com as respostas orgânicas aos estímulos aplicados. Sobre os princípios do treinamento, é CORRETO afirmar que

    A) o princípio da especificidade leva em consideração cada ser humano com as suas estruturas físicas e psicológicas individualizadas.

    B) o princípio da continuidade determina que todo treinamento deve ser elaborado respeitando-se a individualidade biológica.

    C) o princípio da reversibilidade relaciona-se à aplicação das cargas, potencializando o trabalho.

    D) o princípio pedagógico é desnecessário para a aplicação dos princípios biológicos.

    E) o princípio da adaptação ocorre quando os tecidos são estimulados, produzindo tanto adaptações metabólicas quanto fisiológicas. Esse princípio deve ser aplicado com uma frequência gradativa.

Em relação à ocorrência da fadiga central, é CORRETO afirmar:

    A) É desencadeada pela diminuição da quantidade de insulina circulante e como consequência a menor quantidade de glicose disponível para o sistema nervoso central.

    B) Está relacionada ao desequilíbrio entre os níveis plasmáticos de triptofano livre e de aminoácidos de cadeia ramificada.

    C) A diminuição da fosfocreatina muscular é o seu principal causador.

    D) A elevação do pH associada à diminuição gradativa do glicogênio muscular esquelético é um dos principais fatores desencadeadores.

    E) Ocorre em função da diminuição da adiponectina e da secreção pelo tecido adiposo de citocinas.

Leia o trecho de texto abaixo: “[...] refere-se à energia mecânica produzida durante o movimento relativo à energia metabólica usada para causar o movimento.” Fonte: ROBERGS, 2002, p. 69. O conceito explicitado no fragmento de texto apresentado é:

    A) Eficiência do movimento.

    B) Economia do esforço.

    C) Lastro fisiológico.

    D) Lastro aeróbio.

    E) Desempenho funcional.

O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da:

    A) Velocidade.

    B) Agilidade.

    C) Força.

    D) Flexibilidade.

    E) Coordenação motora.

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