Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Vários pesquisadores têm tentado subdividir os movimentos fundamentais em uma série de estágios sequenciais identificáveis”.
Em qual estágio preconizado por GALLAHUE & OZMUN (2013) o movimento é caracterizado pela ausência de determinadas partes ou por uma sequência inapropriada, pelo uso acentuadamente restrito ou exagerado do corpo e por uma má coordenação e fluxo rítmico?

    A) Estágio pré-maturo

    B) Estágio inicial

    C) Estágio maduro

    D) Estágio proficiente

    E) Estágio elementar emergente

Qual a proposta metodológica da Educação Física que se baseia numa perspectiva antropológica, cuja principal vantagem não é a exclusão da dimensão biológica, mas a sua discussão vinculada ao surgimento da cultura ao longo da evolução dos primatas até culminar com o aparecimento do Homo sapiens?

    A) Abordagem Crítico-emancipatória

    B) Abordagem da Psicomotricidade

    C) Abordagem da Saúde Renovada

    D) Abordagem cultural

    E) Abordagem Crítico-Superadora

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo” (VIGOTSKI).
Analise as afirmativas abaixo sobre os jogos e as brincadeiras na escola.
1. Servem apenas para liberar e extravasar sentimentos, sair da rotina de sala. 2. O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. 3. Os jogos e as brincadeiras, por serem desprovidos de regras, não contribuem para a construção de valores morais e éticos. 4. Ensinar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras não contribui para que a criança se aproprie do conhecimento de modo crítico. 5. Fazer uso de jogos e brincadeiras durante as aulas regulares pode ser um recurso inovador para os alunos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

    A) São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

POWERS & HOWLEY (2017) apresentam três princípios do treinamento de resistência.
Qual o princípio apresentado pelos autores em que os ganhos de condicionamento por meio do exercício com sobrecarga são rapidamente perdidos quando o treinamento é interrompido e a sobrecarga é removida?

    A) Sobrecarga

    B) Especificidade

    C) Adaptabilidade

    D) Reversibilidade

    E) Individualidade biológica

Uma definição comum de avaliação indica que avaliar é “determinar ou estabelecer o valor de; examinar e julgar”. Entretanto, são várias as definições de avaliação encontradas na bibliografia utilizada atualmente no campo da Educação Física, não havendo concordância em torno de uma definição-padrão. Não se pode deixar de reconhecer o fato de que a avaliação progrediu a ponto de agora ser possível dizer que é um caminho profissional em rápido processo de maturação. Porém, é importante que os profissionais avaliadores considerem algumas orientações antes do início dos testes:
I. Explicar – e, se possível, demonstrar – ao avaliador como deve ser realizado o teste em questão. II. Efetivar as medições em diferentes horas do dia. III. Realizar atividade física extenuante antes da realização do teste. IV. Não realizar os testes em jejum, em estado de desidratação e/ou em estado de enfermidade (gripe, febre, resfriado). V. Buscar utilizar o mesmo avaliador quando se considera o mesmo teste.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I e II estão corretas.

    B) Somente III e IV estão corretas.

    C) Somente IV e V estão corretas.

    D) Somente I e V estão corretas.

Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologicista surge no final da década de 70 novas abordagens na Educação Física escolar, inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país além de questões específicas da própria Educação Física. Coexistem atualmente várias concepções, tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior da Educação Física. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, tem em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano. As abordagens que tiveram maior impacto a partir de meados da década de 70 são comumente denominadas como?

    A) Abordagem psicomotora, construtivista e desenvolvimentista.

    B) Abordagem da psicologia crítica, sociopolítico e sociológica-sistêmica.

    C) Abordagem da psicologia crítica, esportivista e biologicista.

    D) Abordagem psicomotora, esportivista e sociológica- -sistêmica.

Tanto o termo recreação como o lazer convive em nossa realidade sem maiores reflexões sobre os seus significados. Enquanto o termo recreação é influência norte-americana, o lazer surge a partir da influência européia. Essa dupla denominação está presente nos dias atuais e em geral utiliza-se a recreação para designar o conjunto de atividades, e o lazer para abordar o fenômeno cultural. Alguns autores chegam a identificar diferenças ou peculiaridades mais amplas entre os termos. Para Marinho et al. (1952), qual o conceito de RECREAÇÃO?

    A) Proveniente do latim recreatio (que representa recreio, divertimento), sendo derivada do vocábulo recreare, com o sentido de reproduzir, restabelecer, recuperar.

    B) Considera como uma das funções do lazer, a função recreativa (que tem o sentido de divertimento) está relacionada com as outras funções de descanso e desenvolvimento do lazer, e orientada para a criação permanente do indivíduo por si mesmo.

    C) Pode ser entendida como o criar, o recrear e o recriar-se, que está intimamente atrelado à ação do homem sobre o mundo.

    D) Sentido de recreação como “recreare”, que significa criar de novo, dar vida nova, com novo vigor.

Cada vez mais se fala sobre qualidade de vida. É uma concepção que envolve parâmetros das áreas de saúde, arquitetura, urbanismo, lazer, gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada, entretenimento, novas tecnologias e tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio. Logo, o universo de conhecimento em qualidade de vida se expressa como uma área multidisciplinar de conhecimento que engloba além de diversas formas de ciência e conhecimento popular, conceitos que permeiam a vida das pessoas como um todo. Assim, diferentes autores e instituições apresentam diferentes conceitos sobre o termo qualidade de vida. Para a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é?

    A) É uma noção eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria estética existencial. Pressupõe a capacidade de efetuar uma síntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade considera seu padrão de conforto e bem-estar.

    B) A percepção subjetiva do processo de produção, circulação e consumo de bens e riquezas. A forma pela qual cada um de nós vive seu dia-a-dia.

    C) Percepção do indivíduo de sua inserção na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

    D) Condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano.

A Fisiologia caracteriza-se como o ramo da Biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos. Ela se utiliza dos conceitos da física e da química para explicar como ocorrem as funções vitais dos diferentes organismos e suas adaptações frente aos estímulos do meio ambiente. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício (ou Fisiologia do Esforço ou da Atividade Física) é uma área do conhecimento derivada da Fisiologia, que estuda como as funções orgânicas respondem e se adaptam ao estresse imposto pelo exercício físico. Assim, deve estar claro que o organismo humano encontra-se em constante atividade, sendo mantido por funções fisiológicas básicas mesmo quando o indivíduo está em repouso. A condição das funções corporais quando mantidas constantes ou inalteradas, fenômeno que se refere ao estado de equilíbrio dos líquidos e dos tecidos do organismo em relação às suas funções e composições químicas básicas, utilizadas para manter o funcionamento do corpo em perfeito equilíbrio, é denominada______________.
Qual nome é dado a esse fenômeno do nosso organismo?

    A) Sistema ATP-CP.

    B) Homeostase.

    C) Lipólise.

    D) Gliconeogênese.

Quando se pensa sobre o desenvolvimento motor, não se pode desconsiderar a abordagem dos estágios e das fases, pois eles caracterizam os diferentes períodos. Isso não é diferente no caso do desenvolvimento e do aprimoramento de uma habilidade específica, conforme pode ser observado durante um arremesso por cima do ombro. Roberton e Halverson (1984) descrevem o arremesso por cima do ombro, dividindo-o em diferentes estágios. Dentre os estágios apresentados, qual encontra-se ERRADO?

    A) Estágio 1 – o úmero permanece oblíquo em relação ao tronco, e o antebraço se move conforme a bola. Não ocorre ação dos membros inferiores nem do tronco.

    B) Estágio 2 – o úmero ainda está fora da linha do corpo, mas já realiza um movimento independente e uma melhor angulação com o tronco. O antebraço e a bola parecem estar parados atrás da criança. O pé de apoio se move para frente – o que ainda é pouco –, e às vezes se move para a lateral. O corpo realiza uma rotação da parte superior, mantendo a pélvis bloqueada.

    C) Estágio 3 – nesse momento, aparece o “atraso” do antebraço em relação ao úmero. Este se alinha em relação ao tronco e à bola. O pé de apoio se move para frente, e aumenta sua distância em relação ao pé que ficou para trás, fazendo oposição ao braço de arremesso. A pélvis realiza um movimento mais rápido do que a coluna, e assim esta chega atrasada para aumentar a velocidade.

    D) Estágio 4 – o úmero permanece oblíquo em relação ao tronco, e o antebraço se move conforme a bola. Não ocorre ação dos membros inferiores nem do tronco. O pé de apoio se move para frente, e aumenta sua distância em relação ao pé que ficou para trás, fazendo oposição ao braço de arremesso. O corpo realiza uma rotação da parte superior, mantendo a pélvis bloqueada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...