Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual é a teoria conhecida entre os educadores que enfatiza a aquisição de processos do pensamento pelo desenvolvimento de estruturas cognitivas?

    A) Teoria da Aprendizagem.

    B) Teoria relacional.

    C) Teoria psicanalítica.

    D) Teoria cognitiva.

    E) Teoria da Aquisição.

Os processos de testes, medidas e avaliação têm apresentado um crescente interesse por parte dos profissionais de Educação Física. Esse processo contribui para a identificação de parâmetros da aptidão física do indivíduo. Os parâmetros são importantes para iniciar um treino e/ou para promover o prosseguimento e a condução de exercícios. Sobre o conteúdo apresentado, marque a alternativa CORRETA.

    A) A objetividade do teste reflete que ele produz escores similares para dado indivíduo, quando o mesmo é administrado por diferentes avaliadores.

    B) A avaliação somativa é utilizada antes de iniciar o trabalho. Seu objetivo é conhecer as condições iniciais do avaliado, para serem traçados os objetivos do processo de treinamento.

    C) O teste é um instrumento subjetivo, que se relaciona a um procedimento ou técnica de investigação.

    D) A aptidão física utilizada nos testes possui a capacidade de ser conduzida através da orientação do movimento.

    E) O tempo de duração determina a importância ou o valor da informação coletada.

O triatlo é um evento composto de três modalidades de endurance. Existem várias combinações de modalidades no triatlo, dependendo da região/país onde se desenvolve. Mas a combinação mais popular e reconhecida de triatlo é composta por natação, ciclismo e corrida. As fibras musculares predominantes nesses atletas têm como características:

    A) Alta quantidade de reservas de ATP – CP.

    B) Velocidade de contração lenta.

    C) Densidade capilar baixa.

    D) Conteúdo de mioglobina baixo.

    E) Potencial oxidativo contínuo.

A forma como as pessoas adquirem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em várias situações são compreendidas através da aprendizagem motora. A habilidade consiste na capacidade de executar uma tarefa com a máxima certeza e o mínimo dispêndio de energia e/ou tempo. A tentativa do indivíduo de solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência denomina-se:

    A) Acomodação.

    B) Equilibração.

    C) Assimilação.

    D) Isoequilíbrio.

    E) Reversão.

Num dia quente de verão, com temperatura acima de 32°C, a professora Marina ministrava aula de Educação Física na quadra de uma escola municipal. Em determinado momento, a professora pediu para que os seus alunos e alunas parassem a atividade para beberem água. Marina tomou essa decisão, pois

    A) a superexposição que ocorre quando não se presta a devida atenção aos sinais de alerta resulta em enregelamento; nos casos extremos, ocorre dano irreversível que torna necessária a remoção cirúrgica do tecido lesionado.

    B) a atividade leve e moderada na água fria produz consumos mais altos de oxigênio e temperaturas corporais mais baixas que uma atividade idêntica em água mais quente.

    C) a transpiração excessiva resulta em aumento da perda de líquidos, assim como em redução do volume plasmático. Isso causa insuficiência circulatória nos casos extremos, e a temperatura central sobe até níveis letais.

    D) o corpo mostra extraordinária flexibilidade na escolha dos substratos energéticos oxidativos durante a exposição constante ao frio.

    E) a vasoconstrição periférica prolongada durante a exposição ao calor intenso produz temperaturas da pele e das extremidades perigosamente baixas, quando isso é agravado por grandes aumentos na perda de calor por convecção e condução.

Analise o fragmento a seguir:
O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade. É fundamental frisar que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão que não se alicerçam apenas nessa racionalidade é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Fonte: BRASIL, 2018.
De acordo com o texto, o objetivo da educação física escolar é

    A) propiciar a vivência de atividades com o propósito de desenvolver o máximo da capacidade física de todos os praticantes, uma vez que essa área do conhecimento lida com a educação do físico.

    B) treinar as habilidades motoras básicas e, posteriormente, as complexas, visando a um maior rendimento esportivo do aluno, a hipercompetitividade e a seletividade dos praticantes.

    C) provocar nos alunos o entendimento de corpo (que se relaciona dentro de um contexto cultural) e de organismo (sistema estritamente fisiológico) como sinônimos.

    D) possibilitar o acesso aos jogos, danças, lutas, ginásticas, esportes e às práticas corporais de aventura, valorizando a performance e os anseios individuais.

    E) possibilitar a vivência da corporeidade, valendo-se de amplo repertório de práticas corporais, fomentando a participação em contextos de lazer, ampliando as redes de sociabilidade e promoção da saúde.

Analise o trecho abaixo:


“A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias. Ela auxilia na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos”.

Fonte: DARIDO; SOUZA JUNIOR. Para ensinar educação física: possibilidade de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007, p. 22.


Analisando esse tipo de avaliação, conclui-se que os alunos devem ser avaliados

    A) de forma a não observar a participação, a conduta, o empenho e, o mais importante, o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo. Toda a avaliação deve ser resumida a um único dia, sem que haja interesse em saber se o aluno está se sentindo bem ou mal na hora do teste. O que importa é um ótimo desempenho, pois a sua média bimestral será decidida ali, naquele momento.

    B) de forma sistemática por meio da observação das situações de vivência, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas; de forma específica, em provas, pesquisas relatórios, apresentações etc. Para que os alunos com dificuldades em algumas formas de expressão não sejam prejudicados pelo tipo de avaliação, é muito importante que existam diferentes formas de verificação.

    C) com o intuito de selecionar e rotular os estudantes a partir de critérios quantitativos, sendo feita somente no final de um período predeterminado pela instituição, constituindo-se num momento terminal, visto que não oferece elementos para ajudar no processo de aprendizagem do aluno. A metodologia de aprendizagem se dá através da aquisição e do aperfeiçoamento de técnicas e habilidades transmitidas pelo professor.

    D) priorizando a classificação do aluno, que acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Nessa concepção, o professor será sempre o que sabe, e o aluno será sempre o que não sabe.

    E) de forma que o professor se preocupe em transmitir conhecimentos ao aluno, que, por sua vez, aprende de forma passiva; através de uma prova atribui-se ao aluno uma nota fria, verificando-se apenas as habilidades cognitivas.

Analise o fragmento a seguir:

“Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si”. Fonte: BRASIL, 2018.


Considerando o trecho, a unidade temática que compreende a atividade descrita acima é

    A) as brincadeiras e os jogos.

    B) as lutas.

    C) os esportes.

    D) as atividades rítmicas.

    E) as ginásticas.

O treinamento de Longo Prazo (TLP) deve ocorrer por anos de preparação, não focando necessariamente em um esporte durante esse período. Assim, evita-se o treinamento precoce e possibilita a ampliação do leque motor dessas crianças.


Com esse conhecimento, podemos dizer que o TLP possui, como primeira etapa de treinamento, a/o

    A) treinamento básico.

    B) treinamento de transição.

    C) formação infantil.

    D) formação complexa.

    E) formação básica geral.

O exemplo que melhor ilustra o objetivo da Educação Física para a tendência pedagógica Crítico Superadora é:

    A) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de compreensão dos seus objetivos (e de seus iguais) através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas se reconhecessem enquanto uma classe que sofre com as mesmas dificuldades. Ela relacionou essa experiência ao convívio social, para auxiliá-los a entender que podem emancipar os seus conhecimentos e a sua consciência de classe.

    B) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de união entre os iguais através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante se juntar para transpor uma dificuldade e chegar a um objetivo em comum. Ela relacionou essa experiência ao convívio social, para auxiliá-los a entender que podem ultrapassar dificuldades que o sistema poderá vir a impor.

    C) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de união entre os iguais através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante cooperarem para viver melhor e para conseguir chegar ao objetivo do jogo. Ela relacionou essa experiência ao convívio social para auxiliá-los a entender que podem cooperar entre si e ter uma convivência mais fraterna.

    D) Em uma aula de cunho desenvolvimentista, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano as habilidades locomotoras através do jogo de Queimada, para que as alunas e os alunos treinassem essa habilidade motora e avaliassem se os(as) mesmos(as) já se encontram na fase motora especializada. Ela relacionou essa experiência ao convívio social para auxiliá-los a entender que precisam possuir tais habilidades para se socializarem em distintos ambientes.

    E) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano o conteúdo de Jogos e Brincadeiras através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante conhecer a cultura que os(as) envolvem e para que eles pudessem reviver e repassar a sua cultura corporal. Ela relacionou essa experiência ao convívio social e ao ensinamento que se perpetua através da prática de jogos e brincadeiras de antigas gerações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...