Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O início do desenvolvimento cultural da Educação Física no Brasil aconteceu com o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”. Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias: 1) os que exercitavam o corpo; e 2) os que exercitavam a memória. Além disso, esse tratado entendia a educação moral como coadjuvante da Educação Física e vice-versa.
Esse tratado aconteceu no período do(a

    A) Brasil Colônia.

    B) Brasil Império.

    C) Brasil República.

    D) Brasil Contemporâneo.

    E) Educação Física na atualidade.

São práticas de esportes que provocam estímulo para a ingestão marginal de energia, objetivo de manter o peso corporal baixo, compatível com o critério de imagem corporal:
Assinale a alternativa que atente completamente as respectivas práticas esportivas:

    A) Ginástica, patinação artística e fisiculturismo.

    B) Ginástica, ballet e patinação artística.

    C) Ballet, patinação artística, fisiculturismo e lutas.

    D) Ginástica, ballet e fisiculturismo.

    E) Ginástica, ballet, patinação artística, fisiculturismo e lutas.

Atletas adolescentes do sexo feminino apresentam risco maior para deficiência de ferro devido a suas maiores necessidades fisiológicas, baixo consumo energético (relacionado a esportes com controle de peso), ingestão inadequada de ferro e perdas de ferro relacionadas com a prática esportiva (hemólise por impacto). A ingestão de vitamina A, vitamina C e magnésio pode encontrar-se abaixo das recomendações em grupos de crianças que não possuam o hábito de ingerir frutas e hortaliças.
Dietas muito restritas caloricamente podem ser deficientes em:

    A) Cálcio, folato e zinco.

    B) Piridoxina, folato e zinco.

    C) Piridoxina, cálcio, folato.

    D) Piridoxina, cálcio, folato e zinco.

    E) Cálcio e zinco.

Os componentes da aptidão física estão relacionados com o crescimento e a sexual. A capacidade para o exercício físico aumenta com a puberdade devido ao aumento de força, habilidade e resistência. Essas mudanças envolvem crescimento linear e alterações na composição corporal e fisiológica como, por exemplo, um maior controle da temperatura corporal, que melhora o desempenho. Em meninas adolescentes após a puberdade, o VO2 máx por unidade de peso corporal diminui, enquanto a gordura corporal aumenta e a hemoglobina tende a diminuir, assim como a atividade voluntária.
Quanto aos meninos, aumentam sua capacidade aeróbia (VO2máx) durante a adolescência, atingindo seu pico entre:

    A) 10 e 12 anos.

    B) 12 e 14 anos.

    C) 14 e 16 anos.

    D) 16 e 18 anos.

    E) 18 e 20 anos.

Sobre a relação da atividade física e o envelhecimento, analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A atividade física pode ser uma das estratégias eficazes para aumentar a expectativa de vida e diminuir os anos de dependência funcional e incapacidade, a vida sedentária é prejudicial à saúde e, pelo contrário, a atividade física regular pode melhorar a qualidade de vida dos idosos.

    B) O envelhecimento ativo, segundo OMS, é o processo de facilitação das oportunidades para a saúde, a participação e a segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

    C) No processo de envelhecimento os cardiologistas e reumatologistas não recomendam os exercícios físicos na área da saúde, por perigo de comprometer as articulares, músculos e respiração.

    D) O envelhecimento bem sucedido pode ser caracterizado pela presença de três situações essenciais que interagem dentro de uma relação dinâmica, a saber: baixa probabilidade de doenças e de incapacidades associada a elas, boa capacidade funcional, tanto física quanto cognitiva, e participação ativa na sua comunidade.

    E) Envelhecimento saudável passa a ser a resultante da interação multidimensional entre saúde física, saúde mental, independência na vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica.

As abordagens Pedagógicas da Educação Física e a sua relação com a saúde, são tratadas de forma indireta através de atividades que desenvolvam os aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos; somente aulas práticas; visão não biologicista, porém individualista de saúde. Essa relação é uma abordagem da:

    A) Psicomotricidade.

    B) Construtivista.

    C) Desenvolvimentista

    D) Críticas.

    E) Saúde Renovada.

Segundo a BNCC, na Unidade Temática Brincadeiras e jogos, o objeto do conhecimentos Jogos eletrônicos, é indicado para:

    A) 1º E 2º ANOS.

    B) 3º E 4º ANOS.

    C) 5º E 6º ANOS.

    D) 6º E 7º ANOS.

    E) 8º E 9º ANOS.

Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar. “Na unidade temática exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador”.
O conceito em destaque diz respeito a Unidade Temática:

    A) Práticas corporais de aventura.

    B) Brincadeiras e jogos.

    C) Ginásticas.

    D) Danças.

    E) Lutas.

Na BNCC, a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola.
Esse universo compreende:
I. Saberes corporais. II. Experiências estéticas.
III. Experiências emotivas.
IV. Experiências lúdicas.
V. Experiências agonistas.
Estão CORRETAS:

    A) II, III, IV, V.

    B) I, II, III, IV, V.

    C) I, III, IV, V.

    D) I, II, III, V.

    E) I, II, IV.

Sobre a Avaliação na Educação Física, analise os itens:
I. COGNITIVA - Competências e conhecimentos. II. MOTORA ou PROCEDIMENTAL- Habilidades Motoras e Capacidades Físicas. III. ATITUDINAL - valores.
Está(ão) CORRETA(S):

    A) II, III.

    B) I.

    C) I, IIII.

    D) III.

    E) I, II, III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...