Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O esporte é um modo de atividade física praticado como método para melhorar a saúde, com finalidade educativa, profissional ou sociocultural. Entre os tipos de esportes existem os jogos, ginástica, lutas e danças.
A respeito dos esportes de lutas, danças e jogos, analise os itens a seguir, complete as lacunas e assinale a alternativa CORRETA:
____________são disputas que usam técnicas em sua essência, como o Taekwondo, sendo uma arte marcial coreana que foi introduzida no Brasil em 1970, taekwondo é basicamente, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade. ______________ podem ser considerados(as) hobbies como o zumba, ambas modalidades visam como benefícios, melhorar aptidão física, bem-estar mental e formar relações sociais. _____________ são considerados "esportes da mente", pois não exigem tanto do corpo dos praticantes, entre eles estão o xadrez e a dama, é fato que a prática dessa modalidade ajuda o desenvolvimento do raciocínio lógico, pensamento estratégico, capacidade de concentração e autoconsciência.
A sequência CORRETA é:

    A) Lutas, danças e jogos.

    B) Lutas, jogos e danças.

    C) Danças, jogos e lutas.

    D) Jogos, lutas e danças.

    E) Jogos, danças e lutas.

Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a avaliação física é um procedimento técnico-cientifico que objetiva reunir elementos para fundamentar a tomada de decisão sobre o método, o tipo de treinamento esportivo, de preparação físico-desportiva, de atividade física e/ou de exercício físico, assim como de outros procedimentos específicos, a serem adotados pelo profissional responsável pelo acompanhamento do beneficiário.
De acordo com a avaliação antropométrica, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Verifica-se peso, estatura (altura), mede-se as circunferências corporais e composição corporal (detecta-se percentual de gordura, peso de gordura, peso de massa muscular), peso ideal.

    B) É um questionário diagnóstico que visa determinar as características do avaliado e a partir disto, prescrever o treinamento com maior segurança e menores riscos.

    C) Serve para verificar possíveis desvios da coluna vertebral, ombros, joelhos, pés, bem como vícios posturais e desequilíbrios musculares. Pode ser feita de maneira estática e também dinâmica.

    D) Avalia a capacidade do indivíduo de realizar exercícios dinâmicos. Pode ser feita de maneira direta, através do teste físico, ou de maneira indireta, calculada por fórmulas. Determinamos a frequência cardíaca máxima e todos os limites de treinamento, além de verificar a pressão arterial durante o esforço e o nível de esforço muscular de membros inferiores (quando necessário).

    E) Avalia variáveis como flexibilidade, força e resistência musculares que tem relação direta com atividades da vida diária e também outras variáveis como velocidade, agilidade, potência muscular que se relacionam mais com performance atlética.

Sobre a Psicologia do Esporte, analise os itens a seguir:


I. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.


II. É o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam atletas e praticantes de atividade física.


III. Psicologia do Esporte desenvolveu suas próprias teorias para analisar os pensamentos e comportamentos relevantes ao contexto do esporte e do exercício.


IV. Tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.


V. O psicólogo do esporte tem o papel de ajudar indivíduos a encontrarem o estado mental que possibilite seu melhor desempenho.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

De acordo com o Edital Normativo nº 001/2020, são atribuições do Cargo de Educador Físico, entre outras, EXCETO:

    A) Desenvolver atividades físicas e práticas junto à comunidade.

    B) Proporcionar Educação Permanente em Atividade Físico-Prático Corporal, nutrição e saúde juntamente com as Equipes PSF.

    C) Contribuir para a ampliação da utilização dos espaços públicos de convivência como proposta de inclusão social e combate à violência.

    D) Veicular informação que visem à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado.

    E) Participar do processo de planejamento das atividades da escola e cooperar na elaboração, execução e avaliação do Plano Político pedagógico da Unidade Escolar.

“Trata-se de um questionário detalhado que deve ser respondido com o máximo de fidelidade possível. Seu preenchimento é feito antes mesmo da avaliação física propriamente dita. Com esse teste, o avaliador poderá analisar com mais tempo e cautela os hábitos diários da pessoa, tais como alimentação, horas de sono, rotina de trabalho e tempo disponível para se exercitar”.
A conceito do texto acima é de avalição física do tipo:
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Anamnese.

    B) Teste de capacidade cardiorrespiratória.

    C) Testes antropométricos e de composição corporal.

    D) Avaliação neuromotora.

    E) Bioimpedância.

Ricardo Montenegro é educador físico no município de Passira, sabendo que a Frequência Cardíaca é o valor referencial que determina quantas vezes o coração bate por minuto. Sem levar em conta a fórmula de Tanaka e utilizando o cálculo simples para achar a frequência máxima de 3 pessoas, Juliana 52 anos, Maria 55 anos e Carlos 58 anos, que irão iniciar atividades com ele, teremos como resultado respectivamente.

    A) 178 bpm, 175 bpm e 172 bpm.

    B) 168 bpm, 165 bpm e 162 bpm.

    C) 158 bpm, 155 bpm e 152 bpm.

    D) 148 bpm, 145 bpm e 142 bpm.

    E) 128 bpm, 125 bpm e 122 bpm.

A avaliação é um processo de fundamental importância dentro da Educação Física, seja escolar, esportiva ou de rendimento. Medida é uma determinação de grandeza e se constitui no primeiro instrumento para se obter informação sobre algum dado pesquisado. Os instrumentos ilustrados são
respectivamente.

    A) Estadiômetro, Audiômetro, Banco de Wells.

    B) Simetrógrafo, Adipômetro, Banco de Wells.

    C) Siderógrafo, Adipômetro, Banco de Skills.

    D) Estadiômetro, Adipômetro, Banco de Wells.

    E) Simetrógrafo, Audiômetro, Banco Skills.

A história da Capoeira se perde no tempo e é eivada de mitos criados e mantidos durante os séculos, o que se deve, em muito, à sua tradição na oralidade. No período da escravidão houve a necessidade de camuflar a luta em dança, para que os opressores não a represarem. Com relação ao tema, marque a alternativa incorreta.

    A) Getúlio Vargas proibiu nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e de destreza corporal conhecida pela denominação de capoeiragem.

    B) A música é um dos instrumentos de preservação da memória, transmitindo as tradições de diferentes épocas do passado da Capoeira.

    C) Uma das características principais da Capoeira é a mandinga, sem esta, essa arte desliga-se de suas tradições.

    D) A capoeira é um patrimônio cultural brasileiro com especificidade ímpar pela sua complexidade e pela sua abrangência, não podendo ser tratada unidimensional e isoladamente por cada uma das áreas com as quais tem interface.

    E) Após a abolição da escravidão no Brasil a Capoeira foi incluída no Código Penal da República como uma atividade proibida por lei.

Essa dobra cutânea é localizada no ponto de intersecção entre a linha axilar média e uma linha imaginária transversal na altura do apêndice xifóide do esterno. A medida é realizada obliquamente ao eixo longitudinal, com o braço do avaliado deslocado para trás, a fim de facilitar a obtenção da medida. Essa dobra cutânea é a.

    A) Supra- ilíaca.

    B) Axilar Média.

    C) Torácica.

    D) Subescapular.

    E) Bicipital.

É a avaliação física que determina a importância ou valor da informação coletada nos testes e nas medidas, indicando se os objetivos estão ou não sendo atingidos e se o sistema de ensino ou treinamento está ou não sendo satisfatório. Com relação ao tema, julgue os itens subsecutivos. I- Avaliação Somativa é a soma de todas as avaliações ao final de um período, (um ano ou dois), tem o objetivo de se obter um quadro geral da evolução do indivíduo. II- Avaliação Diagnóstica é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Seria a avaliação a cada três ou quatro meses. III- Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. É a primeira avaliação do mesmo, mostra seus pontos fortes e fracos.

    A) Todos os itens estão corretos.

    B) Todos os itens estão errados.

    C) Apenas o item I está correto.

    D) Os itens I e III estão errados.

    E) Os itens I e III estão corretos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...