Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto a seguir e responda à questão:
Historicamente, o fato de a Educação Física ser concebida como atividade e a avaliação escolar estar atrelada à ideia de atribuir nota, na perspectiva de aprovação ou reprovação, tem contribuído para que os professores dessa área não avaliem o processo ensino-aprendizagem de forma sistemática. No entanto, a avaliação merece atenção especial, uma vez que desempenha diversas funções e serve a vários objetivos, não só para os alunos como para os professores, para a instituição escolar, a família e o sistema social. Possibilita a criação de uma cultura de responsabilidade pelos resultados, utilizando-os em ações de realimentação e re-significação das práticas educativas escolares e políticas educacionais. Na Avaliação processual e permanente, é preciso que, ao longo do processo educativo, professores e alunos tenham oportunidade não só de problematizar, questionar, avaliar o processo de ensino vivenciado, rever ações, mas também de apresentar sugestões e alternativas para reconstrução coletiva da proposta de ensino no que se fizer necessário para melhorá-la. A Aprendizagem continuada deve considerar o fato de os sujeitos e os conhecimentos estarem em constante processo de construção e reconstrução, exigindo que, no processo educativo, tanto alunos como professores assumam o compromisso de aprender a aprender na perspectiva da educação continuada, tendo em vista a atualização permanente de seus conhecimentos, bem como seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Fonte: SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2005. Adaptado.
Em qual situação abaixo descrita o professor de Educação Física atende aos critérios de uma avaliação processual, permanente e continuada?

    A) Quando, ao final do ano letivo, o professor apresenta aos pais ou responsáveis, o resultado dos testes físicos aplicados nas aulas de Educação Física, expondo aos mesmos os dados quantitativos coletados, com o intuito de detectar quem são os melhores da turma.

    B) Quando, ao final de cada aula de Educação Física, o professor registra, em seu diário, os alunos que tiveram melhor rendimento físico ao participar das práticas corporais ofertadas, propondo-se a criar grupos que possam participar de eventos culturais e esportivos, representando a escola.

    C) Quando o professor considera o conceitual, o procedimental e o atitudinal; realiza um diagnóstico para detectar o que os alunos já sabem, o que ainda precisam aprender e quais são suas necessidades; coleta informações sobre o processo ensino-aprendizagem, utilizando diversos instrumentos.

    D) Quando o professor, durante suas aulas, realiza observação de todos os alunos presentes, levando em consideração a execução dos movimentos solicitados, classificando os mesmos de acordo com seu desempenho quanto ao “saber fazer” (dimensão procedimental).

    E) Quando, numa aula de Educação Física, o professor identifica e ressalta, por exemplo, o aluno mais veloz da turma, utilizando-o como referência aos demais; tendo a intenção de verificar e apresentar o quanto os outros alunos devem melhorar, visando ao alcance daquele padrão de movimento.

Analise o fragmento a seguir:
“A expressão do movimento é a interpretação da música em forma dinâmica e vigorosa. Sendo assim, percebemos que o que dá valor artístico e funcional à musica são as sensações auditivas, principalmente, para o trabalho de integração e apoio às aulas de Educação Física, Dança, Expressão Corporal, entre outras. O movimento e o corpo são inseparavelmente integrados ao fazer musical. A motivação, o prazer, os aspectos lúdicos do aprendizado passam a ser valorizados e considerados fatores fundamentais na educação”. Fonte: ARTAXO; MONTEIRO, 2008, p. 23.
O conceito aplicável às informações a que o texto se refere é:

    A) O ritmo.

    B) O espaço.

    C) A coreografia.

    D) A expressividade.

    E) A ludicidade.

Sobre o conteúdo “Jogos e brincadeiras”, analise estas três afirmações:


I - Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo e criativo. A natureza desse conteúdo não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras.

II - Para viabilizar o jogo, é imprescindível que os alunos conheçam suas regras e significados. Dependendo de quem joga, das condições e dos objetivos do jogo, o grupo tem autonomia para transformar suas regras, acrescentando ou excluindo de acordo com a necessidade.

III - É importante não distinguir jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino, uma vez que os jogos e as brincadeiras devem ser entendidos como um meio para se aprender outra coisa; como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola.

IV - Importante oportunizar a vivência de jogos e brincadeiras presentes na memória dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, oportunizando o reconhecimento dos seus valores e das formas de viver em diferentes contextos ambientais e socioculturais brasileiros.


Estão CORRETAS apenas as afirmações:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) I, II e IV, apenas.

    E) I e II, apenas.

Analise o trecho abaixo:
No estudo da Aprendizagem Motora, é essencial o entendimento de algumas características das habilidades que constituem a sua essência. Inicialmente devemos compreender que o termo habilidade é uma palavra comumente usada e designa uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida; e a denominamos, motora, quando esta diz respeito a uma habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e/ou dos membros para atingir o objetivo. Uma característica que descreve a maioria das habilidades motoras é o tipo de grupo de músculos necessários para executar uma habilidade. Os pesquisadores estabeleceram, através da distinção de habilidades baseadas nas dimensões dos grupos de músculos envolvidos na realização de uma ação, um sistema de classificação de habilidades motoras em duas categorias, conhecidas como habilidades motoras: grossa e fina. Fonte: MAGILL, 2000.
A partir das informações contidas no texto, qual das alternativas abaixo se refere a uma habilidade motora fina?

    A) Saltitar.

    B) Caminhar.

    C) Pular.

    D) Digitar.

    E) Arremessar.

De acordo com os estágios da Aprendizagem Motora, analise os itens:


I. Estágio Cognitivo a criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigilo.

II. Estágio Cinestésica considerado o estágio em que a criança percebe os movimentos musculares, o peso, a posição do corpo no espaço e a relação com o mundo à sua volta, apesar de que na maioria das vezes não consegue visualizar nem corrigir o erro.

III. Estágio Associativo a criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo.

IV. Estágio Autônomo considerado o terceiro estágio da aprendizagem motora pelo indivíduo, o indivíduo efetua os movimentos com erros grosseiros, visualiza seu erro, onde errou e consegue corrigi-lo.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) I, II e IV apenas.

    D) I, III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

A aprendizagem motora humana consiste numa série de processos internos que determinam a capacidade de um indivíduo para executar uma tarefa motora, associado às suas práticas e experiências prévias. E esses processos, estão intrinsecamente ligados ao controle motor, pois, a todo momento estamos nos deslocando e os movimentos representam a principal forma de interação entre os seres humanos e o ambiente.


As fases da aprendizagem motora, são:


I. Motora Reflexiva.

II. Motora Rudimentar.

III. Motora Fundamental.

IV. Motora Especializada.


Assinale a alternativa CORRETA:

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) III e IV apenas.

    D) I, II e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Numa visão prática os Princípios do Treinamento Esportivo relatam a importância de cada um dos princípios no desenvolvimento de uma periodização esportiva.


São considerados princípios do Treinamento, Esportivo, EXCETO:

    A) Princípio da Adaptação.

    B) Princípio da Sobrecarga.

    C) Princípio da Continuidade.

    D) Princípio da Interdependência.

    E) Princípio da Precaução.

Sobre a Fisiologia do exercício, analise os itens:


I. Compete ao estudo das funções do organismo relacionados ao esporte, treinamento e exercício físico, seus principais objetivos são estudar as diferentes formas de exercícios, visando melhora da capacidade de rendimento físico, buscando melhora da saúde através da continuidade da Atividade Física.

II. Busca compreender todas as ações que ocorrem no corpo humano durante o exercício físico, bem como o efeito obtido por sua prática constante (ou seja, efeito crônico promovido pelo exercício).

III. Envolve o estudo dos músculos envolvidos no movimento, hormônios liberados, estado emocional, ativação neuromuscular e uma série de mecanismos que estão ativados no organismo durante a atividade física.

IV. Também é possível estudar o gasto energético e como esse gasto é reposto (por meio do repouso e da alimentação correta e equilibrada).

V. O conhecimento básico da fisiologia do exercício pode proporcionar uma consciência sobre a necessidade da atividade física/exercício físico para o bem-estar físico, social e mental.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e V apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) No ano de 1882, Rui Barbosa publicou um parecer intitulado de “Reforma do Ensino Primário” tratou a Educação Física como parte fundamental para a formação moral da juventude e reforçou sua importância na grade escolar.

    B) Os princípios que nortearam a introdução da Educação Física no país surgiram em 1890 com a Carta Régia que implementava a Ginástica Alemã na Academia Real Militar, no Brasil Império.

    C) Em 1998 o processo de regulamentação da profissão Educação Física foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro, criando o sistema CONFEF/CREF, e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98.

    D) Com o fim do Estado Novo, a ginástica perdeu espaço para o esporte e a Educação Física começou a ser encarada como uma prática educativa.

    E) A Educação Física foi dirigida para a saúde (mental e física), caráter moral, preparação vocacional e incentivada a ser realizada nas horas livres, buscando-se a promoção da educação integral.

A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.


Sobre a dança, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A dança é uma linguagem universal, um meio de expressão importante desde épocas remotas, assim como a música.

    B) A dança foi uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. Surgiu Idade Média, como consequência de experimentações corpóreas que homens e mulheres realizavam, como bater os pés no chão e bater palmas.

    C) No renascimento, a dança retoma sua importância, sendo bastante valorizada pela nobreza. Nesse momento, ela torna-se mais complexa e surgem estudos e organizações a fim de sistematizá-la; é quando desponta o chamado balé.

    D) Essa manifestação artística consiste em uma coordenação estética de movimentos corporais, combinando os elementos plásticos, os grandes gestos ou posturas corporais em composição coerente e dinâmica.

    E) Maria Olenewa, primeira-bailarina da Companhia de Pavlova, acabou por se instalar no Rio de Janeiro. Ela conseguiu criar uma escola de balé clássico sob sua direção no Teatro Municipal, oficializada em 1930.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...