Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual foi o déficit descrito por Magill (2000), como sendo a "focalização e concentração da consciência" que quando se refere ao desempenho humano é associado a atividades perceptivas, cognitivas e motoras de habilidades, sendo um dos requisitos básicos para a coordenação e o controle motor. A falta ou a sua deficiência implica em danos a aprendizagem da linguagem, da escrita e das habilidades motoras.
Das habilidades cognitivas.
Da aprendizagem.
Da eficiência corporal.
Da atenção.
O professor de Educação Física, quando voltado para a saúde, pode ser um membro da equipe tal como é o médico, o enfermeiro, o fisioterapeuta, o nutricionista etc. Atualmente a Educação Física tem tido a sua presença no setor educacional, através da rede escolar, mas muito pouco dessa presença influirá realmente na vida adulta dos alunos. O profissional volta então para as academias de ginástica, ou para os clubes esportivos. A presença deste campo nas áreas da saúde e educação, entretanto é muito importante, diante do quadro sanitário mundial, em que maior parte das doenças crônicas da população avança. Ao quê estão associadas estas doenças?
Dificuldade de praticar atividade física e regime alimentar desde a adolescência.
Ao sedentarismo, aos hábitos culturais desde a adolescência.
Ao regime alimentar, falta de desempenho desde a infância.
Ao regime alimentar e ao sedentarismo desde a infância.
Os jogos cooperativos são defendidos como um dos conteúdos ideais a ser objeto das aulas de Educação Física. São motivos que sustentam essa vertente, exceto
a eliminação da competição nas aulas de Educação Física, que gera exclusão dos alunos menos habilidosos.
a promoção da superação coletiva de obstáculos externos ao grupo.
o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.
a maior produtividade por unidade de tempo e melhor qualidade dos resultados.
O desenvolvimento da cooperação deve ser tratado como um exercício fundamental para o aprimoramento das relações humanas em todas as suas dimensões e nos mais diversificados contextos. As aulas de Educação Física têm um importante papel nessa questão. Para tanto, é necessário que o professor tenha conhecimento do processo de formação dessa proposta e suas relações e divergências com a competição. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento da cooperação é um trabalho árduo, já que as sociedades são histórica e naturalmente competitivas.
O viver competitivo implica apenas a lei do mais forte, enquanto o cooperativo implica consenso.
A cooperação, para ser bem sucedida, depende, impreterivelmente, da confiança entre os participantes de determinada atividade.
Os grandes problemas que confrontam o homem, como a violência, a guerra e a exploração do homem pelo homem, infelizmente não podem ser solucionados senão com elementos competitivos, mas a cooperação pode tornar essas questões mais fáceis de serem compreendidas.
Acerca da origem e evolução dos jogos cooperativos, analise as assertivas abaixo.
I. Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização do esporte competitivo. II. Os Jogos Cooperativos foram criados com o objetivo de promover a autoestima, junto com o desenvolvimento de habilidades interpessoais positivas. III. Os Jogos Cooperativos são uma produção cultural muito recente. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
Sobre os aspectos que sustentam a pedagogia proposta pelos Jogos Cooperativos, assinale a alternativa correta.
Um dos eixos que fundamentam a pedagogia cooperativa é a ação, que busca incentivar e valorizar a inclusão de todos, respeitando as diferentes possibilidades de participação.
Tendo os pressupostos certos, torna-se muito simples passar de uma estrutura de aula baseada na competição para uma estrutura baseada na cooperação.
O início da prática dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física anteriormente focadas na competição pode ser realizado de forma rápida, já que a cooperação diminui sensivelmente a exclusão e foca no resultado coletivo.
A pedagogia dos jogos cooperativos é um novo paradigma que, se bem estruturado, pode ser responsável por grandes mudanças sociais.
O esporte pode assumir características bem distintas, dadas as suas diversas dimensões. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. Dependendo do contexto, o esporte pode representar um instrumento de manipulação e alienação ou de simples reprodução dos valores (positivos e negativos) vigentes. II. O esporte tem natureza educacional, e pode ser um meio para estabelecer e manter um melhor relacionamento social. III. O esporte na escola objetiva, entre outras coisas, é ótimo em termos de rendimento, respeitando as características individuais. IV. O esporte-rendimento tem foco essencialmente no potencial das pessoas e enfatiza o processo. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma das habilidades esperadas do professor de Educação Física é a de identificar instrumentos que possibilitem a coleta de informações sobre o patrimônio cultural da humanidade para subsidiar a elaboração do planejamento de ensino.
Nessa perspectiva, os programas de TV com conteúdos esportivos e atividades físicas possibilitam ao professor captar as mensagens explícitas e implícitas no material transmitido e transformá-las em conteúdos para suas aulas. Para isso, ele utiliza o método de pesquisa de caráteranalítico-biomecânico.
analítico-fisiológico.
hermenêutico-interpretativo.
maiêutico-filosófico.
propedêutico-analítico.
Assinale a alternativa incorreta sobre a consciência da cooperação no esporte.
A cooperação no esporte coletivo pode partir da equipe adversária.
Apesar do caráter competitivo do esporte, quando estimulada a consciência cooperativa, acaba por incentivar a inclusão de todos os participantes.
O esporte, quando permeado pela consciência da cooperação, permite aos oponentes praticar a interação, o diálogo apoiativo e a apreciação mútua.
Não há como jogar competitivos cooperativamente, já que cooperação e competição são antônimos. O esporte cooperativo deve ter regras próprias para evitar a competição.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A programação das aulas de Educação Física deve permitir que o lazer seja trazido como tema de estudo com dupla finalidade: educar para o lazer e educar pelo lazer. Portanto, na operacionalização das aulas, o professor precisa ter clareza entre essas duas finalidades.
Pensando nisso, a educaçãopara o lazer deve conduzir os alunos a aprenderem a importância do lazer como possibilidade de descansar, divertir-se e aprender coisas que colaboram para o desenvolvimento pessoal e social, enquanto que a educação pelo lazer deve buscar incorporar o componente lúdico da cultura no desenvolvimento das aulas.
para o lazer exige que o professor transmita aos alunos sua própria maneira de sentir prazer e descansar, para que eles aprendam que essas são as formas corretas de divertirem-se com a finalidade de aproveitar melhor a vida.
para o lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto que a educação pelo lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento.
pelo lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto a educação para o lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento com objetivo de efetivar o direito ao lazer.
pelo lazer se restringe a promover melhores relacionamentos entre as pessoas, enquanto a educação para o lazer se preocupa com a diversão e com o desenvolvimento da aptidão física.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...