Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A aptidão física está relacionada com a capacidade de realizar atividades físicas, podendo ser avaliada sob aspectos de saúde e performance.

Sob o aspecto de saúde, os componentes mais frequentemente avaliados são:

  • A.

    Composição corporal, tempo de reação e resistência cardiorrespiratória.

  • B.

    Composição corporal, aptidão músculo esquelética e potência.

  • C.

    Resistência cardiorrespiratória, velocidade e aptidão músculo esquelética.

  • D.

    Resistência cardiorrespiratória, tempo de reação e agilidade.

  • E.

    Resistência cardiorrespiratória,composição corporal e aptidão músculo esquelética.

Para Canfield (1996,NULL) “A educação física é importante, pois valoriza a cultura corporal cotidianamente apreendida, e mostra ao aluno que é possível buscar a transformação e a superação desta sociedade em uma sociedade mais justa e digna para todos. As aulas devem ser espaços que oportunizem o desenvolvimento da criatividade e criticidade, para que a criança venha ser autônoma e sujeito das suas próprias ações. Podemos notar com essa citação como a educação física é importante e como trabalha vários pontos da personalidade. Por isso as aulas de educação física devem ser prazerosas. Para que isso aconteça, o que precisamos para que os nossos objetivos sejam amplos e voltados ao grande grupo e ter uma inter-relação sadia?

  • A.

    Que as aulas de educação física só tenham craques de futebol.

  • B.

    Trabalhar o conhecimento voltado para a competência nos esportes.

  • C.

    Que não precisamos ter a vitória e nem a derrota como cerne nas atividades.

  • D.

    Que tenhamos dentro das aulas de educação física os modelos competitivista e desenvolvimentista.

Ao avaliarmos nossa capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes, envolvendo grandes grupos musculares por período de tempo prolongados, estamos avaliando o componente físico chamado:

  • A.

    Velocidade.

  • B.

    Força muscular.

  • C.

    Cardiorrespiratório.

  • D.

    Flexibilidade.

  • E.

    Resistência.

A educação física escolar até uns 10 anos atrás tinha como seu principal enfoque de avaliação o desenvolvimento motor e melhora da performance, o que era mensurado por meio de métodos de avaliações quantitativas. Já nos dias de hoje, a educação física escolar objetiva englobar, além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento social, afetivo e psicomotor. Qual é o novo instrumento de avaliação utilizado hoje no ensino-aprendizagem?

  • A.

    Aprovação ou reprovação.

  • B.

    A quantitativa.

  • C.

    A qualitativa.

  • D.

    A avaliação afetiva.

A nicotina comprovadamente é um dos muitos componentes do fumo que contribui para os efeitos tóxicos naqueles considerados fumantes. Além da nicotina, temos o monóxido de carbono, que segundo Kuschinski/Luellmann appud Weineck (2000), circula no sangue do fumante no valor de 1 a 3%. As afirmativas abaixo correspondem aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina sobre o organismo.

1. Os efeitos do CO (monóxido de carbono) podem ser classificados em agudos e crônicos. As modificações a nível de função celular de transporte de oxigênio são consideradas de efeito agudo.

2. Devido ao efeito vasoconstritor da nicotina, ocorre uma redução da circulação na pele e com isso uma piora na termo regulação.

3. A principal capacidade física que pode ser alterada pelo consumo constante do fumo está relacionada com a força.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 2.

  • C.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

O que é que retrata a experiência social da humanidade que está relacionada a conhecimentos e modos de ação que englobam entre outros: "conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes." Como podemos observar os conhecimentos curriculares não se restringem a apenas fatos e conceitos, mas a uma série de formas e saberes culturais essenciais para que se produza o desenvolvimento e socialização dos educandos (LIBÂNEO, 1994).

  • A.

    Os conhecimentos.

  • B.

    Os currículos.

  • C.

    Os conceitos.

  • D.

    Os conteúdos.

Nossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais.

Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida.

  • A.

    Todas as partes de nosso corpo, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, enquanto que, se utilizadas com pouca frequência, tornam-se sujeitas a doenças e envelhecem rapidamente.

  • B.

    Modificações nas sociedades humanas, de magnitude e ritmo sem precedentes, fizeram com que a atividade física passasse a ser estudada como fator de prevenção.

  • C.

    A atividade física entendida como uma característica do ser humano representa um tema discutido por vários segmentos da sociedade moderna.

  • D.

    A diminuição de espaços ao ar livre, utilização de tecnologias e maus hábitos alimentares não influenciam na qualidade de vida.

  • E.

    A atividade física representa uma das causas dla morte prematura nas sociedades contemporâneas.

No caso de quem os exercícios físicos podem ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Sabendo que a sua prática regular aumenta os benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, ele auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.

  • A.

    Nos jovens.

  • B.

    Nos adolescentes.

  • C.

    Nas crianças.

  • D.

    N D A.

Para Damasceno (1992), os testes de habilidades físicas são considerados elementos importantes de avaliação para uma melhoria da condição neuro- -psico-social do portador de deficiência mental (DM). Ao avaliarmos um DM devemos primeiramente classificá- lo, podendo assim selecionar sua capacidade de entendimento para executar os testes propostos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o coeficiente de Inteligência de um DM, pode ser classificado em:

  • A.

    DM aguda e DM crônica

  • B.

    DM tipo I, DM tipo II, DM tipo III, DM tipo IV

  • C.

    DM nível I, DM nível II, DM nível III, DM nível IV

  • D.

    DM grau I, DM grau II, DM grau III, DM grau IV

  • E.

    DM grau I, DM grau II, DM grau III, DM grau IV

Sabendo que as principais características da adolescência inicial são: controle turbulento de muitos órgãos e sistemas; perturbações no equilíbrio bioquímico; ganhos consideráveis em força e controle motor; libertar-se dos adultos em todas as áreas de comportamento; aceitar o eu como pessoa digna de amor; aprender seu lugar nas relações heterossexuais; comporta-se segundo o código do seu grupo social, que sofre freqüentes alterações; reorganizar as idéias e sentimentos sobre o eu, em face de significativas transformações físicas e suas conseqüências; aceitar a realidade do seu aspecto físico; usar a linguagem para expressar e esclarecer conceitos mais complexos (NETTO, 1976). Para o autor qual seria a faixa de idade desta adolescência inicial?

  • A.

    Dos 12 aos 17 anos.

  • B.

    Dos 13 aos 17 anos.

  • C.

    Dos 12 aos 16 anos.

  • D.

    Dos 11 aos 15 anos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...