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A aptidão física está relacionada com a capacidade de realizar atividades físicas, podendo ser avaliada sob aspectos de saúde e performance.
Sob o aspecto de saúde, os componentes mais frequentemente avaliados são:
Composição corporal, tempo de reação e resistência cardiorrespiratória.
Composição corporal, aptidão músculo esquelética e potência.
Resistência cardiorrespiratória, velocidade e aptidão músculo esquelética.
Resistência cardiorrespiratória, tempo de reação e agilidade.
Resistência cardiorrespiratória,composição corporal e aptidão músculo esquelética.
Para Canfield (1996,NULL) A educação física é importante, pois valoriza a cultura corporal cotidianamente apreendida, e mostra ao aluno que é possível buscar a transformação e a superação desta sociedade em uma sociedade mais justa e digna para todos. As aulas devem ser espaços que oportunizem o desenvolvimento da criatividade e criticidade, para que a criança venha ser autônoma e sujeito das suas próprias ações. Podemos notar com essa citação como a educação física é importante e como trabalha vários pontos da personalidade. Por isso as aulas de educação física devem ser prazerosas. Para que isso aconteça, o que precisamos para que os nossos objetivos sejam amplos e voltados ao grande grupo e ter uma inter-relação sadia?
Que as aulas de educação física só tenham craques de futebol.
Trabalhar o conhecimento voltado para a competência nos esportes.
Que não precisamos ter a vitória e nem a derrota como cerne nas atividades.
Que tenhamos dentro das aulas de educação física os modelos competitivista e desenvolvimentista.
Ao avaliarmos nossa capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes, envolvendo grandes grupos musculares por período de tempo prolongados, estamos avaliando o componente físico chamado:
Velocidade.
Força muscular.
Cardiorrespiratório.
Flexibilidade.
Resistência.
A educação física escolar até uns 10 anos atrás tinha como seu principal enfoque de avaliação o desenvolvimento motor e melhora da performance, o que era mensurado por meio de métodos de avaliações quantitativas. Já nos dias de hoje, a educação física escolar objetiva englobar, além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento social, afetivo e psicomotor. Qual é o novo instrumento de avaliação utilizado hoje no ensino-aprendizagem?
Aprovação ou reprovação.
A quantitativa.
A qualitativa.
A avaliação afetiva.
A nicotina comprovadamente é um dos muitos componentes do fumo que contribui para os efeitos tóxicos naqueles considerados fumantes. Além da nicotina, temos o monóxido de carbono, que segundo Kuschinski/Luellmann appud Weineck (2000), circula no sangue do fumante no valor de 1 a 3%. As afirmativas abaixo correspondem aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina sobre o organismo.
1. Os efeitos do CO (monóxido de carbono) podem ser classificados em agudos e crônicos. As modificações a nível de função celular de transporte de oxigênio são consideradas de efeito agudo.
2. Devido ao efeito vasoconstritor da nicotina, ocorre uma redução da circulação na pele e com isso uma piora na termo regulação.
3. A principal capacidade física que pode ser alterada pelo consumo constante do fumo está relacionada com a força.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 2.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
O que é que retrata a experiência social da humanidade que está relacionada a conhecimentos e modos de ação que englobam entre outros: "conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes." Como podemos observar os conhecimentos curriculares não se restringem a apenas fatos e conceitos, mas a uma série de formas e saberes culturais essenciais para que se produza o desenvolvimento e socialização dos educandos (LIBÂNEO, 1994).
Os conhecimentos.
Os currículos.
Os conceitos.
Os conteúdos.
Nossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais.
Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida.
Todas as partes de nosso corpo, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, enquanto que, se utilizadas com pouca frequência, tornam-se sujeitas a doenças e envelhecem rapidamente.
Modificações nas sociedades humanas, de magnitude e ritmo sem precedentes, fizeram com que a atividade física passasse a ser estudada como fator de prevenção.
A atividade física entendida como uma característica do ser humano representa um tema discutido por vários segmentos da sociedade moderna.
A diminuição de espaços ao ar livre, utilização de tecnologias e maus hábitos alimentares não influenciam na qualidade de vida.
A atividade física representa uma das causas dla morte prematura nas sociedades contemporâneas.
No caso de quem os exercícios físicos podem ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Sabendo que a sua prática regular aumenta os benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, ele auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Nos jovens.
Nos adolescentes.
Nas crianças.
N D A.
Para Damasceno (1992), os testes de habilidades físicas são considerados elementos importantes de avaliação para uma melhoria da condição neuro- -psico-social do portador de deficiência mental (DM). Ao avaliarmos um DM devemos primeiramente classificá- lo, podendo assim selecionar sua capacidade de entendimento para executar os testes propostos.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o coeficiente de Inteligência de um DM, pode ser classificado em:
DM aguda e DM crônica
DM tipo I, DM tipo II, DM tipo III, DM tipo IV
DM nível I, DM nível II, DM nível III, DM nível IV
DM grau I, DM grau II, DM grau III, DM grau IV
DM grau I, DM grau II, DM grau III, DM grau IV
Sabendo que as principais características da adolescência inicial são: controle turbulento de muitos órgãos e sistemas; perturbações no equilíbrio bioquímico; ganhos consideráveis em força e controle motor; libertar-se dos adultos em todas as áreas de comportamento; aceitar o eu como pessoa digna de amor; aprender seu lugar nas relações heterossexuais; comporta-se segundo o código do seu grupo social, que sofre freqüentes alterações; reorganizar as idéias e sentimentos sobre o eu, em face de significativas transformações físicas e suas conseqüências; aceitar a realidade do seu aspecto físico; usar a linguagem para expressar e esclarecer conceitos mais complexos (NETTO, 1976). Para o autor qual seria a faixa de idade desta adolescência inicial?
Dos 12 aos 17 anos.
Dos 13 aos 17 anos.
Dos 12 aos 16 anos.
Dos 11 aos 15 anos.
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