Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os exageros mencionados no fragmento logo acima, têm sido regidos por alguns profissionais de Educação Física através do princípio da:
Performance.
Ludicidade.
Autonomia.
Corporalidade.
As abordagens distintas da Educação Física pressupõem ênfase em conteúdos e dimensões diferentes. Sobre as relações estabelecidas por essas abordagens com relação aos conteúdos, assinale a alternativa correta.
A seleção de conteúdos para a abordagem psicomotora pressupõe a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção deste conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.
Tanto a abordagem cognitiva quanto a psicomotora pressupõem que a seleção de conteúdos foque na busca do desenvolvimento integral do ser humano, mas o foco do trabalho acaba se restringindo a crianças de até 10/11 anos.
Uma das abordagens mais difundidas hoje, a desenvolvimentista, pressupõe que os conteúdos devem ser selecionados de forma a restringirem as ações nas características de progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento motor.
A abordagem da saúde renovada defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade dos seus conteúdos. Propõe que uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Dartagnan Pinto Guedes (1999), quando o objetivo do professor de Educação Física é conscientizar os educandos sobre os níveis adequados de aptidão física relacionados à saúde e saber como identificá-los, é correto que ele ensine
fundamentos e movimentos da ginástica sueca.
história do higienismo e ginástica calistênica.
princípios da eugenia e da calistenia.
princípios e métodos da ginástica francesa.
técnicas e medidas de avaliação física.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações complementares, a disciplina de Educação Física escolar deve:
Buscar a formação de atletas nas diversas modalidades desde o ensino fundamental.
Enfatizar o condicionamento físico para os alunos do ensino médio.
Dar mais importância aos aspectos quantitativos do que os qualitativos.
Desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora.
Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, surgiu a abordagem crítico-superadora. Sobre a seleção de conteúdos proposta por essas abordagens, analise as assertivas abaixo.
I. A abordagem crítico-superadora propõe que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. II. A abordagem crítico-superadora especifica que é preciso fazer com que o aluno fuja dos conhecimentos do senso comum e opte pela compreensão do conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento. III. Quem opta pela abordagem crítico-superadora deve buscar evitar o ensino por etapas e adotar a simultaneidade na transmissão dos conteúdos, ou seja, os mesmos conteúdos devem ser trabalhados de maneira mais aprofundada ao longo das séries, sem a visão de pré-requisitos. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Promover a educação para a saúde nas aulas de Educação Física durante a infância implica em colaborar para prevenir um grande número de distúrbios orgânicos que ocorrem na idade adulta.
Diante disso, analise as seguintes situações:
I. o conteúdo das aulas é voltado, exclusivamente, para a prática de jogos recreativos com o objetivo de promover o bom relacionamento entre os alunos;
II. as aulas ensinam diferentes formas de se exercitar e de ter um estilo de vida ativo, além de estimularem os alunos a optarem por situações em que estejam ativos fisicamente;
III. doenças crônico-degenerativas são estudadas pelos alunos nas aulas de educação física, esclarecendo que a prática de atividades físicas evita que aquele que se exercita seja acometido por elas durante a vida adulta.
Situações para promover a educação para a saúde são corretamente descritas, apenas, em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa: *Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).
Fc¹ + Fc² + Fc³ / 3 = Fc de reserva.
Fc máx. Fc repouso = Fc de reserva.
Fc máx. idade = Fc de reserva.
220 idade = Fc de reserva.
Para o desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve ter em mente três dimensões: a conceitual (1), a procedimental (2) e a atitudinal (3). Sendo assim, correlacione esses termos com os conceitos e conteúdos correspondentes na lista abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira. ( ) Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras. ( ) Os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se em frente ao computador, realizar um exercício abdominal adequadamente etc. ( ) Observar as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida (diminuição do trabalho corporal em função das novas tecnologias) e relacioná-las com as necessidades atuais de atividade física.3/ 2/ 2/ 1
1/ 3/ 3/ 2
2/ 3/ 1/ 2
2/ 3/ 1/ 1
Com referência ao tema lazer e educação física, dentro de uma perspectiva atual, é CORRETO afirmar que:
O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza. Valorizam o corpo desconsiderando o status e o poder, não frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido pela mídia.
O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza. Esse modelo é disseminado principalmente pelos meios de comunicação de massa (TV, rádio, revistas, jornais) que valorizam o corpo belo que tem status e poder, frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.
O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza, mas não utiliza a mídia para disseminar este modelo de beleza, não frustrando, assim, os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.
O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza, objetivando unicamente a saúde fisiológica e a divulgação dos bons hábitos de vida, como a prática regular de atividade física e reeducação alimentar.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A maioria dos educadores entende que o jogo é uma coisa séria, apesar de ainda existir quem afirme que o jogo é brincadeira.
A seriedade do jogo encontra-sena exigência do esforço físico voltado a atingir objetivos de aptidão física.
na impossibilidade de suas regras e dinâmicas de ação serem modificadas pelos alunos.
na exigência do cumprimento de uma série de regras cujo domínio pelos alunos os levará a melhor se adaptarem à sociedade.
no seu poder de ensinar os alunos a aprenderem e executarem, de forma prazerosa, sistemas de regras e de dominarem um sistema linguístico próprio de um contexto social.
no fato de refletirem as tradições dos povos que devem ser mantidas e, com isso, ensinam os alunos a serem obedientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...