Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os exageros mencionados no fragmento logo acima, têm sido regidos por alguns profissionais de Educação Física através do princípio da:

  • A.

    Performance.

  • B.

    Ludicidade.

  • C.

    Autonomia.

  • D.

    Corporalidade.

As abordagens distintas da Educação Física pressupõem ênfase em conteúdos e dimensões diferentes. Sobre as relações estabelecidas por essas abordagens com relação aos conteúdos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A seleção de conteúdos para a abordagem psicomotora pressupõe a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção deste conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.

  • B.

    Tanto a abordagem cognitiva quanto a psicomotora pressupõem que a seleção de conteúdos foque na busca do desenvolvimento integral do ser humano, mas o foco do trabalho acaba se restringindo a crianças de até 10/11 anos.

  • C.

    Uma das abordagens mais difundidas hoje, a desenvolvimentista, pressupõe que os conteúdos devem ser selecionados de forma a restringirem as ações nas características de progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento motor.

  • D.

    A abordagem da saúde renovada defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade dos seus conteúdos. Propõe que uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.

De acordo com Dartagnan Pinto Guedes (1999), quando o objetivo do professor de Educação Física é conscientizar os educandos sobre os níveis adequados de aptidão física relacionados à saúde e saber como identificá-los, é correto que ele ensine

  • A.

    fundamentos e movimentos da ginástica sueca.

  • B.

    história do higienismo e ginástica calistênica.

  • C.

    princípios da eugenia e da calistenia.

  • D.

    princípios e métodos da ginástica francesa.

  • E.

    técnicas e medidas de avaliação física.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações complementares, a disciplina de Educação Física escolar deve:

  • A.

    Buscar a formação de atletas nas diversas modalidades desde o ensino fundamental.

  • B.

    Enfatizar o condicionamento físico para os alunos do ensino médio.

  • C.

    Dar mais importância aos aspectos quantitativos do que os qualitativos.

  • D.

    Desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora.

Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, surgiu a abordagem crítico-superadora. Sobre a seleção de conteúdos proposta por essas abordagens, analise as assertivas abaixo.

I. A abordagem crítico-superadora propõe que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos.

II. A abordagem crítico-superadora especifica que é preciso fazer com que o aluno fuja dos conhecimentos do senso comum e opte pela compreensão do conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento.

III. Quem opta pela abordagem crítico-superadora deve buscar evitar o ensino por etapas e adotar a simultaneidade na transmissão dos conteúdos, ou seja, os mesmos conteúdos devem ser trabalhados de maneira mais aprofundada ao longo das séries, sem a visão de pré-requisitos.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

Promover a educação para a saúde nas aulas de Educação Física durante a infância implica em colaborar para prevenir um grande número de distúrbios orgânicos que ocorrem na idade adulta.

Diante disso, analise as seguintes situações:

I. o conteúdo das aulas é voltado, exclusivamente, para a prática de jogos recreativos com o objetivo de promover o bom relacionamento entre os alunos;

II. as aulas ensinam diferentes formas de se exercitar e de ter um estilo de vida ativo, além de estimularem os alunos a optarem por situações em que estejam ativos fisicamente;

III. doenças crônico-degenerativas são estudadas pelos alunos nas aulas de educação física, esclarecendo que a prática de atividades físicas evita que aquele que se exercita seja acometido por elas durante a vida adulta.

Situações para promover a educação para a saúde são corretamente descritas, apenas, em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa: *Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).

  • A.

    Fc¹ + Fc² + Fc³ / 3 = Fc de reserva.

  • B.

    Fc máx. – Fc repouso = Fc de reserva.

  • C.

    Fc máx. – idade = Fc de reserva.

  • D.

    220 – idade = Fc de reserva.

Para o desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve ter em mente três dimensões: a conceitual (1), a procedimental (2) e a atitudinal (3). Sendo assim, correlacione esses termos com os conceitos e conteúdos correspondentes na lista abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.

( ) Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras.

( ) Os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se em frente ao computador, realizar um exercício abdominal adequadamente etc.

( ) Observar as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida (diminuição do trabalho corporal em função das novas tecnologias) e relacioná-las com as necessidades atuais de atividade física.

  • A.

    3/ 2/ 2/ 1

  • B.

    1/ 3/ 3/ 2

  • C.

    2/ 3/ 1/ 2

  • D.

    2/ 3/ 1/ 1

Com referência ao tema lazer e educação física, dentro de uma perspectiva atual, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza. Valorizam o corpo desconsiderando o status e o poder, não frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido pela mídia.

  • B.

    O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza. Esse modelo é disseminado principalmente pelos meios de comunicação de massa (TV, rádio, revistas, jornais) que valorizam o corpo belo que tem status e poder, frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.

  • C.

    O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza, mas não utiliza a mídia para disseminar este modelo de beleza, não frustrando, assim, os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.

  • D.

    O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza, objetivando unicamente a saúde fisiológica e a divulgação dos bons hábitos de vida, como a prática regular de atividade física e reeducação alimentar.

A maioria dos educadores entende que o jogo é uma coisa séria, apesar de ainda existir quem afirme que o jogo é brincadeira.

A seriedade do jogo encontra-se

  • A.

    na exigência do esforço físico voltado a atingir objetivos de aptidão física.

  • B.

    na impossibilidade de suas regras e dinâmicas de ação serem modificadas pelos alunos.

  • C.

    na exigência do cumprimento de uma série de regras cujo domínio pelos alunos os levará a melhor se adaptarem à sociedade.

  • D.

    no seu poder de ensinar os alunos a aprenderem e executarem, de forma prazerosa, sistemas de regras e de dominarem um sistema linguístico próprio de um contexto social.

  • E.

    no fato de refletirem as tradições dos povos que devem ser mantidas e, com isso, ensinam os alunos a serem obedientes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...