Questões sobre Geral

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A antropometria consiste na avaliação das dimensões físicas e da composição corporal humana.

São componentes avaliados pela antropometria:

  • A.

    Massa, estatura, perímetros e dobras cutâneas.

  • B.

    Massa, estatura, resistência e flexibilidade.

  • C.

    Massa, estatura, agilidade e perímetros.

  • D.

    Massa, estatura, flexibilidade e dobras cutâneas.

  • E.

    Massa, estatura, dobras cutâneas e flexibilidade.

Betti (2003), que como um fenômeno importante na cultura entre os jovens, ela ganha uma forte influência no campo pedagógico, tornando-se uma grande problemática para Educação, em especial para a Educação Física. Sendo de grande importância no mundo atual, torna-se evidente sua influência no âmbito da cultura corporal de movimento, sugerindo diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modelos de consumo O que tem sido esta problemática no campo da Educação Física ultimamente?

  • A.

    As necessidades e tendências da atualidade.

  • B.

    A compreensão da realidade social.

  • C.

    O distanciamento progressivo da mediação esportiva.

  • D.

    A mídia.

Alguns equipamentos são utilizados na antropometria que tem funções específicas.

Para estimarmos a composição corporal em milímetros utilizamos um(a):

  • A.

    Balança.

  • B.

    Pedômetro.

  • C.

    Antropômetro

  • D.

    Adipômetro.

  • E.

    Fita flexível.

Dentre os vários meios de desenvolver a Educação Física tem-se o esporte e ao contrário do que muitos pensam, a Educação Física escolar não deve ser totalmente dissociada do esporte, já que um de seus objetivos consiste em promover a socialização e interação entre seus alunos BARROS NETO (1997). Qual é o grande questionamento que se faz a respeito do esporte na escola, sabendo que o aluno trabalha a obtenção de resultados?

  • A.

    Leva a criança a uma possível limitação da Educação Física mecanizada.

  • B.

    É que o esporte transfere para o aluno uma carga de responsabilidade muito grande, afetando-o psicológicamente de forma negativa.

  • C.

    É que o esporte leva o aluno a uma profissionalização com espírito de guerra.

  • D.

    É que o esporte não contribui para a Educação Física como uma dinâmica escolar.

Uma alta frequência de movimentos pressupõe uma condição de aquecimento.

Ao aquecermos um músculo ou grupos musculares, estamos promovendo a nível neuromuscular:

  • A.

    Um declínio das reações bioquímicas.

  • B.

    Um equilíbrio nas reações bioquímicas.

  • C.

    A melhora da capacidade das reações bioquímicas.

  • D.

    A melhoria no equilíbrio das reações musculares.

  • E.

    Um prejuízo para a atividade motora a ser realizada.

Atribui-se à Educação Física um papel de ensino de movimentos respeitando as individualidades da criança, o estímulo à liberdade e à criatividade individual. Neste contexto o professor assume um “personagem” o qual deve aplicar as atividades físicas dando-lhes liberdade para movimentar-se espontaneamente e da forma que desejar (FREIRE, 1991). De acordo com o autor, como o professor faria isso?

  • A.

    Promovendo relações pessoais de auto-estima, associando a ginástica ao esporte.

  • B.

    Com exercícios de fácil execução, com graduação para cada idade e tendo em conta a evolução física e psíquica do aluno.

  • C.

    Os alunos devem ser provocados e exercitados a entenderem que podem vencer com treinamento.

  • D.

    Transformando o lazer em competição.

Alguns aspectos devem ser considerados ao prescrevermos exercícios para grupos especiais. Estudos mostram que a prática de atividade física regular promove uma melhora na execução das tarefas diárias do portador de deficiência física ou mental.

Com base nessas informações, um programa de exercícios deve ser:

  • A.

    Semelhante, dando prioridade aos objetivos a serem atingidos.

  • B.

    Individualizado, priorizando as necessidades específicas de cada deficiente.

  • C.

    Individualizado e rigoroso, priorizando atingir os objetivos rapidamente.

  • D.

    Generalizado, pois toda deficiência assemelha- se em suas características.

  • E.

    Generalizado e leve, para que todos tenham um desenvolvimento igual.

O trabalho da Educação Física é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Trabalhar esses elementos da cultura e construí-los coletivamente é uma proposta de participação constante eresponsável na sociedade. Em quais séries este trabalho deve ser aplicado aos alunos?

  • A.

    Em todas as séries do ensino médio.

  • B.

    Nas séries finais do ensino fundamental.

  • C.

    Nas séries iniciais do ensino fundamental.

  • D.

    Na educação infantil.

Alongamento, segundo Dantas (1999), é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude articular normal, com o mínimo de restrição possível.

Com base no conceito acima, é correto afirmar sobre o alongamento:

  • A.

    Durante sua execução, a articulação é forçada ao seu limite máximo.

  • B.

    Provoca adaptações duradouras nos componentes plásticos, elásticos e inextensíveis, possibilitando o alcance de novos articulares superiores as primitivos.

  • C.

    Mecanismos de propriocepção são estimulados e os terminais nervosos da dor podem ser estimulados nos limites máximos.

  • D.

    Sua principal atuação será sobre os componentes plásticos através do estiramento da musculatura e dos ligamentos.

  • E. Logo após a sua realização, a flexibilidade é diminuída, mas gera adaptações que irão aumentá-la em longo prazo.

As aulas de Educação Física é o espaço ideal para se trabalharem os jogos cooperativos e claro que não exclusivamente, pois, a idéia é que todo o universo escolar trabalhe aspectos cooperativos. Atualmente as aulas de Educação Física não utilizam como prioridade esse aspecto cooperativo. Muitas escolas promovem eventos competitivos entre suas próprias turmas, onde até mesmo durante as aulas, não só de Educação Física, utilizam metodologias em que deixando de lado os princípios utilizados pelos jogos cooperativos que podem ser atribuídos de diferentes formas dentro da escola (SOLLER, 2003). Qual é o risco de deixarem de lado os jogos cooperativos e promoverem eventos competitivos?

  • A.

    O aluno acaba se colocando superior ao outro.

  • B.

    A competição em nossos dias assume um papel cooperativista.

  • C.

    A cooperação contribui para uma visão excludente.

  • D.

    O aluno acaba se limitando profissionalmente.

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