Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os eventos esportivos podem ser classificados de acordo com os seguintes critérios: categoria, área de interesse e tipo. Numere a coluna 2 identificando as subdivisões dos critérios para a elaboração de eventos esportivos apresentados na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    III – II – I – I – II – III

  • B.

    I – III – II – II – III – I

  • C.

    II – I – III – I – III – II

  • D.

    II – III – I – III – I – II

  • E.

    I – III – II – II – I – III

A dança nas escolas é uma ferramenta curricular muito importante desde que seja trabalhada numa proposta metodológica que permita aos alunos desenvolverem:

  • A. Autonomia e democracia em detrimento da rigidez e condicionalidade técnica.
  • B. Autonomia e democracia em detrimento da rigidez e condicionalidade técnica.
  • C. A qualidade gestual dos praticantes para apresentações artísticas e culturais.
  • D. O ritmo para os menos habilidosos.

Considerando-se o Eixo Temático − Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de

  • A.

    vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • B.

    aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • C.

    identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • D.

    aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.

A realização de qualquer vivência de lazer deve proporcionar aos seus praticantes alegria, beleza, satisfação e encantamento pela vida. No entanto, é necessário que as pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam seus interesses e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mínimo de orientação que lhes permitam fazer a opção. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelos conteúdos do lazer. Marque a opção que lista corretamente esses conteúdos de lazer.

  • A.

    artísticos, intelectuais, manuais, turísticos, sociais e físicos.

  • B.

    esportivos, recreativos, artísticos, educativos e imaginários.

  • C.

    educativos, escolares, recreativos, metodológicos e humanísticos.

  • D.

    passeios, viagens, bailes, bares e cafés.

Considerando o cerimonial de abertura de um determinado evento esportivo em que serão hasteadas quatro bandeiras oficiais, assinale a alternativa CORRETA quanto ao posicionamento das bandeiras, de acordo com a visão do público.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Na disputa de um jogo oficial de voleibol, o atleta que está na posição “um” é acionado para realizar um ataque de fundo de quadra. Porém, no momento de impulsão para o ataque, o jogador pisa na linha dos três metros com um dos pés. O juiz apita e sinaliza que houve uma infração as regras. Podemos afirmar que essa infração foi uma:

  • A. Inversão.
  • B. Rotação.
  • C. Invasão.
  • D. Condução.

Considere as seguintes características de um conteúdo: uma ginástica de demonstração, aberta à participação das pessoas, sem limitação em relação a movimento, música, conteúdo, espaço físico, vestuário e composição; possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos, com diversificação de idade e grupos heterogêneos em termos de desempenho e habilidades; uma de suas principais características é a não-competitividade. Essas características referem-se ao trato com a ginástica

  • A.

    geral.

  • B.

    rítmica desportiva.

  • C.

    rítmica desportiva.

  • D.

    aeróbica.

As experiências de lazer que são pautadas na liberdade, na motivação e na satisfação são advindas de ocasiões sociais inseridas no tempo disponível das pessoas e vivenciadas nos equipamentos específicos de lazer como

  • A.

    escolas, fábricas e shoppings centers.

  • B.

    parques de diversão, quadras esportivas e praças.

  • C.

    empresas, escolas e quadras esportivas.

  • D.

    praças, parques aquáticos e fábricas.

A Educação Física Adaptada é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação à Educação Física Adaptada.

( ) A Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente.

( ) Todo programa de Educação Física deve conter desafios para todos os alunos, permitir a sua participação, respeitar suas limitações, promover sua autonomia e enfatizar a competição.

( ) A realização de atividades com crianças, principalmente aquelas que envolvem jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações em que a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.

( ) Ao analisar a capacidade motora dos alunos portadores de deficiências, o professor de Educação Física deve também considerar a atuação das habilidades cognitivas deles durante todo o processo.

( ) Alunos com lesão medular e usuários de cadeira de rodas com disreflexia ou hiperreflexia autonômica não devem participar das aulas de Educação Física.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V - V - F - V - V

  • B.

    F - F - V - F - V

  • C.

    V - F - V - V - F

  • D.

    F - V - F - V - F

  • E.

    V - F - V - F - F

Em determinados momentos do nosso cotidiano, desenvolvemos força ou tencionamos cargas com nossos membros superiores sem que haja variações de angulações nas nossas articulações. Portanto, quando não existe variação de comprimento do músculo, podemos concluir que se trata de uma:

  • A. Contração isobárica.
  • B. Contração isométrica.
  • C. Contração isocinética.
  • D. Contração excêntrica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...